Mais de três mil alunos participam da abertura da 22ª edição das Municipíadas

117

Da redação do SportsManaus, com informações da Assessoria de Comunicação da Semed

Fotos: Altemar Alcântara / Semcom

A abertura da 22ª edição das Municipíadas da Prefeitura de Manaus contou com a participação de aproximadamente 3,5 mil alunos da Secretaria Municipal de Ensino (Semed). O evento foi realizado nesta sexta-feira, 7/6, no Ginásio Poliesportivo Amadeu Teixeira, no bairro Flores, na zona Centro-Sul. A competição, que segue até o próximo dia 19, envolve alunos de 80 escolas da rede municipal de ensino.

O tema desta edição é o mesmo do ano letivo de 2019 da Semed “Família e Escola: Todos responsáveis uns pelos outros” e tem o objetivo de envolver o aluno na prática esportiva, na aquisição de habilidades físicas e sociais, valores, conhecimentos, atitudes e normas.

A cerimônia de abertura iniciou com o desfile de alunos que representaram as Divisões Distritais Zonais (DDZ’s). Um dos momentos mais emocionantes foi à chegada da tocha olímpica, que surgiu na arena por meio de uma tirolesa. Um dos instrutores de resgate na selva do Grupo Suçuarana entregou a tocha nas mãos do professor Magdiel Rabelo Mendes.

Após um “passeio” pelo ginásio, a tocha, que passou pelas mãos de cinco alunos, chegou às mãos da estudante de educação especial, Rosilângela Duarte, que tem baixa visão e ano passado conquistou três medalhas de ouro nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo. Foi Rosilângela quem acendeu a pira olímpica.

Para a secretária de Educação, Kátia  Schweickardt, os jogos promovidos pela Semed ultrapassam o limite do desenvolvimento físico e chegam a ser aliados no desenvolvimento educacional e formativo dos estudantes. “As Municipíadas é um dos eventos mais importantes da educação básica. Nossa equipe de Educação Física é formada por mais de 700 professores empenhados, que usam o esporte para fomentar a consciência da participação da sociedade no processo de aprendizagem das nossas crianças e isso prova porque conseguimos estar entre as dez cidades com o melhor índice educacional do Brasil, sendo mais uma demonstração de que o prefeito Arthur Virgílio Neto investe na educação”, comentou a secretária.

A titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conceição Sampaio, destacou que o esporte é um instrumento aliado à educação.

“A educação de Manaus é um orgulho para todos nós e o esporte é um instrumento que a fortalece. A gestão do prefeito Arthur Neto possibilitou que a educação da nossa cidade esteja entre as dez melhores do País, é uma gestão que entende que investir na educação não é um gasto”, afirmou Conceição.

Modalidades

Serão disputadas 14 modalidades competitivas: atletismo, badminton, basquete, handebol, futebol, futsal, jiu-jitsu, judô, vôlei, vôlei de praia, minivôlei, natação, tênis de mesa e xadrez. Além destas, o remo entra em modo demonstrativo.

É por meio das Municipíadas que muitas crianças têm o primeiro contato com o esporte e por onde muitos talentos são descobertos. É o caso de Ana Beatriz Teodoro, 13, aluna do 7º ano da escola municipal Francisca Pereira de Araújo, atual campeã Norte, Nordeste e Brasileiro de atletismo.

“O esporte mudou a minha vida, eu não tinha nada na minha casa. Na escola, eu comecei a praticar esporte, o atletismo, que hoje para mim é tudo. Agradeço aos meus professores que sempre me incentivaram”, falou a aluna emocionada.

Os jogos ocorrerão em palcos importantes do esporte amazonense como a Arena da Amazônia, a Vila Olímpica e Arena Amadeu Teixeira. O coordenador de esportes da Semed, Ronnie Melo, falou que a cada edição os alunos participam mais das competições e levam muito a sério.

“A gente fica muito feliz porque a adesão dos alunos aumenta a cada ano e nós procuramos oferecer os melhores locais para as competições, desfrutando e conhecendo esses espaços culturais”, mencionou o coordenador.

Seletivas

Para a realização dos jogos, a Semed realizou seletivas dos esportes coletivos desde março, contando com a participação de mais de 15 mil estudantes de aproximadamente 130 unidades de ensino.

