Conheça Roberto Tobar, árbitro ‘brigão’ que vai apitar Flamengo x River Plate

740

Da redação do SportsManaus, com informações da TERRA ESPORTES – Ciro Campos

Chileno que vai apitar a decisão da Libertadores se envolveu em brigas com jogadores e em escândalo chamado de Clube do Pôquer

Foto: AFP 

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) designou nesta terça-feira um árbitro chileno com currículo polêmico para dirigir a final da Copa Libertadores, no dia 23, em Lima, entre Flamengo e River Plate. Roberto Tobar, de 41 anos, se transformou em um dos principais nomes do apito em seu país ao superar um passado tumultado, com brigas e participação em um escândalo.

Tobar teve passagens inusitadas por ameaçar agredir jogadores. Em 2016, dois casos foram os mais emblemáticos. Pela Copa Libertadores daquele ano, em La Paz, The Strongest e São Paulo empataram por 1 a 1 e os jogadores tiveram uma briga generalizada na saída do gramado. A polícia teve de apartar a confusão e no caminho para o vestiário, atletas da equipe boliviana acusaram Tobar de chamá-los para brigar.

No mesmo ano, pelo Campeonato Chileno, um encontro entre Deportes Iquique e Unión Española acabou com muita reclamação. Um jogador do Iquique reclamou que ao contestar a marcação de um pênalti, ouviu do árbitro que apanharia depois da partida. Em seu país Tobar se envolveu ainda em um grande escândalo da arbitragem chilena em 2012, o chamado “Clube do Pôquer”, o que lhe rendeu oito meses de suspensão.

O esquema era comandado pela chefia de arbitragem da Associação Nacional do Futebol do Chile e consistia em reuniões dos árbitros para jogar cartas. Quem perdesse as disputas, era escalado para trabalhar em jogos de menor importância e usava o pagamento pelo trabalho para pagar as despesas com as derrotas no pôquer. Tobar só começou a recuperar prestígio em 2014, ao voltar a atuar em partidas importantes no Chile.

O chileno é engenheiro de computação, mora em Santiago e no ano passado dirigiu a primeira partida da final da Copa Libertadores, em La Bombonera, entre River Plate e Boca Juniors. Neste ano, ele atuou na decisão da Copa América vencida pelo Brasil por 3 a 1 sobre o Peru, no Maracanã.



I live in Brazil, in the city of Manaus, which hosted 2014 World Cup matches, the Olympic 2016 men's and women's football tournament. I'm Paulo Rogério Veiga, 51, a reporter, journalist and owner of sports portal www.sportsmanaus.com.br. I would like to inform you that I have received material from FIFA for 35 years, in addition to Conmebol and UEFA. I have also been editor of globoesporte.globo.com/am/ portal. I am working as a press and publicity advisor to leverage your company, product, brand, your soccer career, whether player, coach, club, manager, any professional that Works and conducts business in football. I am a professional / base player agent and a soccer coach. I have contact with agents, international agencies, academies, intermediaries, scoutings, among others in Brazil and in world football, including with signed contract. Another work I do is to attract potential investors to sponsor clubs in Brazilian football, which seek to gain their place in the regional, national and even international scenario. Contact us. E-mail: paulo.imprensa@hotmail.com pauloimprensa@gmail.com Contact: +55 (092) 3629-0651 (office) +55 (092) 99171-9226 (live / watsapp). Leia mais em sobre o editor clicando aqui.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.