Foto: Agência Sports Manaus
Foi um jogo eletrizante com dois tempos distintos, com gol contra do zagueiro e duas bolas na trave do adversário, mas no final, o Sul América empatou com o Recanto da Criança por 2 a 2, no tempo regulamentar, mas nas penalidades a garotada foi preciso ao vencer por 7 a 6, conquistando o título do Campeonato Amazonense Sub-14. A grande final aconteceu, na noite desta segunda-feira (4), no Estádio Carlos Zamith, zona Leste da cidade.
Jogo
No começo do jogo, o Recanto da Criança deixou seu recado. Aos quatro minutos, bola na grande área, que bateu na zaga e foi para a linha de fundo.
Outro lance de perigo do Recanto, foi aos nove minutos. Na cobrança de falta frontal, o Eglaudio bateu no canto direito e a bola bateu na trave e na sobra o zagueiro do Sulão tirou quase em cima da linha. O Recanto teve duas bolas na trave e por pouco não abriu o placar.
Aos 12 minutos, foi a vez do Trem da Colina chegar com perigo. Na entrada da grande área, Pedro tocou para Caíque, que entrou pelo lado esquerdo. O atacante bateu forte, mas o goleiro Gustavo fez uma grande defesa.
Em uma jogada rápida de contra-ataque, aos 31 minutos, o Trem da Colina chegou com Caíque, que tocou para Vitinho na grande área, mas foi derrubado pelo seu marcador. A árbitra marcou pênalti contra o Recanto. Aos 33 minutos, João Manoel bateu no canto esquerdo, 1 a 0.
Segundo tempo
Na segunda etapa, o Sul América foi bem melhor em relação ao primeiro tempo. Com menos de dois minutos, quase o Sulão abriu o marcador. Falta pela direita, o zagueiro Eber cobrou na área e o pequeno Vitinho cabeceou sozinho no canto direito do goleiro, que fez a defesa.
Aos sete minutos, outra boa oportunidade do Trem marcar. Pelo meio, Vitinho tocou para Caíque na direita, que bateu de primeira, mas a bola passou por cima da meta do Recanto.
Time perigoso e de qualidade, o Recanto chegou ao empate. Aos 11 minutos, tiro de canto pela esquerda na área, a bola sobrou para Kayky, que aproveitou para marcar, 1 a 1.
Aos 13 minutos, depois de uma bola na área de Josué pela esquerda na área, o zagueiro Gabriel se antecipou ao goleiro e tentou tirar de cabeça, mas acabou marcando contra sua própria meta, 2 a 1.
O Sulão saiu com tudo para buscar o empate. Aos 21 minutos, na cobrança de falta frontal a meta, o zagueiro Eber chutou forte, o goleiro defendeu e na sobra Vitinho chutou e a bola bateu na mão do zagueiro do Recanto. A árbitra bem posicionada marcou pênalti e expulsou o jogador. Aos 23 minutos, João Manoel bateu com categoria no canto direito, 2 a 2.
Aos 30 minutos, quase o Sulão marcou seu gol. Tiro canto pela direita na área, a bola sobrou para Pedro, que chutou no canto direito, mas o goleiro fez uma grande defesa e evitou o gol.
Penalidades
Com o empate no tempo regulamentar, a definição do título foi definida na cobrança de penalidade. Após o empate nas cinco cobranças iniciais, houve empate em 4 a 4. Já nas cobranças alternadas, a garotada do Sul América foi preciso e venceu por 7 a 6, conquistando o título do Campeonato Amazonense Sub-14.
Ficha técnica:
Data: 04/11/2024 – segunda-feira
Motivo: Campeonato Brasileiro da Série B – Final
Jogo: Recanto da Criança (6) 2×2 (7) Sul América
Local: Estádio Carlos Zamith – Manaus/AM
Horário: 19h30
Sul América: Nicollas, Davi, Eber, Gabriel, Ícaro, João Manoel, Caíque, Pedro, João Pedro, Lucas Macedo e Matheus. Técnico: Nedson da Silva.