full screen background image

Com uma seleção de craques, inscrição para 2º Simpósio de Jornalismo Esportivo na Amazônia inicia dia 2/10

452

Qualificar os profissionais, buscar novos caminhos e realizar um trabalho de qualidade, são alguns dos principais objetivos do 2º Simpósio de Jornalismo Esportivo na Amazônia. O encontro será realizado no dia 9 de dezembro, das 8h às 17h, no salão Rio Negro, do Quality Hotel Manaus, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da cidade. A inscrição para participar do maior evento de jornalismo esportivo da região Norte inicia dia 2 de outubro com o valor de R$ 180. Mais informações entre em contato pelo e-mail simposioesportivo.am@gmail.com ou www.facebook.com/simposioam

O evento conta com uma verdadeira seleção do jornalismo esportivo. A única representante local, é a produtora da TV A Crítica, Elis Alves, que abordará “A elaboração de um programa esportivo de TV em Manaus”. De fora, a equipe se completa com o apresentador do programa “Tá na área” do SporTV, Thiago Oliveira, com tema “O novo formato do jornalismo esportivo”, a repórter do SporTV, Livia Laranjeira, abordando “O jornalismo esportivo feminino” e o repórter do SporTV, André Hernan e da Rede Globo, Mauro Naves, na mesa-redonda “O desafio de uma grande cobertura esportiva”

A coordenadora do simpósio busca com evento a qualificação dos colegas da imprensa local (crédito: arquivo pessoal)

Com passagem pela Rádio Rio Mar, Portal Amazônia, TV Em Tempo, mas desde 2011 repórter da Rádio Difusora, a jornalista Larissa Balieiro, 26, idealizadora e coordenadora do simpósio, disse ao SPORTSMANAUS, o que espera dos palestrantes no desenvolvimento de suas temáticas.

– Acredito que isso vai mostrar aos profissionais o quão sempre podemos melhorar. A gente nunca pode achar que sabe tudo. Lá fora a realidade pode ser diferente? E é, mas não quer dizer que não precisamos estar despreparados. Sempre digo, a sorte pode virar e você sair de política e cobrir esportes, então que tal também dominar isso? Afinal, é obrigação do jornalista estar preparado para tudo – disse e explicou como foi a seleção dos palestrantes.

– Bom, sempre coloquei em mente que o Mauro voltaria no próximo evento, porque ele merecia voltar. A Lívia foi a primeira que coloquei na cabeça que traria, pela repercussão e belíssimo trabalho que fez na cobertura da tragédia da Chapecoense. O Thiago é um negro que ganhou espaço na televisão, é carismático e batalhador, merecia. E o André Hernan é o cara que mais dá furo quando o assunto é esportes no Brasil – concluiu.

Elis Alves já trabalha muitos anos na TV A Crítica e com uma vasta experiência em televisão (crédito: arquivo pessoal)

Honrada

Representante da imprensa esportiva amazonense na equipe de palestrantes, Elis Alves, 44, graduada em jornalismo, com pós-graduação em jornalismo esportivo e cinema, há 20 anos trabalha na “TV A Crítica”, quando começou como repórter, depois passou a dirigir o programa “A Crítica na TV”, Ponto Crítico e o programa esportivo “Craque na TV”. Para produtora e jornalista, que atualmente está na direção do Programa “Manhã no Ar”, exibido de segunda à sexta, pela manhã, explicou sobre sua temática e o que pode passar de experiência e conhecimento aos participantes do simpósio.

– Sempre trabalhei em TV. À frente ou atrás das câmeras. Errei e acertei muitas vezes, por isso, a televisão é um veículo de comunicação que – modéstia à parte – eu domino, pois estou há 20 anos atuando na área. Pretendo fazer o passo a passo da produção de um programa esportivo, desde a formação da equipe, a discussão do conteúdo, mas faço uma ressalva: é difícil fazer um programa esportivo, onde se tem histórias, mas não se tem memórias. A falta de registros ou valorização dos casos de sucesso do esporte local sempre vai ser um problema, passando pela estrutura técnico-operacional, até o produto (programa) ir ao ar – disse.

Convidados

Jornalista realizou um grande trabalho na cobertura da tragédia da Chapecoense (crédito: reprodução)

A jornalista do Livia Laranjeira, 30, repórter do SportTV desde 2014, mas com um trabalho na revista Glamour e no projeto Passaporte SporTV, entre 2013/2014, depois sendo efetivada como repórter, afirmou que participar do evento é uma chance de passar um pouco de vivencia na cobertura de grande eventos esportivos, mas principalmente do espaço dominado por homens, mas que hoje a mulher ocupa com muita competência e qualidade.

– Minha ideia é falar sobre o preconceito que as mulheres ainda enfrentam no meio. Há muitas profissionais de qualidade, isso não basta para você ter espaço. Você precisa, além de qualidade, enfrentar barreiras como a desconfiança sobre o seu trabalho, seus conhecimentos esportivos, julgamentos, assédio (não apenas de chefes e/ou colegas, mas também na rua, em pauta). Em todas as áreas do jornalismo as mulheres sofrem, mas no esporte isso vai além – lamentou, mas acrescentou.

– A minha briga é por mais oportunidades, quero abrir espaço para mostrar as mulheres que esse caminho é possível. Mas não acho que eu já tenha “vencido”. Acho que estou lutando, vencendo algumas batalhas e perdendo outras, mas sem nunca desanimar.

Thiago Oliveira promete uma palestra bem solta e descontraída (crédito: reprodução)

Trabalhando há 15 anos na profissão, o radialista e jornalista, Thiago Oliveira, 33, já passou pela Rádio Sucesso/Cidade, TV Gazeta. Na televisão, o apresentador tem 10 anos na estrada, sendo quatro no Programa “Tá na área” do SporTV. Para ele, vir a Manaus é uma chance excelente de poder interagir com profissionais e pessoas que desejam entrar no mercado de trabalho, com o advento das ferramentas digitais.

– Neste momento estou respondendo essa pergunta com um dos maiores concorrentes do jornalismo: o celular. Mas é concorrente mesmo ou uma nova ferramenta que assustou o mercado e nos trouxe uma outra visão do jornalismo? O bate papo será como você leitor gosta de ser, sem protocolos, sem rótulos e leve. Vamos conversar sobre as redes sociais, os novos modelos de informação e o que podemos tirar de melhor desse novo mundo. Não esqueça o celular (impossível né), quero uma selfie com vocês pra registrar esse dia e mostrar que todos nós somos iguais. Até lá !!!



EDITOR - Paulo Rogério Veiga, comunicador esportivo, repórter, radialista e agente business de jogadores e treinadores. Contato 55+ (92) 99171-9226 vivo/watsap / 55+ (92) 98193-1304 tim/watsap. Email: pauloreporter@hotmail.com / pauloimprensa@gmail.com Leia mais em sobre o editor clicando aqui.