Da redação do Sports Manaus, com informações – ESPN.com.br –
Foto: Reprodução
As Polícias Civis do Espírito Santo e do Rio de Janeiro conduzem na manhã desta segunda-feira (31) a Operação ‘A Tropa‘, que cumpre quatro mandados de prisão temporária e 15 mandados de busca e apreensão contra suspeitos investigados por organização criminosa, tráfico de drogas e de armas e lavagem de dinheiro.
Segundo informações divulgadas pela TV Globo, estão entre os alvos o atacante do Vasco David Corrêa, o DVD, e Hayner Monjardim, ex-Santos e atualmente no Vila Nova.
Segundo informações, operação mobiliza aproximadamente 100 policiais civis e é decorrente de uma investigação da Polícia Civil do Espírito Santo. Além de atletas, também são apurados possíveis envolvimentos de empresários com a organização criminosa.
No Rio de Janeiro, a ação é coordenada pela 14ª DP (Leblon), com apoio da Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (Desarme) e de outras unidades do Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC).
Os mandados de busca e apreensão são cumpridos na Barra da Tijuca e em Vargem Grande, na Zona Sudoeste do Rio. A ação é decorrente de uma investigação da Polícia Civil do Espírito Santo.
Em nota, a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) detalhou que O nome da operação, ‘A Tropa’, faz referência à autodenominação utilizada pelos próprios investigados para se referirem ao grupo criminoso.
“Os alvos são investigados pela prática dos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e de armas e lavagem de dinheiro. As investigações buscam reunir elementos que contribuam para o esclarecimento dos crimes e a desarticulação da estrutura criminosa investigada”.
-
Veja a manifestação do Vila Nova sobre o caso:
O Vila Nova Futebol Clube vem a público se manifestar sobre a Operação A Tropa, deflagrada pela Polícia Federal, que teve entre seus alvos o nosso atleta Hayner, com o cumprimento de mandado de busca e apreensão em sua residência e, no Centro de Treinamento Vila do Tigre, exclusivamente em seu armário pessoal, para averiguação.
Segundo relato do próprio atleta, não há qualquer envolvimento de sua parte com atividades ilícitas. Hayner acredita que tenha sido incluído entre os alvos da medida judicial em razão de uma amizade de infância com um dos investigados por tráfico de drogas, que é oriundo da mesma comunidade onde o jogador cresceu, no Espírito Santo, local também relacionado a outros atletas que foram alvo da operação.
A medida tem como objetivo justamente averiguar a eventual existência, ou não, de qualquer relação ilícita entre o atleta e o investigado. Hayner colaborou integralmente com as autoridades e se colocou à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários.
O Vila Nova Futebol Clube também se colocou à disposição das autoridades e da Justiça para contribuir com o esclarecimento de todos os fatos. O clube ressalta que respeita integralmente o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa, princípios fundamentais para a apuração de qualquer situação.
Até o momento, o atleta segue exercendo normalmente suas atividades profissionais. Ao longo de sua passagem pelo clube, o atleta sempre demonstrou profissionalismo, cumprindo regularmente suas obrigações e não tendo, até então, dado qualquer margem para questionamentos dessa natureza.
O Vila Nova aguarda os desdobramentos da operação e, a partir dos fatos que forem efetivamente apurados pelas autoridades competentes, tomará as medidas que eventualmente se fizerem necessárias.
O clube reforça, por fim, que sempre esteve e continuará à disposição das autoridades, cumprindo rigorosamente seus compromissos legais e colaborando para o esclarecimento dos fatos.
ERRATA: Diferente do que publicado inicialmente, o jogador ex-Santos Renyer Oliveira, atualmente no Azuriz, do Paraná, não foi alvo de busca e apreensão. A informação foi corrigida com o nome correto: Hayner, também ex-Santos, mas atualmente no Vila Nova, de Goiás.

