Da redação do Sports Manaus, com informações – ESPN.com.br
Foto: Getty Images
A CONMEBOL Sudamericana definiu suas 28 equipes classificadas com o encerramento da 1ª fase, restando agora apenas quatro vagas para que sejam conhecidos os 32 times que irão à fase de grupos da competição. Você acompanha a CONMEBOL Sudamericana com transmissão pela ESPN no Star+.
As quatro vagas restantes ficarão com times que levarem a pior na terceira fase eliminatória da CONMEBOL Libertadores. O sorteio dos grupos acontecerá no dia 27 de março.
O futebol brasileiro terá seis representantes nesta temporada em busca da taça. O São Paulo, atual vice-campeão, se juntará a América-MG, Botafogo, Goiás, Red Bull Bragantino e Santos.
Os 28 times já classificados para a CONMEBOL Sudamericana serão divididos em quatro potes de acordo com o ranking da Conmebol referente a dezembro de 2022. Os quatro clubes que entrarem via Libertadores farão parte do pote 4.
Às vésperas de o São Paulo jogar como mandante no Allianz Parque, casa do Palmeiras, na próxima segunda-feira (13), líderes das torcidas organizadas dos dois clubes se reuniram com o comando do policiamento dos estádios no 2ª Batalhão de Choque da Polícia Militar, segundo apurou a ESPN.
No encontro, os grupos assumiram um compromisso de que não haverá violência no dia em que o São Paulo enfrentará o Água Santa no duelo de quartas de final do Campeonato Paulista.
Ficou definido que a Independente, maior organizada tricolor, ficará no setor Gol Norte do Allianz Parque, o mesmo que normalmente recebe a Mancha Verde, principal torcida palmeirense.
Os são-paulinos irão arcar com o custo de qualquer depredação do patrimônio alviverde. “Se tiver qualquer dano, uma cadeira quebrada, as torcidas organizadas vão pagar. Se acontecer alguma coisa em outros setores, o São Paulo é quem vai arcar com a despesa. E, se o torcedor for identificado, ele vai ser preso”, disse Henrique Gomes, o Baby, ex-presidente e integrante do Conselho da Torcida Independente do São Paulo, à reportagem.
Baby também lembrou que o mesmo já aconteceu quando o Palmeiras foi mandante contra o Santos no Morumbi, em clássico sem maiores problemas de depredações. O dirigente afirmou também que “nada vai acontecer” nos estabelecimentos comerciais dos arredores do estádio alviverde, depois que, como mostrou a ESPN, lojistas manifestaram preocupação com o jogo.
Há uma orientação do comando das organizadas de Palmeiras e São Paulo para que seus integrantes não se envolvam em brigas. “Este é um momento de paz no estádio. Futebol é festa.”
Os grupos estão de olho em um possível clássico na decisão do Paulista. O objetivo é o retorno desses confrontos com duas torcidas nos estádios – hoje, todos os duelos entre rivais em São Paulo acontecem apenas com presença de torcedores dos mandantes.
“Esse novo modelo de torcida, na paz, pode até motivar as autoridades a permitir essa possível final com duas torcidas, meio a meio”, afirmou Baby, deixando uma sugestão para a Federação Paulista e CBF. “Essas entidades poderiam instituir um troféu, um prêmio em dinheiro, para a torcida que fizer mais festa nos estádios.”
Próximos jogos do Palmeiras:
Palmeiras x São Bernardo – 11/03 – 19h
Próximos jogos do São Paulo:
São Paulo x Água Santa – 13/03 – 20h