SportsManaus
FUTEBOLFUTEBOL AMAZONENSE

Com início dia 28/1 e fim dia 16/4, reunião do Conselho Técnico define datas e fórmula de disputa do Amazonense 2023

A próxima reunião será na terça-feira, 18/10, às 15h (16h de Brasília), também na sede da federação.

Com início dia 28 de janeiro e término 16 de abril de 2023, representantes das 10 equipes, que vão disputar o Campeonato Amazonense da Série A, em reunião do Conselho Técnico, definiram alguns itens da próxima temporada, juntamente com dirigentes da FAF. O encontro foi realizado na tarde desta terça-feira, 11/10, no auditório Antônio Prudente da Costa, o Chinelinho, na sede da federação, no centro da cidade. Participaram dirigentes de Manaus, Princesa do Solimões, Nacional FC, Fast Clube, Amazonas FC, Manauara EC, EC Iranduba, Operário EC, Rio Negro, sendo único ausente o responsável do Parintins FC.

Para o vice-presidente em exercício da FAF, Pedro Augusto, as propostas colocadas na mesa pela entidade foram bem aceitas, com exceção de algumas, mas no total houve um consenso de clubes e da entidade.

– Sim, a federação ficou muito satisfeita dos 10 clubes participantes, sendo que nove compareceram, só não o representante de Parintins. Tenho certeza, que as propostas que foram apresentadas são de melhoria na disputa do Campeonato Amazonense e foi bem aceita por todos. A gente chegou a um consenso, na qual esse aceite da atualização do regulamento específico e do campeonato de 2023 vai gerar uma competição bem disputada – comentou ao SPORTS MANAUS, mas ainda frisou.

– Esses clubes não estão só se preparando para um bonito campeonato, mas também estão visando a participação nos Brasileiros das Séries C e D, onde nós temos os nossos representantes. Tenho certeza, que será uma competição que vai trazer bom público para prestigiar a evolução desses clubes, que subiram e que vão estar participando da competição – completou Pedro.

Sugestão

De acordo com o dirigente da federação, foi colocado em pauta o começo e final do estadual com outras datas, mas que não foram aceitas pelos clubes. Para ele, o pensamento era apenas de também ajudar os times, que estão nas competições nacionais, com relação ao tempo de preparação.

– A gente fez essa proposta para que ficasse um pouco de tempo, entre a final do campeonato e o início da participação no Campeonato Brasileiro. A gente que lida com o esporte, sabe que o atleta não consegue manter todo um rendimento adequado para as duas competições seguidas. O jogador tem que ter um tempo de recuperação, entre uma competição e outra – alertou o comandante da FAF.

Definição

A fórmula de disputa é praticamente a mesma deste ano. Na primeira fase, será em turno único com pontos corridos, com as equipes jogando todas entre si em nove rodadas. Os cinco primeiros na Série A deste ano na classificação geral terão o direito de ser os mandantes em cinco partidas. Os oitos primeiros colocados garantem vaga na segunda fase. Os dois últimos colocados serão rebaixados para a divisão de acesso de 2024.

Na segunda fase, serão realizados os jogos pelas quartas de final, com jogos de ida e volta. O primeiro lugar encara o oitavo; o segundo pega o sétimo; o terceiro enfrenta o sexto. Já o quarto joga com o quinto. A equipe de melhor campanha na primeira fase, leva a vantagem do mando de campo para o jogo de volta e terá o direito de jogar por dois resultados iguais.

A terceira fase, será a semifinal, com os times em jogos de ida e volta. Os critérios são os mesmos da segunda fase. Já na quarta fase, acontece a final, também com jogos de ida e volta. Da mesma forma, vale os critérios da fase anterior, com a decisão prevista para o dia 16 de abril.  

 

Outras postagens...

Wladimir Araújo lamenta redução salarial como motivo de sua saída do Fast Clube

Paulo Rogério

Já classificado, Manauara goleia o São Raimundo-RR e garante o primeiro lugar no grupo A na Série D

Paulo Rogério

Para subir na tabela na Copa Amazonas Sub-20, Sul América pega o Inter Academy, na Ulbra

Paulo Rogério

Leave a Comment

Este site usa cookies. Isto é necessário para que sua navegação seja mais eficiente. Não coletamos nenhum dado pessoal do seu navegador. Entendi! Leia mais...