SportsManaus
OUTROS ESPORTES

Amazonas encerra participação na etapa final dos Jogos Universitários Brasileiros com 15 medalhas

Da redação do Sports Manaus, com informações – Assessoria de Comunicação 

Atletas amazonenses fizeram bonito na competição, disputada em Joinville-SC

Foto:  Divulgação / Faud

A etapa final dos Jogos Universitários Brasileiros 2023 (JUBs) chegou ao fim e o Amazonas encerrou sua participação na competição com um total de 15 medalhas. Organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), as disputas foram realizadas na cidade de Joinville, em Santa Catarina.

Ao todo foram conquistadas 15 medalhas, sendo dois ouros, sete pratas e seis bronzes, nas modalidades e-Sports (Clash Royale e Futebol eletrônico), jiu-jítsu, wrestling, voleibol, handebol e tênis.

Para a presidente da Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud), Lilian Valente, a delegação amazonense mais uma vez mostrou comprometimento e dedicação em sua participação nos jogos.

“É extremamente gratificante e satisfatório poder ver resultados positivos no esporte universitário. Este ano, o Amazonas brilhou ainda mais e garantiu 15 medalhas, resultado de muito esforço, dedicação e comprometimento dos nossos atletas e isso merece ser celebrado”, destacou a titular da Faud.

Lilian, que também atua como vice-presidente Regional Norte da CBDU, comemorou o sucesso das conquistas desta edição, que incluíram, além das medalhas, dois acessos para a primeira divisão, com o voleibol masculino e feminino, e ainda a permanência do handebol masculino na elite do esporte universitário nacional.

“Tenho muito orgulho dos nossos atletas que passam o ano todo se preparando para defender as cores do estado com muita dignidade e honraria, e mesmo com tantas dificuldades, principalmente geográficas, mostramos mais uma vez que somos guerreiros e gigantes”, ressaltou a dirigente.

Formada por atletas, técnicos, dirigentes e profissionais de saúde, a delegação amazonense foi composta por 120 componentes, entre eles 105 atletas, que competiram em 13 modalidades, sendo elas handebol, voleibol, basquete, judô, karatê, wrestling, xadrez, tênis, tênis de mesa, e-Sports (Clash Royale e Futebol eletrônico), breaking e jiu-jítsu.

Pé direito na estreia – No primeiro ano da modalidade jiu-jítsu nos JUBs, três atletas amazonenses estrearam com o pé direito e conquistaram um total de quatro medalhas.

Com 100% de aproveitamento na modalidade, uma das medalhistas foi a estudante de Direito da Uninorte, Joquebede Barbosa, que garantiu uma prata e um bronze para o Amazonas na competição.

“O sentimento é de dever cumprido por poder representar meu estado, subir no pódio e mostrar um pouco do jiu-jítsu amazonense nesta tão importante competição universitária nacional”, destacou a lutadora.

Para o vice-campeão da categoria até 100kg, o estudante de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Lucas Teixeira, a competição foi bastante disputada.

“A cada ano os JUBs aumenta o nível e temos a oportunidade de competir com atletas de ponta, o que contribui e muito com o nosso aprendizado. Nesta edição, consegui a medalha de prata e para mim é motivo de orgulho, porque apesar de todos os desafios e dificuldades para chegar à competição, sei que todo o meu esforço valeu à pena e só tenho a agradecer a todos que confiaram em meu trabalho”, ressaltou o atleta.

Além de Lucas e Joquebede, o estudante de Educação Física da Ufam, Luiz Pantoja também deixou sua marca na competição, garantindo o mais alto lugar do pódio para o Amazonas.

A competição – Mais de cinco mil atletas participaram da 71ª edição dos JUBs, representando as 27 federações universitárias do país. Além dos competidores, técnicos, dirigentes, árbitros, staffs, voluntários e comitê organizador também fazem parte desta, que é maior competição universitária da América Latina. Foram disputadas 21 modalidades, ao longo de 14 dias de competição.

 

 

 

 

Outras postagens...

Equipes de vôlei e handebol do Amazonas estreiam com vitórias nos JUBs 2023

Paulo Rogério

Tênis de mesa: equipes masculina e feminina garantem vaga em Paris

Paulo Rogério

Jogos Pan-Americanos: Miguel Hidalgo conquista o ouro no triatlo

Paulo Rogério

Leave a Comment

Este site usa cookies. Isto é necessário para que sua navegação seja mais eficiente. Não coletamos nenhum dado pessoal do seu navegador. Entendi! Leia mais...