Da Redação do Sports Manaus, com informações – ESPN.com.br
Liverpool venceu o Villarreal por 2 a 0, nesta quarta-feira (27), e se aproximou da final da Champions League
Foto: EFE/EPA/PETER POWELL
O Liverpool está com um pé e meio na final da Champions League! Nesta quarta-feira (27), os Reds sofreram bastante contra a forte retranca do Villarreal, mas conseguiram derrubar a “muralha” no 2º tempo e venceram por 2 a 0, em Anfield, pelo jogo de ida da semifinal.
Desde o início do jogo, o “Submarino Amarelo” montou um forte esquema defensivo, com uma linha de seis na defesa, dois volantes fechando a frente da área e a dupla de ataque também auxiliando na marcação – os espanhóis terminaram a partida com apenas uma finalização.
Com isso, o time de Jürgen Klopp foi travado durante toda a etapa inicial, com a melhor chance acontecendo só em um chute de fora da área de Thiago Alcântara.
No 2º tempo, porém, a retranca foi derrubada em um lance que misturou toda a capacidade técnica do Liverpool com um pouco de sorte.
Em boa descida pela direita, Salah acionou Henderson, que cruzou para a área. A bola desviou no pé de Estupiñán e enganou o goleiro Rulli, morrendo no fundo das redes.
O Villarreal sentiu o gol, e os britânicos aproveitaram para ampliar praticamente na sequência.
Salah acertou enfiada de bola genial para Mané, por baixo das pernas do zagueiro, e o senegalês tocou de biquinho na saída de Rulli para fazer o 2 a 0.
Depois disso, os Reds ainda criaram várias outras boas chances de ampliar. Robertson chegou até a marcar, mas foi flagrado em impedimento.
Com isso, o placar não se mexeu mais, mas a equipe inglesa comemora a boa vantagem construída na partida de ida.
A volta será na próxima terça-feira (3), às 16h (de Brasília), na Espanha.
Situação do campeonato
Com o resultado, o Liverpool joga por um empate na casa do Villarreal, mas pode perder por um gol de diferença que ainda assim vai à final.
Já o “Submarino” precisará buscar um triunfo por três tentos de vantagem se quiser sonhar com a vaga na decisão.
Se o Villarreal ganhar por dois gols de diferença, o duelo irá para a prorrogação.
Os caras: Salah e Mané
A genialidade dos atacantes do Liverpool foi essencial para superar a retranca do Villarreal.
No lance do 1º gol, a rapidez do raciocíno de Salah para achar Henderson na direita deixou a zaga espanhola desarrumada, resultado no gol contra.
Logo depois, o egípcio deu um passe absurdamente maravilhoso para Mané ampliar para 2 a 0 em Anfield.
E tudo isso jogando contra uma linha de seis defensores, que apertou muito a marcação durante todo o 1º tempo.
Salah agora tem 14 assistências na temporada, quanto Mané chegou ao seu 20º gol.
Foi mal: Estupiñán
O lateral-esquerdo até fazia um jogo correto, mas deu azar e acabou começando a decidir a derrota do Villarreal.
Ao chegar atrasado para cortar cruzamento de Henderson, ele desviou de forma decisiva e fez contra, abrindo o placar para o Liverpool.
Estupiñán claramente sentiu o gol, ficando totalmente perdido no lance em que os Reds ampliaram o placar logo na sequência.
Próximos jogos
O Villarreal volta a campo neste sábado (30), às 9h (de Brasília), contra o Alavés, por LaLiga, com transmissão pela ESPN no Star+.
No mesmo dia, mas às 8h30, o Liverpool encara o Newcastle, pela Premier League, com transmissão pela ESPN no Star+.
Ficha técnica
Liverpool 2 x 0 Villarreal
GOLS: Liverpool: Estupiñán [53′ (contra)] e Mané [55′]
LIVERPOOL: Alisson; Alexander-Arnold (Joe Gomez), Konaté, Van Dijk e Robertson; Fabinho, Henderson (Keita) e Thiago Alcântara; Salah, Luis Díaz (Origi) e Mané (Diogo Jota) Técnico: Jürgen Klopp
VILLARREAL: Rulli; Foyth, Albiol, Pau Torres e Estupiñán (Trigueros); Lo Celso, Parejo (Aurier), Capoué e Coquelin (Pedraza); Chukwueze (Dia) e Danjuma Técnico: Unai Emery