SportsManaus
ESPORTE AMADOR

No Dia Olímpico, COB divulga ampliação do programa Esporte Seguro para Tóquio 2020

Da Redação do Sports Manaus, com informações – COB – 23/06/2021 09:3

Objetivo da entidade é proteger cada vez mais os atletas brasileiros, possibilitando que eles se concentrem exclusivamente em suas provas a um mês dos Jogos Olímpicos

Foto: Miriam Jeske/COB

Um dos principais pontos de atuação do Comitê Olímpico do Brasil (COB) nos Jogos de Tóquio é oferecer a melhor estrutura de apoio à delegação nacional. E, por isso, no Dia Olímpico e na data que marca um mês para Tóquio 2020, a entidade divulgou que vai ampliar, no Japão, uma das ações mais bem-sucedidos das últimas Missões: o programa Esporte Seguro, projeto introduzido nos Jogos Pan-americanos Lima 2019, que visa garantir que todos os integrantes do Time Brasil, principalmente os atletas, possam realizar suas atividades em um ambiente 100% protegido.

Há dois anos, o programa era desenvolvido a partir de três temas: Prevenção à lesão; Educação e Prevenção ao Doping; e Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e Abuso no Esporte. A partir deste ano, outros dois pilares foram incorporados: Prevenção e Enfrentamento ao Racismo; e Prevenção e Enfrentamento à Manipulação de Competições.

“O COB tem implementado diversos mecanismos para uma prática esportiva segura, como o lançamento dos cursos de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e Abuso no Esporte e Esporte Antirracista: todo mundo sai ganhando. Nosso objetivo é proteger os atletas para que eles se concentrem exclusivamente em suas competições”, afirma Rogério Sampaio, diretor geral do COB e campeão olímpico.

No Pan de Lima e nos Jogos Mundiais de Praia, em Doha, o COB criou um espaço exclusivo onde a delegação brasileira teve acesso a palestras, jogos, quiz e esclarecimento de dúvidas. Já em Tóquio, devido às restrições impostas pela pandemia, o formato do programa será adaptado. Entre as ações previstas, estão o compartilhamento de informações por meio de vídeos e animações via WhatsApp, com atletas e oficiais tendo acesso aos canais de ouvidoria e sendo auxiliados a identificar condutas anti-éticas na Missão.

Ações digitais no Dia Olímpico

A um mês dos Jogos Olímpicos, o Time Brasil também organiza uma série de ações para comemorar o Dia Olímpico (23/6) e marcar a contagem regressiva de 30 dias para Tóquio 2020. Nas redes sociais, o Time Brasil prepara uma série de posts especiais convidando atletas e torcedores a entrarem no clima dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Para isso, basta utilizar a #CaminhoParaTóquio.

O COB também está organizando a Semana Olímpica, em parceria com o Sesi-SP, com atividades que promovem valores e cultura esportiva entre crianças e adolescentes. Nesta quarta, 23, haverá uma apresentação das mascotes do Time Brasil. O público em geral também terá uma oficina de ilustração para aprender a desenhar o Ginga, a partir das 9h30 (horário de Brasília), no canal do Sesi-SP no YouTube.

 

Outras postagens...

Governo do Amazonas abre inscrições para escolinha de ginástica na Vila Olímpica

Paulo Rogério

Minas Tênis Clube conquista Superliga Feminina de vôlei

Paulo Rogério

Seleção Brasileira de Vôlei realiza treino aberto antes de enfrentar Holanda, em Manaus

Paulo Rogério

Leave a Comment

العربية简体中文EnglishFrançaisDeutsch日本語PortuguêsEspañol