full screen background image

Com pouco público, Simpósio de futebol de base do AM teve palestrantes de qualidade

311

O público não foi o esperado, mas quem participou teve a chance de assistir as palestras de alto nível de profissionais renomados do futebol brasileiro, como Eduardo Luz, sobre “Direto esportivo na categoria de base’, do fisioterapeuta do São Bernardo-SP, Leandro Dias, com tema “Prevenção e recuperação na categoria de base” e do coordenador da base do São Paulo, Pedro Smania com “Estrutura, metodologia, processos da base tricolor”. A 3ª edição do Simpósio de Futebol de Base do Amazonas, ocorreu no sábado (16/9), no auditório da Uninorte, no centro da cidade.

Sem despertar muito interesse dos clubes que trabalham na divisões de base, o evento contou com a presença de acadêmicos de educação física, jogadores em atividade e pessoas que desejam trabalhar na área, sejam em equipes tradicionais de base, escolinhas de futebol e até projetos comunitários.

Atual diretor de futebol do CDC Manicoré, com passagem por equipes da base local, além de ter sido preparador físico do Fast Clube, Mozart Carlos, afirmou ao SPORTSMANAUS, que evento foi de alta qualidade, mas lamentou profundamente a ausência de um público maior para acompanhar as palestras dos convidados.

Coordenador do evento lamentou a pouca presença do público (crédito: Paulo Rogério)

– No ponto de vista técnico, de conteúdo e ciência, já era o que esperava, mas ficamos tristes de ver o auditório assim, porque ano passado tivemos mais de 100 pessoas assistindo, mas esse ano não chegamos a metade disso. É triste, a maioria são acadêmicos, nenhum representante de clube profissional, a não ser do Fast, o Thiago Durante – lamentou, mas disse que todos os profissionais envolvidos foram convidados.

– Nós convidamos todos os clubes, a federação, as ligas, presidente e diretores de clubes, além de treinadores. Menos mal, pois tivemos três atletas profissionais, que tiveram o cuidado de vir para adquirir mais conhecimentos, como no caso do Dinamite, Elton e Marinho, todos já pensando no futuro.

Palestrantes

Há três anos atuando na área, o advogado Eduardo Luz, trabalha com clubes das Séries A e B do futebol catarinense, além de jogadores, disse que passou um pouco de sua experiência sobre a legislação desportiva em várias vertentes e ainda citou alguns casos de atletas que atuou legislando.

Dr. Eduardo Luz fez uma explanação sobre todos os conceitos da legislação do futebol (crédito: Paulo Rogério)

– Nós destacamos a importância do conhecimento de todos os envolvidos no desporto, nos aspectos jurídicos, tratamos um pouco da legislação desportiva, quais são os regulamentos que se utiliza, a estrutura da justiça desportiva, como funciona, quais são os instrumento jurídicos, tanto na base como profissional. Abordamos ainda, todos os detalhes que envolvem a transação de um jogador, seja nacional ou internacional, as questões trabalhistas e também trouxemos três casos que conseguimos um êxito em nosso trabalho. 

O professor universitário, com passagem pela Seleção Brasileira Pré-Olímpica de tae kwondo, além de ter participado da equipe de reabilitação do ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, o fisioterapeuta Leandro Dias, há nove anos no São Bernardo-SP, salientou que é fundamental que os participantes saibam um pouco de como trabalhar com a garotada na base.

– O que passamos de mais importante, foi entender e compreender o problema que a base nos traz e criar artifícios e subsídios, para que possamos resolver os problemas. Os nossos trabalhos preventivos não são para o atleta enquanto na categoria, mas para toda vida dele. Nós explicamos a importância da profissionalização dos profissionais que atuam na base.

Aprendizado

Apesar do pouco público, os palestrantes apresentaram um bom conteúdo em suas temáticas (crédito: Paulo Rogério)

Natural de Rondônia, mas com passagem por Nacional, Rio Negro, Operário, Princesa do Solimões, Penarol, Operário, Grêmio Coariense, entre outros, mas campeão pelo Manaus na temporada, o zagueiro Elton, iniciando o curso de Educação Física, não poderia deixar de participar para adquirir mais conhecimento, pois já pensa no futuro quando deixar de atuar nos gramados.

– Esse seminário é importante, mas penso em dar continuidade e quando parar de jogar ajudar as categorias básicas até mesmo profissional. É importante esse evento, porque temos que aprender com quem sabe mesmo trabalhar. Não adianta ficar na mesmice de sempre, mas temos que aprender com quem tem conhecimento.



Paulo Rogério/sportsmanaus@gmail.com

I live in Brazil, in the city of Manaus, which hosted 2014 World Cup matches, the Olympic 2016 men's and women's football tournament. I'm Paulo Rogério Veiga, 51, a reporter, journalist and owner of sports portal www.sportsmanaus.com.br. I would like to inform you that I have received material from FIFA for 35 years, in addition to Conmebol and UEFA. I have also been editor of globoesporte.globo.com/am/ portal. I am working as a press and publicity advisor to leverage your company, product, brand, your soccer career, whether player, coach, club, manager, any professional that Works and conducts business in football. I am a professional / base player agent and a soccer coach. I have contact with agents, international agencies, academies, intermediaries, scoutings, among others in Brazil and in world football, including with signed contract. Another work I do is to attract potential investors to sponsor clubs in Brazilian football, which seek to gain their place in the regional, national and even international scenario. Contact us. E-mail: paulo.imprensa@hotmail.com / pauloimprensa@gmail.com Contact: +55 (092) 3629-0651 (office) / +55 (092) 99171-9226 (live / watsapp). Leia mais em sobre o editor clicando aqui.