Flamengo divulga superávit de R$ 4 milhões no primeiro trimestre de 2021 e o porquê precisa vender mais

47

Da Redação do Sports Manaus, com informações – LANCE! – 05/05/2021 – 12:31 – Rio de Janeiro (RJ)

Em balancete, Fla se mostrou satisfeito com a conta no azul, sobretudo pelo fator pandemia ainda não permitir ganhos via bilheteria. A receita bruta foi de R$ 210 milhões

Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

O primeiro trimestre de 2021 foi encerrado com as contas no azul para o Flamengo, que divulgou as Demonstrações Financeiras, chamadas popularmente de balancete, neste período e apontou um superávit de R$ 4 milhões. As principais receitas são oriundas da quantia recebida com a venda de jogadores (não necessariamente negociados este ano): R$ 52 milhões. 

O Flamengo ainda explanou, em comunicado oficial inserido no documento de 63 páginas (veja completo aqui), o porquê possui a necessidade de negociar mais atletas, citando uma diferença aproximada de R$ 66,1 milhões entre o que precisa ser pago (em 2022 e 2023) e o que será embolsado referente a negociações. 

– Assim, o que se pode perceber é que existe no “balanço de compras e vendas” a curto prazo uma diferença de aproximadamente R$ 66,1 milhões contra o Flamengo, ou seja, valores a pagar maior que a receber. Naturalmente existem reservas de caixa e equivalentes que podem amortecer essa lacuna, mas o objetivo não é usá-las, mas sim preservar esse “colchão” para momentos de crise ou para oportunidades únicas de investimento – diz trecho da nota, emendando: 

– Assim, fica claro para os associados e torcedores que quando no orçamento 2021 se prevê a necessidade de vendas ainda durante o ano de 2021 somada a uma restrição a compras de novos jogadores, o motivo financeiro fica claro.

Adicionalmente, é importante manter o ciclo de vendas ativo, dado que existem ainda importantes valores de compras de jogadores a liquidar em 2022 e 2023, na casa de R$ 144 milhões, os quais hoje não tem cobertura equivalente de contas a receber de jogadores.

Contratado junto à Fiorentina no ano passado, Pedro, por exemplo, custará R$ 112 milhões aos cofres do Rubro-Negro, ao todo.

MAIS SOBRE A NECESSIDADE DE VENDA

Dando continuidade à explanação, o Flamengo também sublinha o fator pandêmico como peso crucial para a venda de jogadores: 

– Se o futebol mundial não estivesse vivendo sob regime de pandemia, com receitas adicionais de R$ 120 a 150 milhões provenientes de bilheteria e sócio-torcedor, o Flamengo provavelmente estaria gerando superávits acima do valor necessário para a cobertura dos compromissos com compra de jogadores sem nenhuma necessidade de venda.

De uma receita bruta de R$ 210 milhões, o Flamengo obteve superávit de R$ 4 milhões. No mesmo período de 2020, cabe destacar, a receita bruta do clube foi de R$ 259 milhões, porém foi o último trimestre não afetado pela pandemia da Covid-19 em cima das essenciais receitas de bilheteria e sócio-torcedor.

O Flamengo também frisou que os investimentos, “seja em ativos ou jogadores, serão extremamente limitados ao longo do ano“. Ou seja, o clube só irá Às compras recrutar jogador no caso de uma boa oportunidade de mercado, como foi no caso de Bruno Viana, o único reforço para a temporada e que desembarcou no Ninho do Urubu por empréstimo (pertence ao Braga-POR).

Por falar em zagueiro, o Flamengo viu Pablo Marí rechear os cofres neste recorte de 2021, já que metas batidas pelo espanhol geraram cerca de R$ 6,5 milhões – ou 1 milhão de euros – pagos pelos Arsenal. 

Outras receitas derivadas de jogadores vendidos são através de Lincoln, atualmente no Vissel Kobe, do Japão (2,7 milhões de dólares) e Yuri César, no Shabah Al Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, (6 milhões de dólares).

 



I live in Brazil, in the city of Manaus, which hosted 2014 World Cup matches, the Olympic 2016 men's and women's football tournament. I'm Paulo Rogério Veiga, 51, a reporter, journalist and owner of sports portal www.sportsmanaus.com.br. I would like to inform you that I have received material from FIFA for 35 years, in addition to Conmebol and UEFA. I have also been editor of globoesporte.globo.com/am/ portal. I am working as a press and publicity advisor to leverage your company, product, brand, your soccer career, whether player, coach, club, manager, any professional that Works and conducts business in football. I am a professional / base player agent and a soccer coach. I have contact with agents, international agencies, academies, intermediaries, scoutings, among others in Brazil and in world football, including with signed contract. Another work I do is to attract potential investors to sponsor clubs in Brazilian football, which seek to gain their place in the regional, national and even international scenario. Contact us. E-mail: paulo.imprensa@hotmail.com pauloimprensa@gmail.com Contact: +55 (092) 3629-0651 (office) +55 (092) 99171-9226 (live / watsapp). Leia mais em sobre o editor clicando aqui.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.