SportsManaus
NOTÍCIAS

Clubes da Série A somam mais de 130 patrocinadores no início do Brasileirão 2023; veja raio-X

Da redação do Sports Manaus, com informações – LANCE! – Lucas Pessôa – 13/04/2023 – 08:00 – Rio de Janeiro (RJ)

Foto: Vítor Araújo/ LANCE!

Campeonato Brasileiro inicia neste fim de semana com holofotes voltados para o campo e bola, mas também para os uniformes dos clubes. Ao todo, os 20 times da Série A somam 134 patrocinadores espalhados pela camisa, shorts e meião. O líder do ranking é o Santos, que exibe 11 marcas no uniforme nos dias de jogo.

O levantamento da Pluri Consultoria, com exclusividade ao L!Biz, considera as empresas que pagam para estampar as marcas nos uniformes dos clubes e também os fornecedores de materiais esportivos, mas não leva em conta outros tipos de patrocínios, como exposição em placas de publicidade ou em uniformes de treino, por exemplo. Abaixo, o LANCE! apresenta mais detalhes.

Enquanto o Santos é o clube com maior número de patrocinadores no uniforme, o Botafogo aparece no outro extremo do ranking, com apenas duas marcas expostas (Champion e Parimatch). A Reebok se juntará ao grupo nas próximas semanas. Vale destacar que este número relativamente baixo é fruto de uma opção de John Textor, sócio majoritário da SAF do Alvinegro, desde o início de 2022.

O Fortaleza é outro clube que merece destaque. Em 2022, o clube era o líder do ranking e chegava a expor 17 marcas no seu uniforme nos dias de jogo. Para o início do Brasileirão 2023, o número de patrocinadores caiu pela metade. O motivo é uma mudança de estratégia do Tricolor, que agora busca dar mais destaque aos parceiros em troca de acordos mais valiosos individualmente. O clube fechou, inclusive, o maior patrocínio da sua história com o site de apostas Novibet.

– A gente quer a camisa cada vez mais limpa. Somos muito gratos a todos os patrocinadores que tiveram conosco ao longo dos anos. Terminaram alguns contratos, e a gente optou por focar em um patrocinador que viesse com mais força e valores ainda maiores. A ideia é deixar a camisa com menos marcas e com mais destaque a quem faz o patrocínio máster – disse Marcelo Paz, presidente do Fortaleza, com exclusividade ao LANCE!.

Domínio do setor de apostas esportivas

Não é novidade que o setor de apostas esportivas domina o mercado de patrocínio do futebol brasileiro. E no Brasileirão 2023 não será diferente. Dos 20 clubes, apenas o Cuiabá não tem nenhum acordo comercial com empresas deste segmento. O Palmeiras é um caso específico: o clube tem parceria com a Betfair para o futebol feminino, mas não para o masculino.

A maior parte dos clubes, inclusive, tem casas de apostas como patrocinadores máster. Este é o espaço mais nobre do uniforme e o que rende os maiores valores em termos individuais. Atualmente patrocinado pela Pixbet, o Santos negocia a rescisão do contrato para assinar com outra empresa do setor, a Blaze.

Patrocínios máster de sites de apostas na Série A:

América-MG – Estrela Bet
Athletico-PR – Esportes da Sorte
Atlético-MG – Betano
Bahia – Esportes da Sorte
Botafogo – Parimatch
Cruzeiro – Betfair
Fluminense – Betano
Fortaleza – Novibet
Goiás – Esportes da Sorte
Santos – Pixbet
São Paulo – Sportsbet.io
Vasco – Pixbet

Os oito clubes sem sites de apostas como patrocinadores máster são: Corinthians (NeoQuímica), Coritiba (Neodent), Cuiabá (Drebor), Flamengo (BRB), Grêmio (Banrisul), Inter (Banrisul), Palmeiras (Crefisa) e Red Bull Bragantino (Red Bull).

 

 

 

Outras postagens...

Libertadores 2025: final pode ser no Brasil, diz presidente da Conmebol

Paulo Rogério

Ginasta Bárbara Domingos fatura bronze em etapa da Copa do Mundo

Paulo Rogério

Deyverson marca, Walter pega pênalti no último lance e Cuiabá empata com Palestino pela Sul-Americana

Paulo Rogério

Leave a Comment

Este site usa cookies. Isto é necessário para que sua navegação seja mais eficiente. Não coletamos nenhum dado pessoal do seu navegador. Entendi! Leia mais...