Da Redação do Sports Manaus, com informações – ESPN.com.br
Barcelona 0 x 1 Rayo Vallecano: é a 1ª vez em toda a história que o Barça perde três jogos seguidos como mandante em uma mesma temporada
Foto: Divulgação / Rayo Vallecano
O Barcelona segue seu final de temporada melancólico. Neste domingo (24), o time blaugrana perdeu por 1 a 0 para o Rayo Vallecano, no Camp Nou, em jogo atrasado da 21ª rodada de LaLiga, e deixou o rival Real Madrid a um empate do título do Espanhol.
O atacante Álvaro García definiu o placar do duelo logo aos 7 minutos do 1º tempo, com um chute seco no cantinho de Ter Stegen.
No restante da partida, o Barça até criou chances para empatar, principalmente depois que o técnico Xavi foi para o “tudo ou nada” nos 15 minutos finais. No entanto, o Rayo conseguiu segurar o triunfo.
O resultado é um vexame histórico para os culés, por dois motivos principais.
O 1º: essa foi a 1ª vez nos 122 anos de história do Barcelona que o clube perdeu três jogos seguidos como mandante em uma mesma temporada (antes deste domingo, as quedas foram para Eintracht Frankfurt, na Europa League, e Cádiz, por LaLiga).
E 2º: a equipe de Vallecas não ganhava no Camp Nou há 22 anos! O último triunfo havia sido em 6 de maio de 2000: 2 a 0, com dois gols do atacante Bolo.
Agora, o Real Madrid depende apenas de um empate no próximo sábado, contra o Espanyol, para conquistar o título do Campeonato Espanhol. O Barça, por sua vez, deve fechar a temporada sem uma taça sequer…
Situação do campeonato
Com o resultado, o Barcelona para nos 63 pontos, em 2º lugar, e vê o Real Madrid manter seus 15 pontos de vantagem na liderança.
Já o Rayo Vallecano chega a 40 pontos e está no 11º posto, totalmente seguro contra o risco de rebaixamento.
O cara: Andoni Iraola
O jovem treinador, de apenas 39 anos, vai fazendo milagres com esse Rayo Vallecano.
Neste domingo, ele montou uma equipe que se sentiu à vontade no Camp Nou no 1º tempo e abriu o placar logo aos 7.
Depois disso, Iraola soube como controlar a partida e irritar os atletas blaugranas pouco a pouco.
Com a equipe da casa indo para o tudo ou nada no final, ele soube esfriar o ímpeto com substituições matreiras.
Um triunfo histórico para seu Rayo, que encerra um jejum de 22 anos sem ganhar na casa barcelonista.
Foi mal: Defesa do Barcelona
O único que se salvou foi Jordi Alba. De resto, difícil escolher o pior da linha defensiva culé.
No lance do gol do Rayo, o erro de posicionamento de Sergiño Dest e Éric García foi abissal.
A dupla, aliás, mostra jogo após jogo que não tem o nível exigido para atuar em uma equipe do tamanho do Barça.
Os dois acabaram substituídos no duelo: Dest saiu para entrada de Lenglet, enquanto Adama Traoré entrou no lugar de Éric García.
Próximos jogos
Os dois times voltam a campo no próximo domingo (1º), em jogos por LaLiga, com transmissão pela ESPN no Star+.
Neste dia, o Rayo Vallecano recebe a Real Sociedad, às 13h30 (de Brasília). Mais tarde, às 16h, o Barcelona encara o Mallorca.
Ficha técnica
Barcelona 0 x 1 Rayo Vallecano
GOLS: Rayo Vallecano: Álvaro García [7′]
BARCELONA: Ter Stegen; Dest (Lenglet), Araújo, Éric García (Adama Traoré) e Jordi Alba; Busquets, Frenkie de Jong (Nico González) e Gavi; Dembélé, Ferrán Torres (Depay) e Aubameyang (Luuk de Jong) Técnico: Xavi
RAYO VALLECANO: Dimitrievski; Balliu, Maras, Catena e Fran García; Comesaña (Ciss), Valentín (Trejo) e Unai López (Mario Suárez); Palazón (Hernández), Álvaro García e Nteka (Sergi Guardiola) Técnico: Andoni Iraola