Da redação do Sports Manaus, com informações da ESPN.com.br
Foto: German Parga / FC Barcelona
O Barcelona está na final da Copa do Rei! E com contornos de remontada épica! Nesta quarta-feira, o time catalão venceu o Sevilla por 3 a 0, no Camp Nou, após prorrogação, e conquistou a vaga com 3 a 2 no placar agregado, já que perdeu o jogo de ida por 2 a 0.
Os andaluzes quase se classificaram, já que perdiam apenas por 1 a 0 até os 49 minutos do 2º tempo e tinham até perdido um pênalti (Ter Stegen pegou a cobrança de Ocampos). No entanto, Piqué marcou de cabeça e levou o jogo para o tempo extra. Com um a mais em campo, a equipe culé marcou com Braithwaite e se classificou.
Agora, o time da Catalunha aguarda quem passar do confronto entre Levante e Athletic Bilbao, nesta quinta-feira, em Valência, para saber quem será seu rival na grande decisão. No 1º jogo, houve empate por 1 a 1.
Em campo, o Barcelona fez um excelente 1º tempo. Com uma formação bastante ofensiva, a equipe dominou completamente o Sevilla e criou muitas chances.
Desde o apito inicial estava claro que era questão de tempo até que os blaugranas abrissem o placar. E a rede balançou pela 1ª vez em um verdadeiro golaço.
Aos 12, Dembélé fez tudo sozinho, bateu da entrada da área e mandou na gaveta do goleiro Vaclik, que ficou paralisado olhando a bola entrar.
Uma PINTURA no Camp Nou!
O Barça seguiu em cima e teve duas ótimas oportunidades para ampliar a conta já na etapa inicial.
Na 1ª, aos 31, Busquets ajeitou para Pedri chegar batendo, e o chute do meia passou perto da trave dos andaluzes.
Um minuto depois, Messi fez grande jogada individual, driblou dois dentro da área e quase marcou em leve toque, mas Acuña salvou em cima da linha.
Desta forma, os times foram para o intervalo com apenas 1 a 0 no placar para os catalães.
No 2º tempo, o panorama se manteve, com o Barcelona pressionando e o Sevilla se limitando a fechar a zaga e tentar contra-ataques.
Bastante insatisfeito, o técnico Julen Lopetegui fez várias mudanças nos alvirrubros, tirando De Jong, Acuña e Aleix Vidal e colocando Rakitic, Rekik e Jesús Navas.
Mas nada se alterou, e os culés seguiram martelando e ficando cada vez mais próximos do gol.
Aos 21, Jordi Alba recebeu cruzamento de Dembelé, “pedalou” no ar e acertou um voleio maravilhoso, mas a bola explodiu no travessão do Sevilla.
Mas, como diz o famoso ditado do futebol: “Quem não faz, leva…”
Aos 26, num dos raros ataques da equipe visitantes, Ocampos invadiu a área e foi agarrado por Mingueza. O árbitro não teve dúvidas e apontou a marca do pênalti.
Para sorte do Barcelona, Ocampos bateu muito mal e praticamente “recuou” a bola para Ter Stegen, que agarrou firme e nem deu rebote.
Nos minutos finais, a equipe de Ronald Koeman foi para o abafa e tentou até o último minuto o gol do 2 a 0. Com a expulsão do volante brasileiro Fernando, a pressão ficou insuportável.
E, após tanta insistência, ele veio no último minuto dos acréscimos: Griezmann cruzou com perfeição e Piqué acertou bela cabeçada, levando o jogo para a prorrogação.
No tempo extra, os blaugranas mantiveram a postura ofensiva e chegaram à virada de forma até natural.
Logo aos 5 do 1º tempo da prorrogação, Jordi Alba cruzou da esquerda e o centroavante Braithwaite foi de peixinho para ampliar.
O Sevilla não teve qualquer força para reagir depois disso, e o Barça controlou bem o jogo até o apito final para garantir a classificação épica.
Ficha técnica
Barcelona 3 x 0 Sevilla
GOLS: Barcelona: Dembelé, Piqué e Braithwaite
BARCELONA: Ter Stegen; Mingueza (Junior Firpo), Piqué e Lenglet; Dest (Griezmann), Busquets (Moriba), Frenkie de Jong, Pedri (Braithwaite) e Jordi Alba; Messi e Dembelé (Trincão) Técnico: Ronald Koeman
SEVILLA: Vaclik; Aleix Vidal (Jesús Navas), Koundé, Diego Carlos e Acuña (Rekik); Fernando, Joan Jordan e Óliver Torres (Ocampos); Suso (‘Papu’ Gómez), En-Nesyri e Luuk de Jong (Rakitic) Técnico: Julen Lopetegui
Estatísticas
8º gol de Dembelé em 31 jogos pelo Barcelona na temporada
1ª vez na temporada que Dembelé consegue marcar em 2 jogos seguidos
4º gol de Dembelé em cima do Sevilla, sua maior vítima, na carreira
O gol de Dembélé foi o 1º que o Sevilla levou na Copa do Rei
O Barcelona teve 62% de posse de bola no 1º tempo
O Barcelona finalizou 6 vezes no 1º tempo, contra só 2 do Sevilla
1ª vez que Ocampos perdeu um pênalti com a camisa do Sevilla
1º pênalti defendido por Ter Stegen em 6 chances na temporada
2º gol de Piqué em 15 jogos pelo Barcelona na temporada
11ª assistência de Griezmann pelo Barcelona na temporada
7º gol de Braithwaite em 31 jogos pelo Sevilla na temporada
10ª final do Barcelona nas últimas 13 edições da Copa do Rei
Próximos jogos
As duas equipes voltam a campo nos próximos dias, por LaLiga.
- Sábado, 06/03, 12h15*, Elche x Sevilla
- Domingo, 07/03, 14h*, Osasuna x Barcelona
*horário de Brasília