Da redação do Sports Manaus, com informações – Por Redação Jogada10 –
Tricolor sai na frente, mas concede virada para o Verdão com falhas de Fábio e Martinelli; Palmeiras sobe, e Flu estaciona no Brasileirão
Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon
O Fluminense até saiu na frente, mas perdeu a quarta seguida na temporada, sendo a terceira no Maracanã. Nesta quarta-feira (23/7), no Maior do Mundo, o Tricolor perdeu por 2 a 1 para o Palmeiras, de virada, pela 16ª rodada do Brasileirão, seguindo sua má fase pós-Mundial e estacionando na oitava colocação, com 20 pontos. Já o Verdão, que chega ao segundo triunfo seguido, ganha posição, subindo para terceiro, agora com 29 pontos.
Cano, cobrando pênalti, abriu o placar para o Fluminense, enquanto Maurício e Vitor Roque – um em cada tempo – viraram o prélio, encerrando o jejum de dez jogos sem vitórias do Palmeiras no Maracanã. Falhas graves de Fábio e Martinelli foram decisivas para o resultado.
Primeiro tempo
Samuel Xavier, em tentativa de fora da área, carimbou o rosto de Micael, aos 29′. Já aos 32′, pênalti para o Fluminense. Soteldo cruzou da esquerda, Freytes tentou o chute de primeira, mas foi atingido por Facundo Torres. Cano foi para a bola e mandou para o fundo da rede, aos 35′. Foi apenas o segundo gol do argentino nos últimos dez jogos.
No último lance do primeiro tempo, uma cena rara: falha grave de Fábio. Sosa – que entrara na vaga do lesionado Felipe Anderson – fez jogada incrível pela esquerda e cruzou. Maurício, totalmente livre, testou em cima do arqueiro. O experiente goleiro tentou encaixar a bola, mas a viu escorregar e entrar na bochecha da rede: 1 a 1 na primeira finalização do Palmeiras no jogo.
Segundo tempo
A etapa final começou emocionante. Facundo Torres aproveitou passe de Vitor Roque e, da cara do gol, finalizou, sendo travado por Ignácio. A bola subiu, e Vitor Roque tentou de cabeça com o gol vazio, mas Fuentes tirou em cima da linha, salvando o Flu, logo a 2′. E, em nova falha defensiva do Fluminense, o Palmeiras virou o jogo. Martinelli saía jogando e tentou passe para trás na altura da meia-lua. Vitor Roque, então, interceptou o passe, driblando Freytes e chutando de canhota para superar Fábio, aos 16′.
Renato Gaúcho, então, começou a promover substituições, buscando recolocar o Fluminense no controle do jogo. Colocou Keno, Ganso, Everaldo e John Kennedy, além de Thiago Silva – esta, em substituição forçada por conta da lesão de Ignácio. No entanto, a posse de bola do Flu foi infértil, com poucas chances e criadas e muitos cruzamentos. Ainda daria tempo para Allan, do Palmeiras, levar vermelho por cotovelada em Samuel Xavier, no último lance do jogo. Vaias da torcida do Fluminense marcaram, assim, o apito final.
Próximos passos de Fluminense e Palmeiras
O Fluminense enfrenta mais um paulista. No domingo (27/7), às 16h (de Brasília), visita o São Paulo, no Morumbis, pela 17ª rodada do Brasileirão. No torneio, a equipe de Renato Gaúcho amarga a oitava posição, ainda sem somar pontos após a quarta colocação no Mundial de Clubes. O Tricolor possui 20 pontos.
Já o Palmeiras, que sobe para terceiro, com 29 (e dois jogos a menos que o líder Cruzeiro), volta a campo no sábado (26/7), quando recebe o Grêmio, também pela 17ª rodada. A bola rola às 21h.
FLUMINENSE 1 x 2 PALMEIRAS
Campeonato Brasileiro 2025 – 16ª rodada
Data e horário: 23/7/2025, às 19h (de Brasília)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Público presente: 21.082 presentes / R$ 905.733,00
Gols: Germán Cano, 35’/1ºT (1-0); Maurício, 45+4’/1ºT (1-1); Vitor Roque, 16’/2ºT (1-2)
FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Ignácio (Thiago Silva, 15’/2ºT), Freytes e Fuentes; Martinelli, Hércules e Nonato (Ganso, 21’/2ºT); Serna (Keno, 15’/2ºT), Soteldo (John Kennedy, 30’/2ºT), Cano (Eve, 30’/2ºT). Técnico: Renato Gaúcho
PALMEIRAS: Weverton; Giay, Gómez, Micael e Vanderlan; Moreno, Evangelista (Emi Martínez, 27’/2ºT) e Maurício (Raphael Veiga, 35’/2ºT); Facundo Torres (Allan, 27’/2ºT), Felipe Anderson (Sosa, 34’/1ºT) e Vitor Roque (Flaco López, 27’/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Thiaggo Americano Labes (SC) e Henrique Ney Ribeiro (SC)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)
Cartões Amarelos: Fuentes (FLU); Evangelista, Torres (PAL)
Cartão Vermelho: Allan (PAL), aos 45+6’/2ºT*
*Expulso direto após acertar o rosto de Samuel Xavier com o cotovelo.

