Da redação do Sports Manaus, com informações FOX Sports – EFE
Protocolo é resultado de um processo de estudo e socialização através de reuniões e conferências virtuais com as autoridades médicas das associações frente à pandemia da Covid-19
Foto: Divulgação/Conmebol
A Conmebol anunciou nesta quinta-feira que apresentou às dez federações-membro os protocolos que vigorarão para treinamentos, viagens e torneios de clubes quando for possível retomar as competições, paralisadas devido à pandemia do novo coronavírus.
“O futebol está mais perto! A Conmebol apresentou um protocolo para treinamentos, viagens e torneios aos países membros. A proposta não implica em datas ou prazos. É uma contribuição para o retorno do futebol, cuidando da saúde de todos”, explicou a organização.
O protocolo é resultado de um processo de estudo e socialização através de reuniões e conferências virtuais com as autoridades médicas das associações frente à pandemia da Covid-19.
Entre os cuidados que a Conmebol estabeleceu, está a proibição de jogadores e oficiais beijarem a bola antes, durante e depois do jogo, bem como a obrigação de serem submetidos a controles de temperatura antes de cada partida.
Os protocolos também incluem diretrizes para a prevenção de lesões dos jogadores após meses de inatividade do torneio devido à pandemia. A série de instruções para os jogos da Conmebol Libertadores e da Copa Sul-Americana deste ano também destaca a proibição de cuspir em campo, muito comum entre os atletas.
A pandemia do coronavírus levou à suspensão temporária desses dois torneios em meados de março, assim como do adiamento da Copa América deste ano para 2021 e do começo das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, inicialmente previsto para março.
Não é a primeira vez que a Conmebol anuncia medidas a serem adotadas quando a bola voltar a rolar na América do Sul. A entidade já havia emitido um documento semelhante em 13 de abril e no último dia 4 informou que estudava esses protocolos divulgados.