Da redação do Sports Manaus, com informações – Lance! – Jalile Elias, Vitor Palhares, Rafael Oliva, Fábio Lázaro e Alexandre Guariglia
Confusão que vitimou jovem ocorreu antes do duelo com o Flamengo, nos arredores do Allianz
Foto: Polícia Civil de São Paulo – Drade
Foi confirmada a morte de Gabriela Anelli nesta segunda-feira (10), torcedora do Palmeiras de 23 anos. Ela foi vítima de uma briga na rua Padre Antônio Tomás, área destinada também à entrada da torcida visitante no Allianz Parque, por volta das 17h30 do último sábado (8), antes do duelo entre Palmeiras e Flamengo, pelo Brasileirão.
A jovem foi atingida por estilhaços depois de um torcedor do Rubro-Negro arremessar garrafas de vidro em direção a um grupo de palmeirenses, que estavam nos arredores do estádio. Não havia policiamento no local.
CONFIRA A LINHA DO TEMPO DO OCORRIDO
> O delegado César Saad confirmou que ocorreram duas brigas no entorno do Allianz Parque. Uma antes, na rua Padre Antônio Tomás, e outra no início do jogo entre Palmeiras e Flamengo, na Rua Caraíbas.
> Antes da partida, por volta das 17h30, na rua Padre Antônio Tomás, onde fica a entrada da torcida visitante, portão D do Allianz Parque, torcedores do Flamengo discutiram com palmeirenses e arremessaram garrafas de vidro em direção ao grupo, que comiam e bebiam nos arredores do estádio antes do início da confusão. Não foi uma briga entre torcidas organizadas.
> No momento do conflito não havia policiamento no local, já que a Polícia Militar chega em torno de duas horas antes do início da partida, quando abrem os portões para a entrada do público no estádio.
> Estilhaços de uma das garrafas jogadas atingiram o pescoço da jovem Gabriela Anelli Marchiano, que foi prontamente socorrida por civis e agentes da Guarda Civil Metropolitana. Em seguida, ela foi levada para um posto de atendimento próximo e encaminhada para uma Santa Casa da região central de São Paulo. Assim que deu entrada no hospital, a jovem de 23 anos foi submetida à cirurgia.
> O torcedor que arremessou a garrafa foi identificado no momento do ato e preso em flagrante. O homem, identificado como Leonardo Felipe Xavier Santiago, de 26 anos, é torcedor do Flamengo e veio do Rio de Janeiro para assistir a partida. Ele é ex-integrante da Fla Manguaça, não estava com os ônibus das organizadas e não tem passagens pela polícia.
> Segundo o Boletim de Ocorrência, além da jovem, um palmeirense identificado como Carlos Vanderlei Inácio de Oliveira foi ferido com um corte no antebraço direito, mas prontamente socorrido no posto de atendimento.
> Em estado grave no hospital, Gabriela teve duas paradas cardíacas na madrugada de sábado para domingo (9) e infelizmente não resistiu, vindo a óbito nesta segunda-feira (10).
> Com a confirmação da morte da jovem, Leonardo Felipe Xavier Santiago foi denunciado por homicídio doloso consumado, quando há a intenção de matar. Segundo César Saad, ele irá responder por motivo fútil, ou seja, um crime com uma qualificadora, o que deve aumentar a sua pena.
> Os pais de Gabriela só descobriram que a filha deles havia sido operada após o fim da partida, quando receberam uma ligação do hospital. Como o sinal de celular estava ruim, Lucilene e Ettore não conseguiram falar com a jovem durante o jogo.
> Durante a partida, ocorreu uma outra briga envolvendo torcedores e PM, na rua Caraíbas, próxima à entrada principal do Allianz Parque, que não tem relação com a confusão que ocasionou a morte de Gabriela. Não há informações sobre feridos.
> Para conter o tumulto, os policiais utilizaram gás de pimenta no lado externo do estádio, o que afetou os jogadores em campo, e o jogo entre Palmeiras e Flamengo foi paralisado duas vezes no primeiro tempo.