SportsManaus
OUTROS ESPORTESVÔLEI

Basquete 3×3 do Amazonas fatura prata nos JUBs Praia 2023 e garante vaga para o Pan-Americano Universitário da modalidade, no México

Da redação Sports Manaus, com informações – Assessoria Faud

Atletas da Uninilton Lins disputaram a final contra a equipe de São Paulo

Foto: Divulgação/Faud

Em uma final eletrizante entre Amazonas e São Paulo, a equipe de basquete masculina 3×3 da Universidade Nilton Lins faturou nesta sexta-feira (28/04), o vice-campeonato na 12ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Praia e para consagrar ainda mais a conquista, garantiu também uma vaga no Pan-Americano Universitário da modalidade, que será realizado em junho, no México.

As disputas do dia começaram com a vitória do Amazonas nas oitavas, por 22 a 4, sobre a Bahia. Nas quartas, partida acirrada contra Alagoas, que acabou sendo derrotada por 20 a 18. Na semifinal, os amazonenses superaram a equipe do Mato Grosso do Sul por 17 a 16.

A grande final foi disputada contra a equipe de São Paulo. Apesar dos esforços do time baré, que jogou com muita garra cada minuto, não foi possível reverter o placar, que terminou em 18 a 13 para os paulistas.

Com o título de vice-campeões brasileiros universitários, veio ainda o direito a uma vaga para disputar o Pan-Americano Universitário de Basquete 3×3, que será realizado em junho de 2023, no México. Para o estudante do 1° período de Educação Física da Uninilton Lins, Victório Cestaro, de 23 anos, o sentimento é de dever cumprido.

“Nossa meta ao vir competir o JUBs Praia 2023 era conquistar uma vaga para o Pan-Americano e conseguimos alcançar nosso objetivo. Além disso, faturamos a medalha de prata nesta competição, que reúne as melhores equipes do país, então para nós é uma satisfação poder fazer parte de tudo isso”, destacou o atleta, que falou ainda sobre a disputa final contra o time paulista.

“Sabíamos que a disputa pelo ouro não seria fácil, pois iríamos enfrentar uma equipe muito forte e qualificada. Acredito que faltou um pouco de condicionamento físico, sentimos o cansaço, mas demos o nosso melhor, suprimos com o coração, com a vontade, com a raça, e ano que vem voltaremos mais fortes em busca do ouro”, afirmou.

Além de Victório, a equipe é formada pelos estudantes de Educação Física Francisco Mady e Carlos Loss, e por Vinícius Lima, que cursa Direito, todos da Uninilton Lins.

Classificação – Além do basquete, o vôlei 4×4 misto também mostrou a que veio e garantiu a classificação para disputar a final do JUBs Praia 2023.

A primeira partida, válida pelas quartas de final da competição, foi contra Roraima, que acabou derrotada por 2 sets a 0, com parciais de 21×16 e 21×15. Na semifinal, a equipe da Paraíba começou na frente ao vencer o primeiro set por 21 a 13. Em seguida, o Amazonas conseguiu se recuperar e venceu o set por 21 a 16. A vaga para a final da competição foi decidida no tie-break, com vitória dos amazonenses por 15 a 13.

Para o capitão da equipe, o estudante do 6° período de Educação Física da Uninilton Lins, Alessander Santos, 32, a final será um jogo bastante difícil. “Sabemos da qualidade da equipe adversária, mas vamos pra cima. Nosso time qualidade técnica, muita força de vontade e vamos jogar para sermos campeões da competição. Tenho certeza que daremos o nosso melhor e vamos em busca do título para o Amazonas”, ressaltou.

A disputa pelo título da competição será contra a equipe do Ceará, sendo realizada neste sábado (29/04), às 10h30, com transmissão pelos canais da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), através do link https://www.youtube.com/@CBDUTV e https://www.twitch.tv/cbdutv).

A competição – Aproximadamente 1,6 mil pessoas estão participando da 12ª edição dos JUBs Praia, representando 24 estados brasileiros, entre elas atletas, técnicos, dirigentes, árbitros, staffs, voluntários e comitê organizador.

O Amazonas possui 24 atletas, nos naipes masculino, feminino e misto, competindo em seis modalidades, são elas beach wrestling (categoria e absoluto), beach tênis, voleibol de praia, vôlei 4×4 misto, futevôlei e basquete 3×3.

 

 

 

 

Outras postagens...

Marcus D’Almeida assume liderança do ranking mundial do tiro com arco

Paulo Rogério

Natação paralímpica: Gabriel Araújo bate recorde mundial na Inglaterra

Paulo Rogério

Equipe amazonense de vôlei 4×4 da Uninilton Lins é a vice-campeã dos JUBs Praia 2023, no Maranhão

Paulo Rogério

Leave a Comment

Este site usa cookies. Isto é necessário para que sua navegação seja mais eficiente. Não coletamos nenhum dado pessoal do seu navegador. Entendi! Leia mais...