Foto: Milly Barreto / Nacional
Após cinco meses longe da bola, a garotada do Nacional retorna as atividades, na quarta-feira, 26/8, no Centro de Treinamento (CT) Barbosa Filho, zona Leste da cidade. A equipe azulina vai se preparar para o jogo único com o Avaí-SC, pela Copa do Brasil sub-20, no dia 7 de outubro, em Santa Catarina. Anteriormente, a partida seria realizada em abril, mas por conta da pandemia da Covid-19, o confronto será agora no segundo semestre.
O treinador do Leão da Vila Municipal, José Ribamar, afirmou ao SPORTS MANAUS, que esse longo período foi prejudicial para as duas equipes que vão lutar pela vaga na competição. Ele disse, que o time antes, já vinha se preparando desde janeiro, mas agora vai recomeçar o trabalho praticamente do zero.
– Tanto para nós foi prejudicial, quanto para o Avaí. Acredito que eles tinham um trabalho focado, mas de repente houve essa paralisação, enfim, ficou o mesmo tempo parado em relação a nós também. Com certeza, o Avaí também foi prejudicado, porque eles pararam a base, mas as dificuldades são para os dois clubes – comentou.
Apesar das adversidades de jogar fora de casa, buscar a classificação e seguir na Copa do Brasil, o comandante do Naça, disse que conta com a mesma base, mas agora com garotos que integram o time profissional.
– Nós estamos aproveitando todos os atletas e temos do sub-20 agora no profissional cinco jogadores. Sendo assim, teremos ainda mais jogadores disputando a Série D com Nacional, caso passe pela fase classificatória. Teremos um período longo desses garotos, sendo aproveitados no time, assim como, garotos que destacaram no sub-17. Por exemplo, o Gustavo, que jogou o sub-17, sub-19, sub-20 e sub-21 ano passado, mas infelizmente não esteve na Copa São Paulo por ter sofrido uma fratura na tíbia – citou Ribamar, mas ainda acrescentou.
– Nós já temos um grupo formado, e temos uma equipe profissional que está treinando. A gente vai fazer alguns jogos-treinos com ele. Isso para nós é importante, porque coloca os garotos em atividade com uma categoria mais avançada, o que pode ser uma vantagem. É difícil falar em treinamento, com toda essa questão da segurança que devemos sobre a pandemia, mas vamos fazer um bom trabalho. A gente não pode avaliar o grupo num período curto, mas acredito que o nosso elenco já vem focado, desde a Copa São Paulo – finalizou.