Da redação do Sports Manaus, com informações – Escrito por João Marcos –
Clube espanhol tem três dos principais favoritos ao prêmio de melhor do mundo
Foto: Jaime Reina / AFP; Thomas Coex / AFP; Oscar del Pozo / AFP
A revista “France Football” divulga nesta quarta-feira (4) os finalistas da Bola de Ouro, prêmio dado para o melhor jogador do mundo na última temporada. Entre os finalistas, a expectativa é que exista uma quantidade razoável de jogadores do Real Madrid, atual campeão da Champions League.
Mais do que isso: a tendência é de que o vencedor do troféu venha justamente do clube espanhol. Isso porque os atacantes Kylian Mbappé e Vinícius Júnior, além do meia Jude Bellingham, estão entre os grandes favoritos a faturar o prêmio.
Destes três, o menos cotado para vencer a Bola de Ouro, surpreendentemente, é o francês. Atuando pelo PSG na última temporada, Mbappé não brilhou como se esperava sem a presença de Neymar e Messi no ataque da equipe. Apesar dos incríveis 44 gols em 48 jogos (com mais 10 assistências), o craque venceu apenas o “protocolar”: Campeonato Francês e a Copa da França.
Na competição que podia desequilibrar a disputa e dar vantagem para o francês, a Eurocopa, a França até chegou longe (semifinal), mas acabou derrotada para a Espanha, que viria a se sagrar campeã do torneio. Com uma fratura no rosto, e tendo de atuar com uma máscara protetora, Mbappé acabou marcando apenas um gol em cinco jogos disputados, em rendimento considerado abaixo da expectativa.
A trajetória de Bellingham na competição de seleções não foi muito diferente. O inglês, embora vice-campeão, ficou “vendido” em uma equipe sem padrão tático, muito dependente de individualidades. O meia até foi decisivo na virada diante da Eslováquia, pelas oitavas de final da competição, com um gol nos acréscimos que levou a partida para a prorrogação. Ainda assim, pouco pelo que demonstrou na primeira metade da temporada atuando pelo Real Madrid.
Alternando as funções de meia-armador e centroavante, Bellingham mostrou estrela ao decidir dois clássicos diante do Barcelona: marcou os dois gols na vitória por 2 a 1 fora de casa, de virada; e balançou as redes no último minuto do jogo do returno, triunfo por 3 a 2. No total, foram 23 gols e 13 assistências em 43 jogos na sua temporada de estreia pelos merengues.
Uma lesão na segunda metade da temporada, às vésperas do início das oitavas de final da Champions League, foi o que interrompeu o desempenho espetacular do meia e permitiu a Vinícius Júnior se colocar na disputa pelo prêmio.
O brasileiro, ao contrário de Bellingham, se machucou na primeira metade da temporada. Mas o seu desempenho a partir do mês de janeiro, quando retornou, não deixa em nada a desejar se comparado com o parceiro de equipe: o atacante também decidiu um clássico diante do Barcelona, vitória por 4 a 1 na final da Supercopa, e balançou as redes na decisão da Liga dos Campeões contra o Borussia Dortmund.
O ponto fraco da trajetória de Vini na temporada está justamente na Copa América, com desempenho até mais decepcionante que os companheiros de equipe: a Seleção Brasileira acabou eliminada ainda nas quartas de final, nos pênaltis, diante do Uruguai, atuando com um homem.
Vale lembrar que o atacante estava suspenso deste jogo pelo terceiro cartão amarelo, o que rendeu uma série de críticas ao comportamento do atleta dentro de campo, especialmente com relação às suas reações a provocações dos adversários. No total, Vini Jr marcou dois gols em três jogos da Copa América. Pelo Real Madrid, balançou as redes 24 vezes e deu nove assistências em 39 partidas.
Com seus prós e contras, os três craques do Real Madrid vão disputar o voto dos 180 jornalistas que elegem o melhor jogador do planeta. Outros concorrentes, como Harry Kane, do Bayern de Munique, e Rodri, do Manchester City, correm por fora. O vencedor da Bola de Ouro será anunciado em cerimônia no dia 28 de outubro.