A Onça-pintada mantem a melhor campanha no Brasileiro da Série D.
Depois de sair na frente e levar um susto no final do primeiro tempo, o Amazonas confirmou seu favoritismo e venceu o Lagarto-SE por 2 a 1, com dois gols de Ítalo, na partida de volta pelas oitavas de final, do Campeonato Brasileiro da Série D. A partida foi realizada na tarde deste domingo (14), no Estádio Carlos Zamith, zona Leste da cidade.
Com a melhor campanha na Série D, o Amazonas vai enfrentar no último mata-mata do acesso à Série C de 2023, a Portuguesa-RJ. A Lusa, para chegar às quartas de final, venceu fora de casa o Nova Venecia-ES por 2 a 1 e na partida de volta empatou em 1 a 1 fora, neste domingo.
Jogo
Aos nove minutos, o Amazonas teve uma grande chance de abrir o marcador. Pela esquerda, Henrique Ávila cruzou na área e Ítalo de cabeça testou, mas o goleiro Careca evitou o gol.
Não demorou muito e saiu o gol da Onça-pintada. Após uma falha na saída de bola do Verdão, aos 21 minutos, Ítalo aproveitou para completar sem chance para Careca, 1 a 0.
Com a vantagem no placar, a Onça buscava ampliar o marcador. Aos 29 minutos, em boa jogada de Yuri Ferraz, que ficou de para meta bater, chutou forte, mas o goleiro Careca defendeu para a linha de fundo.
Depois de algumas tentativas, mas sem chegar com um lance mais definido, o Verdão chegou ao seu gol de empate. Aos 48 minutos, Lucena cobra falta pela esquerda na grande área e o zagueiro Leozão de cabeça sobe mais alto para marcar, 1 a 1.
Segundo tempo
Com pouco mais de um minuto do segundo tempo, o Lagarto quase chegou ao seu segundo gol. Após uma arrancada fulminante pela direita, Lucas cruzou na área e o goleiro Luiz Henrique evitou um lance perigoso.
Aos três minutos, foi a vez do Amazonas dar o troco. Pela esquerda, Henrique Ávila cruza na área e Rafael Tavares sozinho toca de cabeça em cima do goleiro e perde a chance do segundo gol.
A Onça procurava as jogadas rápidas para entrar na defesa do Lagarto. Aos oito minutos, Diogo Dolem sobe pela esquerda e cruza novamente para Rafael Tavares. O jogador mais uma vez não aproveitou e perdeu outra chance.
Nas jogadas de contra-ataques, o Lagarto levava muito perigo. Aos 18 minutos, Davi Ceará recebe um passe de frente para a meta e bate forte no canto direito, assustando o goleiro Careca do Verdão.
Aos 33 minutos, saiu o segundo gol da Onça-pintada. Miliano bate tiro de canto pela esquerda na área, o goleiro Careca falhou ao tentar tirar a bola e Ítalo aproveitou para marcar, 2 a 1
O Amazonas pressionava para aumentar ainda mais o placar. Aos 43 minutos, Miliano cobrou uma falta pela meia direita no ângulo esquerdo de Careca, que se esticou todo para evitar mais um gol da Onça.
Ficha técnica:
Data: 14/08/2022 – domingo
Jogo: Amazonas 2×1 Lagarto-SE
Motivo: Campeonato Brasileiro da Série D – Oitavas de final / Jogo de volta
Local: Estádio Carlos Zamith – Manaus/AM
Horário: 15h (16h de Brasília)
Público: —
Renda: —
Árbitro: Rafael Martins Diniz (DF)
Árbitros Assistentes: Lucas Torquato Guerra (DF) e David Sousa Santana (DF)
Gols: Ítalo 21min 1ºt e 33min 2ºt (Amazonas) e Leozão 48min 1ºt (Lagarto-SE)
Advertências: Diogo Dolem, Lucão, Robertinho e Yuri Ferraz (Amazonas) e Lucena, Júnior Goiano, Neto, Davi Ceará e Márcio Duarte (Lagarto-SE)
Expulsão: —
Amazonas: Luiz Henrique, Yuri Ferraz, Alison, Luís Gustavo, Henrique Ávila (Miliano), ajuda, Diogo Dolem (Vitinho), Robertinho (Christian), Rafael Tavares (Deded0), Ítalo e Ruan (Lucão). Técnico: Rafael Lacerda.
Lagarto-SE: Careca, G. Lucena, Leozão, Júnior Goiano (Davi), Márcio Duarte, Natan (Felipe Jacaré), Lucas, Serginho Paulista, Davi Ceará (Diogo), Pedro Henrique (Tiquinho) e Bruninho (Neto). Técnico: Givanildo Sales.