O Gavião do Norte conquista uma boa vitória e entra na zona de classificação.
Na estreia do novo treinador e após quatro empates em casa, finalmente o Manaus se reencontrou com a vitória ao golear o Ferroviário-CE por 4 a 2, com Ferrão jogando com um a menos, mas no segundo tempo, a equipe cearense perdeu algumas chances de mudar o placar. Mesmo não jogando bem, o Gavião do Norte, entrou no G8, ficando em quinto lugar, com 20 pontos no Campeonato Brasileiro da Série C. A partida foi realizada na tarde deste sábado (2), na Arena da Amazônia, na capital amazonense.
Pela 14ª rodada, o Manaus saiu para jogar com o ABC-RN, com uma boa campanha na Série C. O jogo acontecerá na segunda-feira, 11/7, às 19h (20h de Brasília), no Estádio Frasqueirão, em Natal. Já o Ferroviário, que encabeça a zona da degola, em 17º lugar, com 12 pontos, joga em casa com o Aparecidense-GO, no sábado, 9/7, às 14h (15h de Brasília), no Estádio Elzir Cabral, em Fortaleza.
Jogo
Sob forte calor, o Manaus começou em cima do Ferroviário, já que vinha de quatro jogos sem vencer em casa. Mas foi o Ferrão, que assustou o Gavião do Norte em dois lances perigosos. Aos dois minutos, Breno não aproveitou na área para finalizar. Um minuto depois, Dudu de frente para a meta chutou, mas o goleiro Matheus Inácio fez uma grande defesa.
Aos cinco minutos, o Gavião do Norte quase marcou. Guilherme Pira, em uma jogada individual passou por três jogadores e tocou para Alvinho. O jogador sozinho bateu no canto esquerdo no canto do goleiro Jean e perdeu o gol do Gavião.
Aos 11 minutos, o Gavião finalmente abriu o marcador. Após uma falha da zaga do Ferrão, Roney aproveitou e chutou, a bola bateu no poste esquerdo, e na sobra pela direita, o próprio Roney cruzou para Alvinho marcar de cabeça, 1 a 0.
Aos 21 minutos, a situação do Ferroviário ficou complicado, com a perda de um jogador. Em lance com Guilherme Pira, o atleta Emerson Souza cometeu uma falta violenta, que foi punido pelo árbitro Felipe da Silva Gonçalves Paludo (RJ) com vermelho direto.
Com um a menos, o Manaus se aproveitou em seguida. Aos 25 minutos, após um tiro de canto pela direita na área, Guilherme Pira dominou a bola, mas foi derrubado. O árbitro marcou pênalti no lance a favor do Gavião. Aos 27 minutos, na cobrança de Alvinho, que bateu no canto esquerdo para ampliar com seu segundo gol, 2 a 0.
Aos 34 minutos, o Ferrão diminuiu, após uma falha de Weriton, que vacilou ao tentar tirar uma bola na área e acabou colocando nos fundos das próprias redes, 2 a 1.
Segundo tempo
Com um jogador a mais, o Manaus tinha a vantagem numérica em campo e com chances de aumentar mais ainda o placar. Aos cinco minutos, pela esquerda Guilherme Pira toca para Rogério, que bate forte no canto direito com perigo do goleiro Jean do Ferrão.
O jogo não teve o mesmo ritmo do primeiro tempo, mas surpreendentemente o Ferroviário jogando muito melhor. Mas aos 15 minutos, Renanzinho arrancou pela meia direita e chutou forte, mas por cima do gol de Jean do time cearense.
Aos 21 minutos, o Ferrão puxa um contra-ataque rápido, após o erro de João Denoni. O atacante Édson Cariús deu um corte no zagueiro e chutou, mas a bola explodiu no travessão, mas na sobra o Ferroviário perdeu a oportunidade de finalizar.
Mesmo com um a menos, o Ferrão jogava melhor. Aos 28 minutos, saiu o gol de empate. Pela esquerda, surgiu a jogada na área para Mateus Anderson marcar sem chances para o goleiro do Gavião, 2 a 2
Após sofrer o empate, aos 34 minutos, o Manaus partiu para tudo ou nada em busca do resultado. Pela direta, Renanzinho cruzou no segundo pau e Ibiapino testou de cabeça para fora.
Mesmo na pressão do adversário, com um jogador a menos, aos 38 minutos, pela esquerda saiu o terceiro gol do Gavião. Rafael Rosa cruzou na área e o pequeno Renanzinho de cabeça toca no canto direito, 3 a 2.
No final, em uma jogada de contra-ataque saiu o quarto gol do Gavião. Aos 44 minutos, Rayne passa pelo zagueiro, avança e bate forte, mas na sobra Renanzinho na área apenas tocou para balançar as redes, 4 a 2.
Ficha técnica:
Data: 02/07/2022 – sábado
Jogo: Manaus 4×2 Ferroviário-CE
Motivo: Campeonato Brasileiro da Série C – 1ª fase / 13ª rodada
Local: Arena da Amazônia – Manaus/AM
Horário: 16h (17h de Brasília)
Público presente: 3.598
Renda: R$ 26.280,00
Árbitro: Felipe da Silva Gonçalves Paludo (RJ)
Árbitros Assistentes: Thiago Rosa de Oliveira (RJ) e Daniel do Espírito Santo Parro (RJ)
Gols: Alvinho 11min e 27 min 1ºt e Renanzinho 38 min e 44 min 2ºt (Manaus) e Weriton 34 min 1ºt contra e Mateus Anderson 28 min 2ºt (Ferroviário-CE)
Advertências: Guilherme Pira, Paulo Sérgio e Rafael Rosa (Manaus) e Gabriel Marques e Natan (Ferroviário-CE)
Expulsão: Emerson Souza (Ferroviário-CE)
Manaus: Matheus Inácio, Weriton, Claudinho, Paulo Sérgio, Rafael Rosa, João Denoni (Rayne), Felipe Baiano (Rogério), Luiz Felipe (Branquinho), Guilherme Pira, Roney (Renanzinho) e Alvinho (Ibipiano). Técnico: João Brigatti.
Ferroviário-CE: Jean, Marco Martins (Mateus Anderson), Vitão (Gabriel Marques), Gabriel Neto, Fredson, Émerson, Alemão, Émerson Souza, Breno (Natan), Dudu (Gustavo) e Edson Cariús. Técnico: Sidney Júnior.