SportsManaus
NOTÍCIAS

F1: Há 35 anos, debaixo de temporal, Senna se ‘apresentava’ ao mundo e conseguia sua primeira vitória

Da redação do Sports Manaus, com informações da ESPN.com.br – Gustavo Faldon

Há 35 anos, em Estoril, Ayrton Senna da Silva conseguia a primeira de suas 41 vitórias na carreira na Fórmula 1.

Foto: Gatty Images 

E não foi uma vitória qualquer, foi um show. E isso em um dia onde a pista estava com condições que para muitos era impossível correr. Um verdadeiro temporal atingiu o asfalto do circuito em Portugal naquele domingo.

“Aquele corrida foi um pesadelo. Chovia muito desde o início até o fim. Poças d’água para todo lado, as nuvens muito baixas e com pouca luminosidade”, disse Patrick Tambay, francês da Renault que chegou em terceiro, ao site oficial da Fórmula 1.

Tricampeão mundial, Niki Lauda estava na corrida pela McLaren e após a bandeirada final chegou a dizer que as condições da pista estavam perigosas.

Sete pilotos rodaram e como consequência abandonaram a corrida, entre eles o campeão Keke Rosberg e o francês que viria a ser tetracampeão Alain Prost.

Mas não para Senna, que estava apenas em seu segundo ano na Fórmula 1, com 16 corridas no currículo, sendo a segunda pela Lotus.

O brasileiro largou na pole position e deixou os rivais completamente para trás. Com 70 voltas programadas, a corrida teve apenas 67 giros por conta do limite de duas horas de corrida.

Senna cruzou a linha de chegada em primeiro, com o segundo colocado, o italiano Michele Alboreto, a mais de 1min atrás do brasileiro. Alboreto, da Ferrari, seria o único dos nove pilotos que terminaram a prova a não levar uma volta da Lotus preta e dourada número 12 de Senna.

“Sentimos que era o começo de algo, sem dúvida. Eu acho que Ímola foi a corrida seguinte e ele fez a pole lá. Nós pensamos ‘uau’. Não demoraria muito para começarmos a pensar ‘nós estamos decepcionando ele. Se o carro estiver à altura, ele continuará entregando”, disse Steve Hallam, que foi engenheiro de Senna na Lotus e na McLaren, ao site da F1.

Melhor que Donington-93

Nas palavras do próprio Senna, segundo o site da Fórmula 1, essa vitória foi mais desafiadora do que a de Donington em 1993, onde ele pela McLaren brilhou na chuva e fez uma primeira volta mágica, onde caiu para quinto e terminou em primeiro.

“As pessoas dizem que minha vitória na chuva em Donington em 93 foi minha melhor performance. De jeito nenhum!. Eu tinha controle de tração no meu carro. Ok, não cometi erros, mas o carro era mais fácil de pilotar. Foi uma grande vitória, certamente, mas nada comparado a Estoril em 85, nada mesmo”.

Outras postagens...

Athletico-PR apresenta oficialmente o volante Fernandinho

Paulo Rogério

Duelo entre Equador e Brasil, pelas Eliminatórias, na quinta, não terá a presença de público

Paulo Rogério

Cotado no Flamengo, técnico Vitor Pereira é demitido do Fenerbahçe

Paulo Rogério

Leave a Comment

Este site usa cookies. Isto é necessário para que sua navegação seja mais eficiente. Não coletamos nenhum dado pessoal do seu navegador. Entendi! Leia mais...