SportsManaus
FUTEBOLFUTEBOL AMAZONENSE

Presidente da comissão de arbitragem confirma início da pré-temporada e diz: “Vamos trabalhar quatro pilares”

Saindo na frente das equipes profissionais, a Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (Ceaf), inicia no sábado, 18/12, a pré-temporada do apito para o Campeonato Amazonense da Série A 2022, com a duração de um mês. Há 24 anos, a comissão realiza a preparação da arbitragem para a próxima temporada, trazendo instrutores credenciados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Escola Nacional de Arbitragem do Futebol (Enaf). 

Atualmente, a Ceaf conta com um total de 65 membros, sendo que alguns estão afastados algum tempo, outros pela idade, mas a comissão deve receber o reforço de sete formandos do curso de arbitragem. A entidade tem um quadro efetivo de 22 árbitros e 25 árbitros assistentes aptos para o trabalho em campo.

Há 17 anos no comando da Ceaf, o presidente Vladimir Bastos, 72 anos, afirmou que a preparação é importante antes do início da temporada, porque serão trabalhados muitos conceitos, principalmente a padronização, que é utilizada pela arbitragem no futebol brasileiro pela arbitragem.

– A importância é a aproximação de critérios a serem usados, ou seja, o mesmo critério em Manaus, São Paulo, Rio, Minas, Grande do Sul, enfim, serem iguais. Os instrutores da CBF vêm para cá, justamente para checar e aprofundar esses parâmetros de critério que adotaram na arbitragem – explicou ao SPORTS MANAUS, mas ainda citou. 

– Na pré-temporada vamos trabalhar quatro pilares para nos aprofundarmos em cima do árbitro de futebol, que é o físico, mental, social e o técnico. Temos aulas com a nossa psicóloga, além de nutrição, primeiros socorros, justamente para o árbitro perceber a gravidade ou não da contusão do atleta. O pilar social é o aprofundamento de tudo isso, juntando o físico e o técnico para o árbitro deslanchar dentro de campo – concluiu o dirigente do apito. 

De acordo com Vladimir Bastos, a entidade aguarda apenas a confirmação do instrutor que virá para conduzir a programação da pré-temporada. Para ele, a expectativa é muito boa para qualificação dos profissionais do apito.

– Falta confirmar o nome do instrutor da CBF para a pré-temporada. Nós vamos fazer a solicitação para o presidente da Escola Nacional de Arbitragem do Futebol, Giuliano Bozzano, para indicar, mas com certeza devem mandar alguém, a critério da escola de quem virá – concluiu Vladimir. 

Outras postagens...

Manaus sai na frente, mas perde de virada para o Vila Nova-GO na Série C

Paulo Rogério

Rio Negro goleia o CDC Novo Aripuanã e vence a primeira no Amazonense da Série B

Paulo Rogério

Ciente das dificuldades diante do Iranduba, técnico do Corinthians cita: “Nosso objetivo sempre é vencer”

Paulo Rogério

Leave a Comment

Este site usa cookies. Isto é necessário para que sua navegação seja mais eficiente. Não coletamos nenhum dado pessoal do seu navegador. Entendi! Leia mais...