Da redação do Sports Manaus, com informações da ESPN.com.br
Foto: Divulgação / PSG
Diferentemente de 2017, desta vez o Barcelona ficou longe de conseguir uma remontada milagrosa contra o PSG. No Parque dos Príncipes, os clubes empataram por 1 a 1, nesta quarta-feira, e o time francês foi às quartas da Uefa Champions League por ter vencido por 4 a 1 na ida.
Mbappé, batendo pênalti, abriu o placar para os donos da casa, enquanto Messi igualou ainda no 1º tempo, com um golaço de fora da área, na gaveta do goleiro Keylor Navas.
O lance que acabou definindo a partida e impedindo uma reação anímica dos blaugranas, porém, foi uma cobrança de pênalti para o Barça, aos 46 da etapa inicial. Messi chutou forte, mas Navas defendeu com a canela e impediu que os visitantes virassem a partida.
O arqueiro da seleção da Costa Rica, aliás, terminou o duelo com nada menos do que 9 defesas difíceis, garantindo a vaga do Paris.
Em campo, os catalães fizeram um excelente início de 1º tempo, pressionando muito o PSG e criando chances em série de abrir o placar.
Na mais clara delas, aos 22 minutos, Sergiño Dest soltou uma bomba, Navas resvalou e a bola ainda bateu no travessão antes de sair.
No entanto, os franceses “souberam sofrer” e abriram o placar após o VAR chamar o árbitro Anthony Taylor para checar um pênalti.
Depois de olhar o monitor, o inglês concluiu que o zagueiro Lenglet deu um pisão no tornozelo de Icardi na área e anotou e penalidade máxima.
Na cobrança, Kylian Mbappé bateu forte, no alto, e balançou as redes de Ter Stegen.
O Barcelona, então, foi com tudo para cima e achou o empate através da genialidade de Lionel Messi.
Aos 37, ele recebeu na intermediária, levou para sua mortal perna esquerda e disparou um balaço na gaveta de Navas, que não teve qualquer chance de defesa.
E a oportunidade da virada veio aos 46, depois que Kurzawa chutou Griezmann no ar após tentar cortar a bola de maneira desastrada: penalidade clara para o Barça.
Na batida, Messi encheu o pé, mas a bola bateu na canela de Navas, no travessão e voou para longe, mantendo o 1 a 1 no placar.
O lance claramente esfriou os ânimos do Barcelona, que até foi superior no 2º tempo, mas não conseguiu mais mexer no placar.
Desta forma, o PSG se classificou às quartas-de-final da Liga dos Campeões.
Por outro lado, Messi pode ter feito seu último jogo de Champions com a camisa do Barça, já que ainda não renovou contrato com os blaugranas – e há muitas dúvidas se ele fará isso…
Ficha técnica
Paris Saint-Germain 1 x 1 Barcelona
GOLS: PSG: Mbappé (pênalti) Barcelona: Messi
PSG: Keylor Navas; Florenzi (Dagba), Marquinhos, Kimpembe e Kurzawa (Diallo); Gueyé (Danilo Pereira), Paredes, Verratti (Rafinha) e Draxler (Di María); Mbappé e Icardi Técnico: Mauricio Pochettino
BARCELONA: Ter Stegen; Mingueza (Junior Firpo), De Jong e Lenglet; Dest (Trincão), Busquets (Moriba), Pedri (Pjanic) e Jordi Alba; Messi, Dembélé (Braithwaite) e Griezmann Técnico: Ronald Koeman
Estatísticas
26º gol de Mbappé em 33 jogos pelo PSG na temporada
Mbappé fez 4 gols nos 2 jogos contra o Barça nas oitavas
25º gol de Messi em 35 jogos pelo Barcelona na temporada
14º gol de Messi de fora da área em Champions desde 2010/11
Messi chegou ao seu 120º gol na história da Champions
Fim do jejum de 5 jogos de Messi sem gol em mata-mata de Champions
29º pênalti perdido por Messi em sua carreira profissional
23º pênalti perdido por Messi com a camisa do Barcelona
1º pênalti defendido por Keylor Navas contra Messi em 4 cobranças
Keylor Navas terminou a partida com 9 defesas difíceis
O Barcelona terminou o jogo com 21 finalizações, contra só 7 do PSG
Próximos jogos
Os dois times voltam a campo nos próximos dias por suas ligas.
- Domingo, 14/03, 17h*, PSG x Nantes, Ligue 1
- Segunda-feira, 15/03, 17h*, Barcelona x Huesca, LaLiga
*horário de Brasília