O talento e a categoria vão entrar em campo neste domingo, 24/2, na grande final da 1ª edição da Copa Carlos Prata de Futebol “Ex-jogadores das categorias de base”. América e Rio Negro decidem o título, a partir das 10h30, no palco do futebol mundial, a Arena da Amazônia. Na partida preliminar, será o jogo válido pelo 3º lugar, entre Cliper Clube e Princesa do Solimões. Os vencedores receberam premiação em dinheiro, além de troféus e medalhas.
A competição iniciou em agosto do ano passado, com a participação de clubes com trabalho nas categorias básicas do futebol amazonense, como Nacional, Rio Negro, Cliper Clube, Princesa do Solimões, Tarumã, Cepe Petrobrás, América, Comercial , Fast Clube e São Raimundo. No total, a Copa oportunizou a chance de reunir cerca de 355 ex-jogadores que atuaram em um passado não muito distante nas competições de base.
O treinador homenageado, Carlos Prata, com passagem por vários clubes do futebol amazonense, como Nacional, Rio Negro, Princesa do Solimões, Fast Clube, Princesa do Solimões, Holanda e São Raimundo, sendo este último conquistando o último título regional em 2006, disse ao SportsManaus, que espera uma grande final, porque os jogadores não perderam sua habilidade em campo.
– Na nossa opinião, os dois times finalistas foram os melhores da competição, mas o nível técnico foi maravilhoso, se fosse dar uma nota seria 8, porque todos sabem jogar e não tem aquele jogador chamado ‘perna de pau’. Apesar de alguns estarem fora de forma, mas ainda sabem jogar. Foi muito bom a competição, eles gostaram muito e me agradeceram por isso – explicou.
Satisfeito com resultado da competição, Carlos Prata, destacou o empenho, dedicação e ajuda de todos os times para realizar a Copa, pois sem isso, não seria possível se concretizar o evento na Arena da Amazônia, sendo um sonho dos ex-jogadores que fizeram história no futebol local.
– Só poderiam jogar ex-atletas que foram federados e os custos foram realizados por eles. Cada clube pagou a inscrição, a arbitragem e aluguel do campo. Foi muito gratificante, porque o futebol do Amazonas é grande. Quando se faz uma competição organizada e motivada, todos ajudam sem reclamação. Temos o apoio do secretário da Sejel, Caio André, que cedeu a Arena da Amazônia, oportunizando o sonho desses ex-jogadores de jogar no estádio que foi palco da Copa do Mundo.
De acordo com a coordenação da Copa Carlos Copa Carlos Prata de Futebol a segunda edição deste ano, a previsão é o número maior de participantes. As inscrições para competição deve iniciar em abrio ou maio.