full screen background image

Diretor financeiro da FAF confirma eleição a presidência e prestação de contas no dia 27 deste mês

273

Foto: Divulgação/FAF

Na próxima sexta-feira, 27/4, o futebol amazonense vai viver um momento eleitoral decisivo jamais descrito nos últimos anos, que pode causar uma grande mudança ou continuar na atual situação. Faltando uma semana, os possíveis candidatos travam nos bastidores uma intensa corrida em busca de aliados para ocupar a presidência da Federação Amazonense de Futebol (FAF), no quadriênio de 2019 a 2022, de acordo com os termos do artigo 35 do estatuto da federação.

De acordo com edital publicado na imprensa, a primeira chamada inicia às 14h para início dos trabalhos de votação, no Auditório Antônio Prudente da Costa, o Chinelinho.  Devem participar da votação um total de 36 ligas desportivas e 11 clubes profissionais.

Para esclarecer sobre o processo, o SPORTSMANAUS procurou o encarregado financeiro da FAF, José Casto de Lima, de 60 anos, com mais de 18 anos trabalhando na entidade para explicar como será realizado as eleições.

– Por enquanto, não tem candidato ainda, porque podem inscrever a chapa até 72 horas antes da eleição. Nesse momento, só tem especulação de fulano ou sicrano, mas não tem nenhum candidato. Só é candidato quando inscreve a chapa, tudo direitinho e cumprindo tudo o que determina o estatuto – disse, mas ainda explicou sobre esse assunto.

– É exigido que cada candidato tenha no mínimo 1/5 dos clubes profissionais e 1/5 das ligas desportivas totalmente viabilizadas e aptas a votar. Por exemplo, seria no caso três clubes profissionais, e cerca de seis ou sete ligas, de acordo com as contas estarem aptas no momento. Vale ressaltar, que tem ligas que estão se legalizando – concluiu.

Sobre o atual presidente da FAF, Dissica Valério Tomaz, o responsável pelo setor financeiro confirmou a candidatura do atual gestor a reeleição. Ele aproveitou para passar mais detalhes sobre o procedimento de votação.

– O Dissica é candidato sim a reeleição. O voto é aberto, temos 36 (ligas desportivas) e 11 (clubes profissionais) somando 47 votos, sendo com a maioria o candidato ganha. Após o término da votação, terá um presidente da seção e as pessoas que vão ajuda-lo para fazer a contagem aberta para que todos vejam bem claro e transparente. O novo presidente assumirá dia 1º de janeiro de 2019 – explicou.

Prestação de contas

No mesmo dia da votação a presidência da FAF, pela manhã será realizada a prestação de conta alusivo a temporada de 2017. Segundo o encarregado financeiro da federação, o procedimento é feito, de acordo com as contas a serem analisadas.

– Todas as ligas desportivas e clubes profissionais participam da assembleia geral. É colocado o valor da receita da federação, despesas e é detalhada. A assembleia analisa e vota se concorda ou não com a prestação. Antes disso, o conselho fiscal analise cada item e aprova. Existe uma pré-aprovação pelos conselheiros que tem na federação. A pre-aprovação quando vai ao conselho, o mesmo já assinou dizendo se a prestação está aprovada, enfim, para análise dos filiados, ou seja, das ligas e clubes profissionais – comentou, mas ainda explicou.

– A prestação de contas é alusivo a todas as receitas do ano de 2017, como borderô, patrocínio, enfim, tudo que ha de receita se coloca numa conta e vai distribuir as despesas de acordo com que foi com cada borderô, pagamento, funcionários, impostos e tudo mais. As categorias básicas não entra, porque não tem receita, alguns tem despesas, como Campeonato Amazonense, Brasileiros e os que não sejam amadores, apenas o profissional.



Paulo Rogério/sportsmanaus@gmail.com

I live in Brazil, in the city of Manaus, which hosted 2014 World Cup matches, the Olympic 2016 men's and women's football tournament. I'm Paulo Rogério Veiga, 51, a reporter, journalist and owner of sports portal www.sportsmanaus.com.br. I would like to inform you that I have received material from FIFA for 35 years, in addition to Conmebol and UEFA. I have also been editor of globoesporte.globo.com/am/ portal. I am working as a press and publicity advisor to leverage your company, product, brand, your soccer career, whether player, coach, club, manager, any professional that Works and conducts business in football. I am a professional / base player agent and a soccer coach. I have contact with agents, international agencies, academies, intermediaries, scoutings, among others in Brazil and in world football, including with signed contract. Another work I do is to attract potential investors to sponsor clubs in Brazilian football, which seek to gain their place in the regional, national and even international scenario. Contact us. E-mail: paulo.imprensa@hotmail.com / pauloimprensa@gmail.com Contact: +55 (092) 3629-0651 (office) / +55 (092) 99171-9226 (live / watsapp). Leia mais em sobre o editor clicando aqui.


Um comentário em “Diretor financeiro da FAF confirma eleição a presidência e prestação de contas no dia 27 deste mês

  1. Celso Coelho

    Falar em transparência em eleição na FAF, é querer brincar com a inteligência do torcedor amazonense. Me engana que eu gosto.

Os comentários estão fechados.