SportsManaus
ESPORTE AMADOR

Edival Marques conquista a medalha de ouro no taekwondo

Da redação do SportsManaus, com informações – Alexandre Garcia, do R7, de Lima, no Peru

Atleta brasileiro venceu Bernardo Pie, da República Dominicana, e ficou com o ouro na categoria até 68kg em Lima 2019

Foto: Reuters/Susana Vera 

O brasileiro Edival Marques, popularmente conhecido como Netinho, conquistou neste domingo (28) a medalha de ouro na categoria para atletas com até 68 kg do taekwondo. O feito corresponde à primeira medalha de ouro masculina do Brasil nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019.

Sob o olhar da namorada, a também taekwondista Talisca Reis, que foi medalhista de prata na categoria até 49 kg, Netinho chega ao lugar mais alto do pódio após derrotar o dominicano Bernardo Pie por 17 a 14 na decisão.

Após a luta, Netinho afirmou que seguiu o conselho do treinador na disputa pelo ouro. “Quando sentei após sair perdendo do segundo round, meu técnico me acalmou, disse que eu estava bem melhor fisicamente do que ele (Pie) e que se você chutasse sem parar vai conseguir virar”, revelou ele, que completou: ‘”O que importa é que deu certo.”

Pela boa colocação no ranking da categoria, Netinho começou a disputa pelo ouro já nas quartas de final, quando atropelou o costa-riquenho Juan Soro por 30 a 17.

Na semifinal, também não encontrou muita dificuldade para levar a melhor contra o chileno Ignácio Morales por 18 a 7 e avançar à final.

Nascido em João Pessoa (PB), Netinho adicionará o ouro Pan-Americano a sua lista de conquistas que já conta com os títulos de Campeão Mundial Juvenil (2014), Campeão dos Jogos Olímpicos da Juventude (2014) e Campeão do Campeonato Pan-Americano (2018).

Após a conquista, o medalhista de ouro também lembrou das dificuldades do início de carreira e disse estar muito orgulhoso com o triunfo, “É muito difícil para a gente que vem do Nordeste. Eu não tinha nem tatame e conquistar um ouro em Jogos Pan-Americanos é uma coisa muito satisfatória”, afirmou.

Ao comentar a presença de Talisca na arquibancada, o campeão disse que o plano era levar dois ouros para casa. “Infelizmente ela perdeu a final ontem, mas eu prometi que ia ser campeão e, graças a Deus, deu tudo certo”, comemorou ele, que correu para cumprimentar a amada após vencer a luta contra o dominicano.

Final

Na luta decisiva, o brasileiro saiu na frente logo nos primeiros segundos do combate e ampliou o placar. Atingido uma vez pelo dominicano, deixou o primeiro round vencendo por 2 x 1.

A segunda parte do duelo foi mais movimentada, com o brasileiro abrindo três pontos de vantagem. Netinho, no entanto, foi atingido pelo adversário na cabeça e sofreu outros golpes, que fizeram o brasileiro deixar o round perdendo por 11 a 5.

No último e decisivo round, Netinho voltou mais agressivo e conseguiu empatar o combate. Já nos minutos finais, os árbitros deram um ponto para o dominicano, mas o brasileiro não se abalou e deferiu uma sequência de golpes no adversário, abrindo quatro pontos de vantagem, que se mantiveram até o fim da luta.

Outras postagens...

ATP e WTA divulgam novo calendário do Circuito Mundial de Tênis 2020

Paulo Rogério

Ágatha e Duda são as campeãs da temporada 20/21 do vôlei de praia

Paulo Rogério

Amazonenses seguem para o Rio Negro Challenge Tapajós e revanche vai marcar desafio

Paulo Rogério

Leave a Comment

العربية简体中文EnglishFrançaisDeutsch日本語PortuguêsEspañol