SportsManaus
NOTÍCIAS

Fluminense decide título brasileiro Sub-17 contra o Palmeiras

Da redação do Sports Manaus, com informações – Nicholas Rodrigues – Ascom base do Fluminense

Foto: Leonardo Brasil/FFC

A final do Brasileirão Sub-17 coloca frente a frente líder e vice-líder do Grupo B da principal competição de base do país. É a primeira vez em quatro anos que o Tricolor, classificado como último finalista, chega à decisão. Em 2020, a Geração dos Sonhos se sagrou campeã.

Desde a estreia do torneio, em 2019, o clube nunca ficou de fora das eliminatórias. É a chance de o Time de Guerreiros alcançar um feito inédito para sua divisão de base, faturando os dois campeonatos da CBF na categoria em um só ano.

No turno, Palmeiras e Fluminense empataram em 1 a 1, em São Paulo. Os Moleques de Xerém passaram por Flamengo e Santos no mata-mata.

O centroavante Keven Samuel, com sete gols, é o artilheiro do time no Brasileirão. O meia Riquelme Felipe, com 18, lidera a artilharia da equipe no geral. Já o também meia Isaque é o maior garçom da categoria no Brasileirão, com quatro assistências.

A molecada campeã invicta da primeira Copa do Brasil vencida pelo clube, em 2024, defende uma invencibilidade de nove jogos no torneio.

O elenco conta com vários jogadores com passagens por seleções de base, como o zagueiro e capitão Gorgulho e o lateral-direito Kaio Borges, que foram campeões pelo Brasil junto com Isaque e Riquelme Felipe. Além do quarteto, o zagueiro Carlos Daniel, o volante Ruan Sales, os meias Caio Henriques e Naarã Lucas e o atacante Wesley Natã, de apenas 16 anos, também já vestiram a Amarelinha, bem como o brasileiro-mexicano Matheus Reis, convocado pelos dois países.

O volante Wallace Davi tem sido relacionado pelo futebol profissional, assim como o atacante Matheus Reis. A ideia do Time de Guerreiros é ter metade do elenco principal formado por Moleques de Xerém – hoje, o número gira em torno de 40%.

“Casal 20” de Xerém

A dupla de meias Isaque e Riquelme Felipe virou o novo “Casal 20” de Xerém. Amigos desde sempre, vivem e jogam juntos em alto nível.

A classificação à final veio com gol dos dois, assim como o título deste ano da Copa do Brasil. Mesmo placar, decidido nos acréscimos com Riquelme depois de Isaque marcar de pênalti. Os dois são cases de sucesso do departamento de captação do clube, a exemplo de toda a sua geração, uma das maiores da história de Xerém.

Isaque foi o artilheiro e garçom da Copa do Brasil, com seis gols e quatro assistências.

Riquelme foi eleito pelo jornal The Guardian, da Inglaterra, um dos três atletas brasileiros de 17 anos mais promissores do futebol mundial. Matheus Reis entrou na lista pelo México. Ambos sucederam Kauã Elias neste anuário e tornaram o Flu o único clube brasileiro a ter dois nomes lá.

Técnico Felipe Canavan

Moleque de Xerém da época do Marcelo, é técnico na base do Flu há dois anos. Chegou ao Sub-17 no início de março, depois de vencer com o Sub-15 o primeiro dos 13 títulos de Xerém no ano.

Era auxiliar-técnico do Sub-17 em 2020, quando o Tricolor ficou com o vice da Copa do Brasil e se sagrou campeão brasileiro. Tem como objetivo pessoal conquistar o mesmo título como treinador – Copa do Brasil já foi!

Felipe Canavan x Esquadrilha 07

Treinador e geração que mais venceram em 2023, ano de recorde de títulos de Xerém, garantiram, juntos, metade dos 24 troféus da base neste período. Foram cinco de Canavan no sub-15 e sete da Esquadrilha 07 no sub-16/17.

Temporada

A equipe já marcou mais de 100 gols e chegou à 30ª vitória em 45 jogos neste sábado (26/10), quando avançou à semifinal do Carioca ao vencer o Volta Redonda, no Estádio Marcelo Vieira, em Xerém, por 3 a 2. Melhor mandante, o Flu disputa vaga na final contra o Vasco abrindo o confronto em casa. O time defende os títulos carioca e da Recopa em 2024.

 

 

 

 

 

 

 

Outras postagens...

Com Marcelo Teixeira, Santos intensifica reaproximação com Neymar mirando repatriação

Paulo Rogério

Santos acerta contratação do técnico Thiago Carpini

Paulo Rogério

CBF divulga áudio do VAR e explica anulação de gol de bicicleta de Rony contra o Atlético-MG

Paulo Rogério

Leave a Comment

Este site usa cookies. Isto é necessário para que sua navegação seja mais eficiente. Não coletamos nenhum dado pessoal do seu navegador. Entendi! Leia mais...