Pelo número de equipes no campeonato, as quatro últimas na fase classificatória descerão para a disputa do Amazonense da Série B
Com a presença de 10 representantes, das 12 equipes que irão participar do Campeonato Amazonense da Série A de 2022, ficou definido que o estadual inicia dia 29 de janeiro e vai até 2 de abril. A primeira reunião do Conselho Técnico foi realizada na tarde desta terça-feira, 16/11, no auditório Antônio Prudente da Costa, o Chinelinho, da Federação Amazonense de Futebol (FAF). O encontro contou com dirigentes do Manaus, Amazonas, Nacional, Princesa do Solimões, Penarol, Manauara, Clipper Clube, Iranduba e Operário.
Coordenado pelo vice-presidente e no exercício da presidência da federação, Pedro Augusto, junto com os dirigentes acompanhou ainda a definição da fórmula de disputa, em que todos se enfrentam entre si em turno único, com os oito primeiros times seguindo às quartas de final, ficando as outras rebaixadas para a divisão de acesso do ano que vem. Os jogos da próxima fase de ida e volta serão disputados com a vantagem do mando de campo e do empate para quem tiver a melhor campanha na fase anterior.
De acordo com Pedro Augusto, o estadual da próxima temporada promete ser um dos mais difíceis de todos os tempos, em virtude do descenso com quatro equipes ao final da primeira fase.
– Acredito que será um campeonato bem disputado, porque em 2020 foi um ano totalmente atípico para o planeta, e aqui em Manaus não foi diferente. Em razão desta excepcionalidade, a competição será com 12 clubes, onde quatro ao final da competição descerão para a Série B e depois disso se normalizará o acesso com dois subindo – disse ao SPORTS MANAUS, mas ainda citou.
– Essa situação, eu tenho a plena certeza fará uma disputa muito grande. Ninguém vai querer descer, disso eu não tenho dúvida. Isso implica em uma melhor preparação, em uma troca de responsabilidade de clube, atleta e vice versa, onde a federação não ficará longe disso. Vamos fazer de tudo para que a competição seja bem realizada, com segurança e dando aos participantes o necessário para que a competição aconteça – comentou Pedro Augusto.
A próxima reunião do Conselho Técnico do campeonato será na quinta-feira, 25/11, às 15h, no auditório da FAF, no centro da cidade.