SportsManaus
ESPORTE AMADOR

Copa das Cachoeiras: importância para o futebol de base e sua contribuição para Presidente Figueiredo

Uma das competições do futebol de base que mais cresce no estado do Amazonas e na região Norte, não é realizada na capital, mas no município de Presidente de Figueiredo (a 117 km de Manaus). A Copa das Cachoeiras chega na temporada em sua 5ª edição, com a proposta de valorizar, revelar e movimentar com fluxo turístico na conhecida “Terra das Cachoeiras”. A competição esse ano ocorre entre os dias, 1, 2 e 3 de fevereiro.

O idealizador e coordenador do evento, Mozart Carlos, 36 anos, graduado em Educação Física e Logística Empresarial, e pós-graduado em Docência do Ensino Superior e mestrado em Gestão Esportiva, disse ao SPORTSMANAUS, como surgiu a ideia da realização de um dos maiores eventos de base do futebol amazonense.

– Como profissional da área, ciente da falta de incentivo e de calendário, de apoio de todas as esferas, nós tivemos que buscar alternativas para oportunizar aos jovens atletas do Amazonas, e lógico, em especial, de Presidente Figueiredo. Uma dessas alternativas foi participar de duas competições, sendo uma em Santa Catarina, mas com alto custo. Repito, a falta de apoio nos fez criar a Copa das Cachoeiras, pois sabíamos que seria difícil voltar a disputar. Como digo: “Se não vamos até a montanha, a montanha vem até nós” – completou e ainda destacou.

Mozart (esq.) disse que é um orgulho saber que a competição abre oficialmente o calendário de base do Amazonas (crédito: Divulgação)

– A competição é mais uma opção, mais uma chance, as faixas etárias que abrangemos precisam jogar, e a Copa das Cachoeiras oferece além de bons jogos, um clima de competição, concentração, alimentação, dentre outras atividades rotineiras na vida de uma delegação e dos jogadores – finalizou o coordenador.

De acordo com Mozart, o fato da competição de base começar logo na abertura da temporada, foi pensado para atender e oportunizar os clubes, a garotada e entidades que trabalham na categoria, de não perder a chance de participar do evento.

– Pensei nos custos da baixa temporada, mais fácil de conseguir um desconto, férias dos atletas, quase nenhuma atividade nos campos que temos, enfim, foi mais questão custo benefício, já que não temos apoio algum. Saber que abrimos o calendário da base no estado do Amazonas, nos deixa orgulhoso também – comemorou e alertou.

O público tem nas cachoeiras um point turístico inigualável de diversão e lazer (crédito: Divulgação)

– A Copa das Cachoeiras, é a maior e melhor competição de futebol de base do Amazonas e referência sim, porém, nosso objetivo é transformar em referência na região Norte do país, e acredite, isso acontecerá.

Conhecido por suas belezas naturais, mas principalmente pelas diversas opções de lazer com o atrativo ao banho nas cachoeiras, o coordenador, afirma que a Copa presta uma grande contribuição inestimável ao fluxo turístico da cidade.

– Veja bem, hoje realizamos três competições por ano no nosso município, a Copa das Cachoeiras Sub-13, 15 e 17, e geralmente em janeiro a Copa das Cachoeiras Kids, no Sub-9 e 11, em junho e o Festival das Escolas de Futebol do Amazonas, em Outubro. Hoje, comprovadamente os atletas em sua maioria menores de 15 anos 90% são acompanhados pelos responsáveis e comissão técnica. Recebemos em Presidente Figueiredo mais de 1,5 mil pessoas por ano. Os números comprovam isso, pois são seis pousadas completamente lotadas, restaurantes e lanchonetes, as cachoeiras sendo visitadas e ambulantes faturando um dinheiro a mais. Para finalizar, nosso Staff conta com 23 pessoas do município remuneradas, mas isso sem apoio algum. Se o poder público municipal e o comércio local nos ajudassem, seríamos um dos maiores eventos esportivo do Brasil – alertou.

Outras postagens...

Detran-AM e grupos de pedal promovem passeio ciclístico em alusão ao Dia Mundial Sem Carro, no domingo (22/9)

Paulo Rogério

Inspirado pela avó, ciclista retoma sonho paralímpico após quarentena

Paulo Rogério

Atleta cai no doping após sexo com o namorado e escapa de punição

Paulo Rogério

Leave a Comment

Este site usa cookies. Isto é necessário para que sua navegação seja mais eficiente. Não coletamos nenhum dado pessoal do seu navegador. Entendi! Leia mais...