Site www.sportsmanaus.com.br full screen background image

Sharon van Rouwendaal e Ana Marcela estarão em Manaus para participar do Rio Negro Challenge Champion

191

Da redação do SPORTSMANAUS, com informações da Assessoria de Comunicação – Nathalia Silveira

Foto: Mauro Neto

Manaus vai se tornar a capital das competições de águas abertas no último mês do ano. Isso porque, nos dias 08 e 09 de dezembro, um dos mais famosos afluentes do mundo, o Rio Negro, vai receber cinco provas distintas, que contempla a marca Rio Negro Challenge. Trata-se do Circuito Curumim, Maratona Aquática, Travessia Almirante Tamandaré, Relay 500m e o Rio Negro Challenge Champion. O anúncio foi feito na manhã nesta sexta-feira, dia 31, em coletiva de imprensa na Arena da Amazônia (Flaviano Limongi).

A revelação do evento, que comemora cinco anos da Rio Negro Challenge na capital, contou com a participação ilustre de Fernando Possenti, considerado o melhor técnico da modalidade pela Federação Internacional de Natação (FINA), o organizador do evento e sócio proprietário da Associação Aquática Amazonas, Pierre Gadelha, além do titular da secretaria de esporte do Estado (Sejel), Manoel Almeida e o Capitão dos Portos da Amazônia Ocidental, CMG Alexandre Veras Vasconcelos.

O principal destaque do pacote de provas ficou por conta do Rio Negro Challenge Champion, que terá a disputa entre os dois maiores ícones do esporte: a campeã olímpica Rio 2016, a holandesa Sharon van Rouwendaal e a campeã mundial em Budapeste 2017 na distância de 25Km, a brasileira Ana Marcela Cunha. A disputa será de 8,5Km e se dará junto com a Travessia Almirante Tamandaré, dentro do Rio Negro Challenge, no dia 09 de dezembro.

– Essa prova é inédita no Amazonas e vai ser uma disputa que vai mexer com o esporte. Teremos os melhores nomes de águas abertas aqui em Manaus e não tenho dúvidas que será um show de técnica e de atuação para nós. Estamos muito orgulhosos de comemorar cinco anos de Rio Negro Challenge com uma competição nova e de tanta responsabilidade. Agradeço todos os apoiadores e vamos ter aqui mais de 10 estados e 400 atletas – comentou Pierre Gadelha, ao confirmar a participação de competidores do Acre, Rondônia, Pará, Maranhão, Ceará, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Para Possenti, o desafio entre Sharon e Marcela será um marco para a modalidade e que vai render um verdadeiro espetáculo para quem é amante do esporte. Além disso, o professor analisou as duas nadadoras e comentou que o desafio tambem é individual, uma vez que o Rio Negro tem suas peculiaridades, como densidade e temperatura. Para o Challenge, o treinador ainda ressaltou que uma equipe de Portugal deverá vir disputar a competição.

– A Sharon é campeã olímpica, foi a primeira atleta da história a ganhar em piscina e águas abertas. Sou amigo dela e posso dizer que ela ficou extremamente animada pela oportunidade de estar no Amazonas. Essa é uma vontade dela e o melhor é que terá a chance de competir numa distância quase olímpica. Quanto a Ana Marcela, tenho uma relação mais próxima, faço o treino dela no Rio de Janeiro atualmente e ela tem conquistas incríveis, sendo a primeira atleta a medalhar em todas as etapas da Copa do Mundo no mesmo ano (2014) e em todas as individuais (2017), além de colecionar 10 medalhas pelo Mundial – frisou Possenti.

Relay 500m

Outra grande inovação para este ano é a Relay 500m. Essa será a primeira vez que a competição vai acontecer, no dia 08 de dezembro, como forma de ser o esquenta para as demais competições do Rio Negro Challenge. A prova será desenvolvida em equipe de três atletas, em que cada participante nada 500m. A premiação será para a categoria Absoluto.

– A Marinha do Brasil, mais uma vez, estará participando do evento com todo o aporte de segurança. Estaremos fazendo o controle da prova, evitando que o tráfego das embarcações venham a influenciar as disputas e estaremos com todo o aparato necessário, como helicóptero, lanchas da Capitania, Embarcações e demais – disse o CMG, Alexandre Veras Vasconcelos.

Provas tradicionais Rio negro Challenge

Circuito Curumim – 500m (09/12)

Prova de 500m para crianças de 08 a 13 anos, no formato de circuito com boias na orla da praia. A premiação será medalhas para os três primeiros lugares de cada categoria. Média de 70 participantes.

Maratona Aquática – 1,5Km e 3Km (09/12)

Prova com percurso de 1,5Km e 3Km, em formato de circuito com boias. A premiação vai ser troféu para os cinco primeiros colocados da geral (masculino e feminino) e premiação com medalhas para os três primeiros colocados 1,5 e 3 km de cada categoria. Média de 200 participantes.

Travessia Almirante Tamandaré – 8,5Km (09/12)

Tradicional prova de na natação de águas abertas, com percurso de 8,5K. Saída da Ponta do Camaleão e chegada na Praia da Ponta Negra. Premiação com troféus para os cinco primeiros colocados geral (masculino e feminino) e premiação com medalhas para os três primeiros lugares de cada categoria. Limitada a 70 participantes e vagas esgotadas.

Inscrições

As inscrições para todas as provas (exceto a Almirante Tamadaré com vagas já esgotadas) podem ser feitas através do site http://www.rionegrochallenge.com.br/.  Todos os atletas receberão kits compostos de camisa, touca e medalha de participação. Quem completar a prova ainda leva tatuagem número, sacola e brinde dos patrocinadores. As provas custam de R$100 a R$250.



Paulo Rogério/sportsmanaus@gmail.com

I live in Brazil, in the city of Manaus, which hosted 2014 World Cup matches, the Olympic 2016 men's and women's football tournament. I'm Paulo Rogério Veiga, 51, a reporter, journalist and owner of sports portal www.sportsmanaus.com.br. I would like to inform you that I have received material from FIFA for 35 years, in addition to Conmebol and UEFA. I have also been editor of globoesporte.globo.com/am/ portal. I am working as a press and publicity advisor to leverage your company, product, brand, your soccer career, whether player, coach, club, manager, any professional that Works and conducts business in football. I am a professional / base player agent and a soccer coach. I have contact with agents, international agencies, academies, intermediaries, scoutings, among others in Brazil and in world football, including with signed contract. Another work I do is to attract potential investors to sponsor clubs in Brazilian football, which seek to gain their place in the regional, national and even international scenario. Contact us. E-mail: paulo.imprensa@hotmail.com / pauloimprensa@gmail.com Contact: +55 (092) 3629-0651 (office) / +55 (092) 99171-9226 (live / watsapp). Leia mais em sobre o editor clicando aqui.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.