full screen background image

Destaque nacional, Ganzeli disputa Rio Negro Challenge e inscrições encerram na 5ª feira

46

Da redação do SPORTSMANAUS, com informações da assessoria de comunicação

Um dos nomes mais consagrados dos últimos tempos da natação em águas abertas, Catarina Ganzeli, estará em Manaus dia 3 de dezembro para disputar o Rio Negro Challenge, que terá largada as 7h, na Ponta Negra. A atleta, que integrou a seleção brasileira este ano, vai disputar a Travessia Almirante Tamandaré e encarar 8,5km do mais extenso rio de água negra do mundo. A prova, realizada pela Aquática Amazonas, ainda vai apresentar a Maratona Aquática (1,5km e 3km) e o Circuito Curumim (500m).

Em maio deste ano, Catarina também esteve em Manaus para participar do evento, disputando os 3km. Na ocasião, a atleta faturou a medalha de ouro depois de terminar a prova em 39min49seg, bem à frente da segunda colocada, Elysa Oliveira, que marcou 44min46seg. Com uma nova missão na capital amazonense, a nadadora da Unisanta destaca sua empolgação, uma vez que prefere provas de longas distâncias. Para se ter ideia deste amor pelos percursos mais extensos, a campineira encarou em fevereiro o Mundial, na Argentina, que soma 57km, finalizando a prova em nove horas.

– Prefiro provas mais longas, então acredito que vai ser bem legal, e a competição será de ponta a ponta e isso me anima muito mais. Gostei muito de nadar no Rio Negro no início deste ano, acho que a água escura não diferencia tanto, porém comparando o mar e o rio, deu para perceber que a gente perde um pouco de flutabilidade. Confesso também que sinto um pouco de dificuldade em nadar em água quente, e aí é bem quente, mas, mesmo assim, a visibilidade daí e ótima, de todo percurso. Manaus tem um clima bem agradável e é magnifico poder nadar aí. Quero voltar em todas as oportunidades que tiver – comentou Ganzeli.

A atleta, que em 2017 passou por uma ‘onda’ de mudanças, iniciou na natação competitiva aos oito anos de idade e em maratonas aquáticas aos 14, conquistando durante seus anos de braçadas títulos importantes, como o Super Challenge do Circuito Rei e Rainha do Mar, na praia de Copacabana, RJ. Mesmo com tanto tempo de carreira, ela afirma que ainda sente um friozinho na barriga a cada competição, que aprendeu muito ao participar de provas que misturam atletas amadores, profissionais e experientes, e que o Rio Negro Challenge será o seu penúltimo evento deste ano.

– Esse ano foi bem atípico para mim, pois foi a primeira vez que treinei sozinha, sem equipe, após ter supostamente encerrado minha carreira. Mas voltei com novos objetivos, pela segunda vez representei a seleção brasileira, nadei provas de ultramaratonas aquáticas, que eu nunca a havia feito antes, como os 57km do Rio Coronda, na Argentina, e a prova de Capri Napoli, na Itália. Foram duas experienciais inesquecíveis na minha vida, eu nunca imaginei sair do Brasil para nadar provas com essa distância e foi a maior experiência que já tive. Acredito que cresci muito como atleta e pessoa por esses dois momentos, principalmente por eu estar muito mais próximas dos participantes amadores e principiantes e isso me possibilitou trocar muitas experiências. Digo que tudo isso, ao resumir este 2017, me deu um combustível a mais e fez eu suportar a rotina quando pensei que não iria aguentar – explicou a atleta.

Para Pierre Gadelha, organizador do evento, ter nomes consagrados no Rio Negro Challenge reforça o crescimento da competição, que inclusive está com as inscrições encerradas para duas provas, das quatro: Travessia Almirante Tamandaré e Maratona Aquática 1,5km.

– É uma honra receber a Catarina Ganzeli no evento, não somente pela exposição que ela faz da competição para o restante do Brasil, mas tambem pelo intercâmbio que ela proporciona aos nossos atletas daqui. Isso engradece o evento e somos felizes em já ter mais de 300 inscritos no evento, contar com atletas de mais de 18 estados brasileiros, e poder ter outros grandes nomes da natação brasileira, como é o caso do atleta olímpico Allan do Carmo – disse.

Provas e inscrições

As inscrições para o Rio Negro Challenge – Circuito Curumim e Maratona Aquática 3km,  estão abertas e podem ser feitas pelo site www.rionegrochallenge.com.br até esta quinta-feira, 23.  Para a Travessia, as vagas esgotaram em 26 dias e para a prova de 1,5km as inscrições esgotaram na manhã desta terça, 21.

O Circuito Curumim é uma prova de 500m para crianças de 8 a 13 anos de idade, e conta com três categorias: Mirim (8 e 9 anos), Mirim 1 (10 e 11 anos) e Petiz (12 e 13 anos). O valor da inscrição é de R$80,00 e a previsão de largada será às 7h.

A Maratona Aquática Amazonas é composta de dois percursos: 1,5km e 3km. Para esta prova, podem competir atletas a partir de 13 anos de idade, divididos em mais de 13 categorias. A prova terá largada às 8h e a taxa de inscrição é de R$ 110,00.

Já a Travessia Almirante Tamandaré é um percurso com largada na praia do Camaleão e chegada à praia da Ponta Negra, totalizando 8,5 km, em linha reta.



EDITOR - Paulo Rogério Veiga, comunicador esportivo, repórter, radialista e agente business de jogadores e treinadores. Contato 55+ (92) 99171-9226 vivo/watsap / 55+ (92) 98193-1304 tim/watsap. Email: pauloreporter@hotmail.com / pauloimprensa@gmail.com Leia mais em sobre o editor clicando aqui.