Da redação do Sports Manaus, com informações – Escrito por Lance! – Publicada em 30/10/2023 – 20:04 • Paris (FRA)
Ao todo, foram oito premiações entre clubes, jogadores, goleiros e causas sociais
Foto: FRANCK FIFE / AFP
A tarde desta segunda-feira (30) não foi marcada por partida de futebol, mas pela grande cerimônia de premiação da Bola de Ouro 2023, realizada pela revista France Football, no Teatro Châtelet, em Paris. As grandes conquistas ficaram com Lionel Messi, do Inter Miami, e Aitana Bonmatí, do Barcelona, eleitos os melhores jogadores do mundo.
A cerimônia da Bola de Ouro 2023 também teve a premiação de melhor goleiro, jogador sub-21, artilheiro, melhores clubes masculino e feminino e o prêmio Sócrates. Confira abaixo, no Lance!, os vencedores de cada categoria.
BOLA DE OURO MASCULINA
Pela oitava vez, Lionel Messi conquistou o título de melhor jogador do mundo, desbancando Erling Haaland, do Manchester City, e o ex-companheiro Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain.
BOLA DE OURO FEMININA
Aos 25 anos, a meio-campista do Barcelona Aitana Bonmatí se tornou a melhor jogadora do mundo após ter 2023 marcado por grandes conquistas. Pelo clube espanhol, Aitana venceu a Champions League e La Liga, enquanto pela seleção espanhola, faturou a Copa do Mundo. Sam Kerr, do Chelsea e Austrália, ficou em segundo lugar, seguida da espanhol Salma Paralluelo, também do Barça.
TROFÉU YASHIN
Sem grande surpresa, Emiliano Martínez, do Aston Villa, foi eleito o melhor goleiro do mundo. Em 2022, ‘Dibu’ conquistou a Copa do Mundo 2022 com a Argentina, sendo marcado por uma grande defesa no final da partida, em finalização de Kolo Muani. O brasileiro Ederson, do Manchester City, ficou em segundo lugar, acompanhado de Yassine Bounou, do Al-Hilal, ex-Sevilla, e do Marrocos.
TROFÉU KOPA
O prêmio de melhor jogador sub-21 do planeta ficou com a grande sensação da temporada, Jude Bellingham. Aos 20 anos, o jogador do Real Madrid, ex-Borussia Dortmund, e da seleção inglesa desbancou Pedri, do Barcelona e Espanha, e Musiala, do Bayern de Munique e Alemanha.
TROFÉU GERD MÜLLER
A estrela do Manchester City e da seleção norueguesa conquistou o Troféu Gerd Müller, entregue ao maior goleador da temporada. Em 2022/23, Erling Haaland marcou 56 gols, seguido de Kylian Mbappé (54) e Harry Kane (40).
CLUBES DO ANO
Esta premiação é dada aos clubes mais vencedores da temporada. Pela categoria feminina, o Barcelona foi premiado ao conquistar a tríplice coroa, Champions League, Supercopa da Espanha e La Liga. Pelo masculino, três títulos também foram os fatores decisivos para o Manchester City levar o prêmio. O time inglês faturou a Champions League, Premier League, Copa da Inglaterra e Supercopa da Europa.
PRÉMIO SÓCRATES
Deu Brasil! Vinícius Júnior conquistou o prêmio em homenagem ao ex-jogador do Corinthians, falecido desde 2011. O troféu é concedido aos jogadores envolvidos em ações solidárias e projetos sociais. O atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira é dono do Instituto Vini Jr.
CONFIRA A LISTA COMPLETA DOS 30 MELHORES JOGADORES DO MUNDO 2022/23
1. Messi (PSG/Inter Miami e Argentina)
2. Haaland (Manchester City e Noruega)
3. Mbappé (Paris Saint-Germain e França)
4. De Bruyne (Manchester City e Bélgica)
5. Rodri (Manchester City e Espanha)
6. Vinícius Júnior (Real Madrid e Brasil)
7. Julián Álvarez (Manchester City e Argentina)
8. Victor Osimhen (Napoli e Nigéria)
9. Bernardo Silva (Manchester City e Portugal)
10. Modrić (Real Madrid e Croácia)
11. Salah (Liverpool e Egito)
12. Lewandowski (Barcelona e Polônia)
13. Yassine Bounou (Sevilla/Al-Hilal e Marrocos)
14. Gündogan (Manchester City/Barcelona e Alemanha)
15. Emiliano Martínez (Aston Villa e Argentina)
16. Benzema (Real Madrid/Al-Ittihad e França)
17. Kvaratskhelia (Napoli e Geórgia)
18. Bellingham (Borussia Dortmund/Real Madrid e Inglaterra)
19. Harry Kane (Tottenham/Bayern de Munique e Inglaterra)
20. Lautaro Martínez (Inter de Milão e Argentina)
21. Antoine Griezmann (Atlético de Madrid e França)
22. Kim Min-Jae (Bayern de Munique e Coreia do Sul)
23. André Onana (Inter de Milão/Manchester United e Camarões)
24. Bukayo Saka (Arsenal e Inglaterra)
25. Josko Gvardiol (Manchester City e Croácia)
26. Jamal Musiala (Bayern de Munique e Alemanha)
27. Nico Barella (Inter de Milão e Itália)
28. Martin Ödegaard (Arsenal e Noruega)
29. Kolo Muani (Eintracht Frankfurt/PSG e França)
30. Rúben Dias (Manchester City e Portugal)