Tabela dos jogos

Atletismo Juvenil
Data –
11/6 (terça–feira) 

Local – Pista de Atletismo da Vila Olímpica de Manaus 
Naipe – Masculino e Feminino 
Início – 7h30

Natação
Data –
 11/6 (terça–feira)

Local – CSU do Parque 10 Categoria: Infantil e Juvenil
Naipe – Masculino e Feminino
Início – 8h

Xadrez 
Data –
11/6 (terça-feira)

Local –  Vila Olímpica de Manaus (ao lado do Auditório) 
Categoria – Mirim Masculino
Início – 8h
Categoria – Infantil Masculino
Início – 14h

Jiu-Jitsu
Data –
 12/6 (quarta–feira)

Local – Vila Olímpica de Manaus – Quadra 01 
Categoria – Mirim, Infantil e Juvenil. 
Naipe – Masculino e Feminino 
Início – 8h

Tênis de mesa
Data –
 12/6 (quarta–feira)

Local – Vila Olímpica de Manaus – Quadra 04
Categoria – Mirim, Infantil e Juvenil
Naipe – Masculino e Feminino
Aquecimento – 8h
Início dos Jogos – 8h30

Judô 
Data – 12/6 (quarta–feira) 
Local – Vila Olímpica de Manaus – Quadra 01 
Categoria – Mirim, Infantil e Juvenil. 
Naipe – Masculino e Feminino 
Pesagem – 13h30 
Início das Lutas – 14h

Atletismo infantil
Data – 
13/6 (quinta–feira)

Local – Pista de Atletismo da Vila Olímpica de Manaus 
Naipe – Masculino e Feminino
Início – 7h30

Badminton
Data – 13/6 (quinta–feira) 
Local – E. M. Cândido Honório 
Categoria – Mirim 
Naipe – Masculino e Feminino 
Início – 8h 
Categoria – Infantil e Juvenil 
Naipe – Masculino e Feminino 
Início – 13h

Atletismo Mirim
Data – 
14/6 – (sexta–feira) 

Local – Pista de Atletismo da Vila Olímpica de Manaus
Naipe – Masculino e Feminino
Início – 7h30

Xadrez
Data –
 15/6 (sábado)

Local – Vila Olímpica de Manaus (ao lado do Auditório)
Categoria – Mirim e Infantil (Feminino)
Início – 8h
Categoria – Juvenil (Masculino e Feminino)
Início – 14h

 

 

Vôlei de praia
Data –
 15/6 – (sábado)

Local – Rua Vale do Juruá, nº 439 – AMBEV
Categoria – Infantil e Juvenil
Naipe – Masculino e Feminino
Confirmação das Equipes – 8h30
Sorteio das chaves – 9h
Início – 9h15

 

 

Remo
Data – 
15/6 (sábado)

Local – 4º CGEO – Ponta do Ismael, nº 97 (ao lado da Água de Manaus) – Santo Antônio
Categoria – Mirim, Infantil e Juvenil
Naipe – Masculino e Feminino
Início – 8h



Paulo Rogério

I live in Brazil, in the city of Manaus, which hosted 2014 World Cup matches, the Olympic 2016 men's and women's football tournament. I'm Paulo Rogério Veiga, 51, a reporter, journalist and owner of sports portal www.sportsmanaus.com.br. I would like to inform you that I have received material from FIFA for 35 years, in addition to Conmebol and UEFA. I have also been editor of globoesporte.globo.com/am/ portal. I am working as a press and publicity advisor to leverage your company, product, brand, your soccer career, whether player, coach, club, manager, any professional that Works and conducts business in football. I am a professional / base player agent and a soccer coach. I have contact with agents, international agencies, academies, intermediaries, scoutings, among others in Brazil and in world football, including with signed contract. Another work I do is to attract potential investors to sponsor clubs in Brazilian football, which seek to gain their place in the regional, national and even international scenario. Contact us. E-mail: paulo.imprensa@hotmail.com pauloimprensa@gmail.com Contact: +55 (092) 3629-0651 (office) +55 (092) 99171-9226 (live / watsapp). Leia mais em sobre o editor clicando aqui.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.