Da redação do Sports Manaus, com informações – Assessoria de comunicação
Atletas da Uninilton Lins venceram time mexicano por 21 a 20
Foto: Jorge Ramirez e Arquivo dos atletas
A equipe masculina de basquete 3×3 da Universidade Nilton Lins faturou nesta sexta-feira (07/07), a medalha de bronze nos Jogos Universitários Pan-Americanos, mais conhecido como Fisu América. O evento, que é organizado pela Federação Internacional de Esporte Universitário na América e está na quinta edição, foi realizado em Chihuahua, no México.
A vaga na competição veio após a equipe brasileira conquistar o vice-campeonato na 12ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Praia, realizado em maio, na cidade de São Luís, no Maranhão.
Após vencerem as equipes de México, Peru e Equador, na primeira fase, os representantes brasileiros acabaram tropeçando na semifinal contra a UACJ, do México, por 13 a 15.
Com sede de vitória após oito jogos, os amazonenses mostraram todo o seu talento em quadra e após uma disputa acirrada contra a UACH, do México, venceram a partida por 21 a 20 e garantiram um lugar no pódio.
Para o estudante do 2° período de Administração da Uninilton Lins, a Francisco Mady, 23, a conquista simboliza e muito os esforços para chegar até a competição.
“É simplesmente surreal o que vivemos nesta competição, uma mistura de sentimentos. Estou muito feliz por essa conquista. Claro que o objetivo era o ouro, mas poder representar o nosso país e subir no pódio não tem preço”, destacou.
Além de Francisco, a equipe é formada pelos estudantes de Administração Victório Cestaro e Carlos Loss, e por Vinícius Lima, que cursa Direito, todos da Uninilton Lins.
Dever cumprido – Para a presidente da Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud), Lilian Valente, a equipe estava preparada para o desafio e fez um excelente trabalho “fora de casa”.
“Nossos atletas deram show no JUBs Praia, quando conquistaram a vaga para o Pan-Americano e desde então continuaram se dedicando para obter o melhor resultado nesta competição. A medalha veio e todos nós estamos muito felizes pela conquista porque mostra o quanto o desporto universitário amazonense tem evoluído e pode crescer ainda mais se tiver oportunidade”, afirmou.