SportsManaus
NOTÍCIAS

JUAs 2024: campeões do futsal, basquete e vôlei foram definidos neste fim de semana, em Manaus

Da redação do Sports Manaus, com informações da Assessoria de Comunicação 

Equipes da Uninilton Lins, Ufam e Fametro garantiram o lugar mais alto do pódio nas modalidades coletivas

Foto: Divulgação / Faud

Neste fim de semana (25 e 26/05), foram definidos os campeões das modalidades basquete, futsal e vôlei, em partidas válidas pela 47ª edição dos Jogos Universitários do Amazonas (JUAs). As disputas foram realizadas nos bairros Dom Pedro e Parque das Laranjeiras, nas zonas centro-oeste e centro-sul de Manaus, respectivamente.

O mais alto lugar do pódio entre as modalidades contou com a presença de instituições de ensino superior como a Universidade Nilton Lins (Uninilton Lins), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro). O 47º JUAs conta com a participação de 648 atletas de 12 instituições.

No basquete, as disputas do naipe masculino foram realizadas através do sistema de rodízio, em que todos jogaram contra todos. Ao final do último jogo deste domingo (26/05), a equipe da Uninilton Lins venceu o time da Ufam por 96 a 47 e garantiu, de forma invicta, o bicampeonato na competição. No naipe feminino, as campeãs diretas são da Ufam.

O futsal contou com disputas eletrizantes na Vila Olímpica de Manaus. Após os jogos do naipe feminino realizados no domingo (26/05), a classificação foi definida com dobradinha das equipes 1 e 2 da Ufam, que garantiram o primeiro e segundo lugar do pódio, respectivamente, seguidas do time da Uninorte, que ficou com o bronze.

Nas disputas do naipe masculino de futsal, vitória da equipe 2 da Fametro sobre a Estácio, por 3 a 0. Com o resultado, outra dobradinha, dessa vez, das equipes da Fametro, já que o time 1 da instituição conquistou o bronze na modalidade e o time 2 subiu no lugar mais alto do pódio.

Pelo voleibol, a hegemonia das equipes da Uninilton Lins se consolidou em mais uma edição dos JUAs, com a medalha de ouro para os naipes feminino e masculino da instituição. Para compor o pódio feminino, a Ufam garantiu a medalha de prata, seguida do bronze da Uninorte.

Na disputa final do vôlei masculino, a Nilton Lins venceu a Ufam por 3 sets a 1, com parciais de 23/25, 25/18, 25/20 e 25/22. Já o bronze foi disputado “dentro de casa”, com as equipes A e B da Uninorte. A partida foi para o tie-break, com vitória para a Uninorte A, por 3 sets a 2 e parciais de 23/25, 25/23, 21/25, 25/21, 15/09.

Xadrez – No sábado (25/05), foram realizadas as disputas da modalidade xadrez, naipe masculino. As medalhas de ouro e prata ficaram com os representantes da Faculdade Estácio, Felipe Jairo e Samuel Gomes. O bronze ficou com a Ufam.

Premiação – Ainda no domingo (26/05), atletas de modalidades individuais como natação, tênis, karatê, entre outros, também estiveram presentes na Vila Olímpica de Manaus para receberem a premiação da competição.

Próximas disputas – Na próxima quinta-feira (30/05), serão realizadas as disputas na modalidade judô, que irão ocorrer na Vila Olímpica de Manaus, localizada na Avenida Pedro Teixeira, nº 400, bairro Dom Pedro.
Para a presidente da Faud, Lilian Valente, o nível de competição tem melhorado a cada ano e isso é muito importante para o desporto universitário.

“Os jogos estão se aproximando do fim, mas pudemos ver ao longo da competição o quanto os atletas têm buscado se preparar para as disputas e, claro, para conquistar uma vaga na fase nacional. Fico feliz por ver essa dedicação dos participantes e espero que as competições continuem sendo cada vez mais valorizadas por todos os envolvidos no desporto universitário”, destacou a presidente.

Etapa nacional – Para a etapa nacional da competição, que será realizada no período de 08 a 19 de outubro de 2024, em Brasília, estão classificados os campeões das modalidades individuais e coletivas, em ambos os naipes.

 

 

 

 

Outras postagens...

Bia Haddad vence a terceira seguida e vai à semi do WTA de Abu Dhabi

Paulo Rogério

Ranking de público do futebol brasileiro: veja clubes com maiores médias em 2023

Paulo Rogério

Riquelme vence eleição e é o novo presidente do Boca Juniors

Paulo Rogério

Leave a Comment

Este site usa cookies. Isto é necessário para que sua navegação seja mais eficiente. Não coletamos nenhum dado pessoal do seu navegador. Entendi! Leia mais...