Foto: Antonio Pinheiro Silva
Com duas bolas na traves e chances de fazer o placar no primeiro tempo, o Manaus não conseguiu depois segurar o Imperatriz-MA e perdeu por 1 a 0, no jogo de volta, pelo Brasileiro da Série D. O gol do Cavalo de Aço foi marcado por Eloir de cabeça. O jogo foi realizado na noite deste domingo, 1º de julho, no Estádio Frei Epifanio D’Abadia, na cidade de Imperatriz, no interior do Maranhão.
A partida de volta entre Manaus e Imperatriz, no último mata-mata da Série D e que vai decidir o acesso à Série C de 2019, será realizado no próximo domingo, 8/7, às 17h (18h de Brasília), no Estádio Ismael Benigno, a Colina, Zona Oeste da cidade.
Depois do jogo, apesar da derrota, o treinador do Manaus, Aderbal Lana, lamentou os gols perdidos na primeira etapa e a longa viagem para chegar até a cidade do time mandante da partida. Para ele, a equipe tem todas as condições de conseguir o tão sonhado acesso jogando em casa.
– Perdemos de 1 a 0, mas no primeiro tempo, nós poderíamos ter virado com um placar bom. Na minha opinião, o Imperatriz não incomodou, mas fizeram o gol quando aproveitaram a oportunidade. No segundo tempo, já previa isso, ou seja, toda essa pressão. Tivemos 20 horas de viagem para chegar até aqui. Não e uma justificativa, porque enfrentamos uma boa equipe. Vamos trabalhar agora, mas vamos decidir em casa e com apoio da torcida, como foi aqui com esse público que lotou o estádio.
Jogo
Jogando fora de casa com um adversário difícil e diante da torcida, o Manaus não se amedrontou, pelo contrário, criou as maiores chances de gols durante toda partida. O jogo prometia muitas emoções e não foi diferente.
Com um minuto, o Imperatriz mostrou que buscaria a vitória na primeira partida pelas quartas de final. Em disputa com a defesa do Manaus, Eloir ganha a bola, mas é abafado pela zaga do Gavião do Norte.
A partida mostrava com um equilíbrio em campo, mas o Manaus conseguia encaixar as jogadas no ataque e chegar na meta do Cavalo de Aço com mais perigo. Aos nove minutos, Rossini entra na grande área, mas o zagueiro corta o lance e evita o perigo de gol.
Aos 18 minutos, o Gavião do Norte quase chegou ao primeiro gol. Depois da cobrança de falta por Negueba, Hamilton aproveitou e chutou na trave, o goleiro ainda conseguiu tocar e na sobra o mesmo Hamilton perdeu o gol sozinho. Aos 24 minutos, o time da casa chega com perigo. Na tabela entre Eloir e Kanú, que chuta com perigo a direita da meta do Gavião.
Aos 31 minutos, o time amazonense mais uma vez carimbou a meta do adversário. De longe, Rossini em um chutaço a bola bateu caprichosamente na trave, e na volta o goleiro encaixou em suas mãos. Dois minutos depois, novamente Rossini chega com perigo, mas não conseguiu bater forte e o goleiro Jean praticou a defesa sem dificuldades.
O segundo tempo era decisivo para as duas equipes, principalmente para o Imperatriz, que jogava em seus domínios. O time da casa pressionou e contando com a ajuda de sua torcida. Com isso, o Manaus não conseguia sair do campo de defesa.
Depois de uma pressão inicial, aos oito minutos, no ataque do Cavalo de Aço, bola na área e Paulão coloca para tiro de canto. Na cobrança, Eloir sobe mais alto para marcar de cabeça, 1 a 0.
Aos 16 minutos, o time maranhense ataca, mas Maceió derruba o jogador em um lance perigoso. Na cobrança, Gabriel Paulino não soube aproveitar e isolou. Depois do gol sofrido, o Manaus se desestruturou um pouco e não conseguia articular as jogadas.
Aos 24 minutos, o Imperatriz chega com perigo. Tiro de canto, a bola sobra para Kaká, que passou por dois jogadores, que cruzou, mas Paulão tirou o perigo na grande área. Na pressão, aos 30 minutos, Eloir chutou forte para o Cavalo de Aço e o goleiro Jonathan fez a defesa em dois tempos.
Depois da saída de Rossini, o Manaus não conseguiu fazer um ataque mais eficiente e perdeu muito o poder ofensivo. O Gavião tinha dificuldades de sair do setor defensivo e fazer as jogadas como desenvolveu no primeiro tempo.
Aos 44 minutos, novo lance perigoso do Imperatriz. Paulinho cruza para grande área e André Penalva tentou o chute e a bola passou com perigo a meta do goleiro Jonathan.
Ficha técnica:
Jogo: Imperatriz-MA 1×0 Manaus
Motivo: Campeonato Brasileiro da Série D /Quartas de final / Jogo de ida
Local: Estádio Frei Epifanio D’Abadia – Imperatriz-MA
Horário: 17h30 (18h30 de Brasília)
Renda:
Público pagante:
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Árbitros assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
Imperatriz-MA: Jean; Gabriel Paulino, André Penalva, Maycon e Renan; Cloves, Daniel Barros e Eloir (Zé Neto); Kaká (Thaynan), Kanú (Adauto) e Júnior Chicão. Técnico: Marcinho Guerreiro.
Manaus: Jonathan, Paulão, Deurick, Amaral e Luís Henrique; Rossini (Panda), Jean (Romarinho), Júnior e Hamilton; Tiago Granja (Derlan) e Maceió. Técnico: Aderbal Lana