Sem ainda jogar um futebol convincente e envolvente em campo, o Nacional FC venceu o Operário pelo placar magro de 1 a 0, com gol de Léo Aquino, ainda no primeiro tempo, pelo Campeonato Amazonense da Série A, assumindo a segunda posição na classificação, agora com oito pontos, atrás apenas do Princesa do Solimões, líder com nove pontos. A partida válida pela 4ª rodada, foi realizada na tarde desta quinta-feira (9), no Estádio Ismael Benigno, a Colina, zona Oeste.
O Nacional folga na tabela no final de semana, e volta na 6ª rodada. O Leão da Vila Municipal tem pela frente o Princesa, na terça-feira, 14/3, às 15h30 (16h30 de Brasília), no Estádio Gilberto Mestrinho, o Gilbertão, na cidade de Manacapuru (a 86 km da cidade). Com três derrotas consecutivas, o Operário vai lutar pela primeira vitória diante do Manauara, no domingo, 12/2, às 15h30, no Gilbertão.
Jogo
Apesar do clima frio e sem o calor escaldante, as duas equipes jogavam em ritmo lento no início da partida. Apesar disso, aos 10 minutos, tiro de canto pela esquerda na área para Davy Einstein cabeceou, mas o goleiro Boer do Operário fez uma boa defesa.
Aos 14 minutos, o Sapão chegou pela esquerda no ataque com Crist. O jogador teve a chance, mas chutou muito mal por cima da meta de Jonathan do Naça.
O primeiro lance de perigo do Leão da Vila Municipal. Aos 15 minutos, pela direita, Hitalo chutou forte à direita e o goleiro do Sapão. O jogador Boer defendeu, e na sobra Pedrão chutou, mas o goleiro do Operário defendeu.
O Sapão teve a grande chance de abrir o marcador. Aos 23 minutos, Luquinhas pela direita cruza na área e Crist bate de prima, mas o goleiro Jonathan faz uma grande defesa.
O Naca deu o troco aos 24 minutos. Após um tiro de canto pela esquerda na área, Paulinho toca de cabeça e força o goleiro fazer uma boa defesa e evita o gol do time manacapuruense.
Depois de insistir no ataque, aos 40 minutos, saiu o primeiro gol do Naça. Lançamento da esquerda na área, Ronny com categoria de peito toca para Léo Aquino bater sem chances, 1 a 0 Nacional.
No final do primeiro tempo, aos 47 minutos, quase o Operário empatou a partida. Depois de uma investida na grande área, o goleiro Jonathan defendeu.
Segundo tempo
O primeiro lance de perigo do segundo tempo foi do Naca. Aos oito minutos, Jean Carlos de frente para a meta bateu fraco para a defesa do goleiro Boer do Sapão
Aos 11 minutos, o Operário quase chegou ao empate. De frente para o gol, Crist bateu forte, mas o goleiro Jonathan defendeu e evitou o empate.
O Naça não recuou, pelo contrário queria aumentar o marcador. Aos 23 minutos, Hitalo avança na área e Casão derruba o jogador azulino. O árbitro Edmar Campos da Encarnação marcou falta e expulsou o zagueiro do Operário. Na cobrança, Paulinho cobra na barreira e perde a chance de marcar
O Sapão não desistiu e buscou o empate a todo custo. Aos 30 minutos, Juan Borel solta um balaço no canto esquerdo do goleiro Jonathan com perigo.
Ficha técnica:
Data: 09/02/2023 – quinta-feira
Motivo: Campeonato Amazonense da Série A – 1ª fase / 4ª rodada
Jogo: Nacional FC 1×0 Operário EC
Local: Estádio Ismael Benigno, a Colina – Manaus/AM
Horário: 15h30 (16h30 de Brasília)
Renda: —
Público pagante: —
Árbitro: Edmar Campos da Encarnação
Árbitros Assistentes: Francisco Souza da Silva Filho e Abson Pantoja de Barros
Gols: Léo Aquino 41min 1ºt (Nacional FC)
Advertências: Gilmar, Paulinho e Wanderley Tavares (Nacional FC) e Casão (Operário)
Expulsão: Casão (Operário)
Nacional: Jonathan, Filipinho (Alan Patrick), Davy Einstein, Paulinho, Gilmar, Iago Barbosa (Paulão), Hítalo, Clayton (Jean Carlos), Léo Aquino e Ronny (Romarinho) e Pedrão (Pedro Augusto). Técnico: Wellington Fajardo.
Operário: Boer, Marcelo Júnior (Juan Borel), Casão, Breno (Pantanal), Diego Vitor, Crist, Andrade, Marcelinho (Araya), Lucas Lima (Alef) e Serginho (Vitão). Técnico: Ademilson Brito.