Da redação do Sports Manaus, com informações – Assessoria da CBF
Candidatura foi apoiada também por unanimidade pelas 27 federações estaduais; eleição será na segunda-feira (24) no Rio
Foto: Nelson Terme / CBF
A candidatura de Ednaldo Rodrigues foi subscrita pela maioria dos clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Além de contar com o apoio unânime dos representantes das 27 federações estaduais, a chapa “Por um Futebol Mais Inclusivo e Sem Discriminação de Qualquer Natureza” foi chancelada por 13 clubes da Séries A e 13 da Série B. Na noite desta quarta-feira (19), a candidatura de Ednaldo Rodrigues foi a única apresentada à Comissão Eleitoral da CBF para a eleição da próxima segunda-feira (24).
A votação determinará os ocupantes dos cargos de presidente e vice-presidentes da CBF de março de 2026 a março de 2030.
Da Série A, a chapa foi assinada por representantes de Palmeiras, São Paulo, Internacional, Grêmio, Juventude, Atlético-MG, Cruzeiro, Botafogo, Vasco, Bahia, Sport, Vitória e Ceará. Na Série B, Ednaldo contou com o apoio Atlético-GO, América-MG, Athletic-MG, Amazonas, AvaÍ, Chapecoense, Criciúma, CRB, Botafogo de Ribeirão Preto, Goiás, Novorizontino-SP, Operário/PR e Volta Redonda-RJ.
Para lançar candidatura, é necessário contar com pelo menos quatro federações e quatro clubes das Séries A e B.
A chapa é formada por Ednaldo Rodrigues (candidato a presidente) e os seguintes nomes, indicados como vice-presidentes: Ricardo Nonato Macedo de Lima, Reinaldo Rocha Carneiro Bastos, Gustavo Oliveira Vieira, Gustavo Dias Henrique, Ednailson Leite Rozenha, Antônio Roberto Rodrigues Góes da Silva, Leomar de Melo Quintanilha e Rubens Renato Angelotti.
“Foi uma união democrática, um processo eleitoral que segue um rito estabelecido pela Fifa, Conmebol e CBF, dentro do seu estatuto, e para o qual tivemos significativas subscrições. Foram 27 federações e também 13 clubes da Série A e 13 clubes da Série B. Com isso, a gente vai procurar fazer um mandato que busque cada vez mais o fomento do futebol brasileiro, lutando pela purificação desse futebol e pela inclusão social e principalmente no combate ao racismo e a todo tipo de discriminação”, disse o presidente Ednaldo, em entrevista à CBF TV.
Recentemente, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, se reuniu com os clubes dos dois blocos econômicos. No dia 11, ele recebeu os presidentes dos clubes da Liga do Futebol Brasileiro (Libra), no Rio de Janeiro. No mês passado, representantes da LFU (Liga Forte União) se reuniram com o dirigente na CBF.