Da redação do Sports Manaus, com informações – Por Comitê Olímpico do Brasil – 10 de out, 2024 às 17:00 | 3 minutos de leitura
Iniciativa reúne 75 profissionais, que atuam nas categorias de base, para potencializar o desempenho de jovens atletas e troca de conhecimento
Foto: Alexandre Loureiro/COB
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) deu início, nesta quarta-feira (9), ao IV Workshop de Desenvolvimento Esportivo, iniciativa voltada para a formação e o aprimoramento das estratégias de treinamento de jovens atletas. A programação segue até esta sexta-feira (11) e reúne, no Centro de Treinamento do COB, cerca de 70 gestores, coordenadores técnicos e treinadores com atuação nas categorias de base de 42 modalidades olímpicas para compartilhar experiências e melhores práticas.
Paulo Wanderley, Presidente do COB, e Kenji Saito, diretor da área de Desenvolvimento e Ciências do Esporte, participaram da abertura e falaram sobre a importância do workshop.
“Esta é uma iniciativa criada há poucos anos na nossa gestão, dentro da área de Desenvolvimento Esportivo, e que recebe bastante atenção do COB, porque vem mostrando resultados práticos. É essencial que possamos criar um ambiente colaborativo e inovador, garantindo que as novas gerações brilhem nas mais diversas modalidades. Sabemos que o futuro do Brasil no cenário olímpico depende do investimento no talento que se forma nas categorias de base e é a partir deste trabalho que cultivamos futuros campeões”, afirmou Paulo Wanderley.
“Ao longo dos últimos anos tivemos a oportunidade de compartilhar experiências e alinharmos estratégias para garantir que nossos atletas tenham as melhores condições para alcançar seu potencial máximo. O COB sozinho não é responsável pelo desenvolvimento de todas as modalidades. É um trabalho em conjunto com as Confederações e é para isso que serve esse tipo de iniciativa: nivelar o máximo possível o conhecimento que temos dentro do nosso sistema esportivo”, reforçou Kenji Saito.
A programação do evento inclui discussões sobre as etapas do Caminho de Desenvolvimento de Atletas (CDA), a transição de júnior para adulta, a importância da utilização de indicadores de desempenho e inteligência esportiva, os critérios para definição de grupos de atletas a serem monitorados e desenvolvidos, além da construção de planos individualizados de desenvolvimento. Durante três dias, serão oferecidas atividades interativas, como mesas-redondas e dinâmicas em grupo, visando a troca de conhecimentos entre os participantes.
“Espero adquirir bastante conhecimento para aplicar na nossa modalidade e poder contribuir com os projetos e programas que temos na Confederação. Muitas vezes outras modalidades também têm a realidade parecida com a nossa e a intenção é interagir com eles também”, disse Henrique Precioso, diretor-técnico da Confederação Brasileira de Taekwondo.
“A dinâmica do IV Workshop ocorre em momento propício para balizarmos o que já foi construído em termos do Modelo de Desenvolvimento de Atletas de Golfe no Brasil (a ser publicado em novembro) e nos prepararmos, com maior conhecimento e robustez, para a próxima etapa que tratará da implementação do modelo, suporte e monitoramento do CDA – Caminho de Desenvolvimento de Atletas”, finalizou Lilian Urata, da Confederação Brasileira de Golfe.