Da redação do Sports Manaus, com informações da ESPN.com.br
Foto: ESPN
Estão definidos os potes para o sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores, e o São Paulo será cabeça de chave. O time tricolor acabou ‘ajudado’ pelo Rentistas (URU), que foi à final do Campeonato Uruguaio e ‘resolveu’ a enorme confusão que aconteceu no campeonato local (leia mais abaixo).
Assim, o Brasil tem três cabeças de chave: Palmeiras, Flamengo e o próprio São Paulo.
Internacional e Atlético-MG estarão no pote 2, enquanto o Fluminense vai para o pote 3.
Caso se classifiquem, Grêmio e Santos estarão no pote 4 por terem vindo da fase prévia.
Vale lembrar que os potes são definidos pelo ranking da Conmebol, que leva em consideração o desempenho recente e histórico dos times dentro da Libertadores. Times do mesmo país não podem estar no mesmo grupo – a menos que um deles tenha vindo da fase prévia.
Os potes do sorteio da Libertadores:
POTE 1 : PALMEIRAS (BRA) , River Plate (ARG), Boca Juniors (ARG), Nacional (URU), FLAMENGO (BRA), Cerro Porteño (PAR), Olimpia (PAR) e SÃO PAULO (BRA)
POTE 2: Defensa y Justicia (ARG), INTERNACIONAL (BRA) , ATLÉTICO-MG (BRA) , Santa Fé (COL), Racing (ARG), LDU (EQU), Universidad Católica (CHI) e Barcelona (EQU)
POTE 3: Velez Sarfield (ARG), Sporting Cristal (PER), América de Cali (COL), FLUMINENSE (BRA) , The Strongest (BOL), Universitario (PER), Deportivo Tachira (VEN) e Argentinos Jrs. (ARG)
POTE 4: Deportivo La Guaira (VEN), Unión La Calera (CHI), Always Ready (BOL), Rentistas (URU) e os 4 times da fase prévia (SANTOS (BRA)/San Lorenzo (ARG), GRÊMIO (BRA)/Del Valle (EQU), Bolivar (BOL)/Junior (COL) e Atlético Nacional (COL)/Libertad (PAR)).
A confusão no Uruguai
Toda a confusão acontece porque o Uruguai não definiu a tempo todos os seus classificados para a Libertadores. Os dois finalistas do país têm direito a vagas diretas na fase de grupos.
O Rentistas se classificou porque venceu o Liverpool nesta quarta-feira e foi um dos finalistas do país. Isso acabou eliminando o Peñarol da competição continental.
Se o Liverpool vencesse, iria para a final e não ficaria com a vaga. Isso porque a equipe preferiu garantir antes a sua participação no principal torneio sul-americano, aceitou uma vaga nas fases prévias e acabou já eliminada pela Universidad Católica (EQU) logo na estreia.
Como um time não tem direito a se classificar duas vezes, a vaga na fase de grupos vai para a equipe melhor posicionada na classificação geral que ainda estiver elegível. Assim, o Peñarol – que sequer estava na disputa do título uruguaio – ganharia o ‘presente’.