SportsManaus
FUTSAL OUTROS ESPORTES

Em projeto inovador no Amazonas e na região Norte, time do Rio Negro/Apadam Futsal Down chega para vencer barreiras

O projeto de futsal, conta com um time formado por meninos e meninas com treinos no ginásio do Galo da Praça da Saudade.

 Foto: Divulgação / Apadam

De uma ideia pensada há quatro anos, surgiu um projeto inovador da Associação de Pais e Amigos do Down no Amazonas (Apadam) em parceria com o Atlético Rio Negro Clube, na criação do Rio Negro/Apadam Futsal Down. O time conta com 10 participantes, sendo sete meninos e três meninas, destinadas a pessoas que possuem uma condição genética causada por uma cópia extra do cromossomo 21, que faz com que as crianças nasçam com algumas características.

Para o presidente da Apadam, Omar Maria dos Santos, 66, que conta com 160 famílias associadas na instituição, ele destacou a importância da parceria com o Galo da Praça da Saudade, em especial destinada ao público com síndrome de Down.

Presidente da instituição admitiu que a ideia já existia há quatro anos da criação do time (Foto: Divulgação)

– Essa parceria, teria que ser entre a Associação com um time de futebol profissional, que tivesse um ginásio. Procurei meu amigo Jefferson Oliveira, presidente do Rio Negro, que por sinal, tem um filho com síndrome de Down, e, que aceitou a ideia da parceria. Com isso, surgiu o Rio Negro/Apadam Futsal Down, sendo o primeiro time de futsal Down de Manaus, do Amazonas e da região Norte a ser formado – concluiu o gestor da instituição.

De acordo com Omar Maia, o que era um pensamento virou uma realidade, mas acima de tudo uma atividade fundamental para as pessoas com síndrome de Down, que precisam de toda atenção possível da sociedade, sem distinção.

– A ideia de formar um time de futsal, já vinha amadurecendo faziam uns quatro anos, mas, somente em dezembro de 2021, fui procurado por um amigo que é diretor da Ponte Preta/S21 Futsal Down, de Campinas/SP. Ele me incentivou a formar um time de futsal, em Manaus, já que em outros Estados, devido ao sucesso da Seleção Brasileira, começaram a formar seus times também – salientou, mas ainda ressaltou.

– A ideia de montar um time, seria para eles poderem ter uma atividade física, aonde eles pudessem desenvolver o cognitivo deles, e, também, terem contato com outras pessoas – finalizou Omar.

LEIA MAIS: 

Atividade

Os treinos acontecem no ginásio do Rio Negro, na avenida Epaminondas, no centro da cidade, às terças e quintas-feiras, pela manhã, com professores de Educação Física, atuando como treinadores voluntários. Os profissionais são ex-jogadores com passagem por Nacional, Rio Negro, Fast Clube e Manaus. O projeto, abrange tanto o time masculino, como o feminino. A idade mínima é de seis anos, não tendo limite de idade.  As inscrições, podem ser feitas através do telefone do presidente da Apadam, Omar Maia: (092) 98123-6060.

 

 

 

Outras postagens...

Federação Internacional confirma Nathasha Rosa nos Jogos de Tóquio

Paulo Rogério

Pan de Ginástica: Brasil é bicampeão na disputa geral dos conjuntos

Paulo Rogério

Copa Manaus de Fisiculturismo e Fitness movimentou a modalidade no último sábado (30)

Paulo Rogério

Leave a Comment

العربية简体中文EnglishFrançaisDeutsch日本語PortuguêsEspañol