SportsManaus
NOTÍCIAS

CBF demite Wilson Seneme e muda estrutura da Comissão de Arbitragem

Da redação do Sports Manaus, com informações – 21bfbdb5-0a0f-44df-b58f-7fa73c17eff2_DOLZAN-5X7-baixa4-aspect-ratio-1024-1024Marcio Dolzan – Rio de Janeiro (RJ) – Dia 13/02/2025 – 16:39 – Atualizado há 2 horas

Entidade anuncia criação de ‘Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais’

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

A CBF demitiu Wilson Seneme, que estava há quase três anos na presidência da Comissão de Arbitragem, e decidiu criar um “Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais” para acompanhar o trabalho do quadro de árbitros do País, que nos últimos anos vem sofrendo com fortes críticas. O anúncio das mudanças foi feito pelo presidente da confederação, Ednaldo Rodrigues, em transmissão realizada ao vivo pela CBF TV na tarde desta quinta-feira (13).

— É uma comissão multidisciplinar, com nomes internacionais, e também com aqueles que fazem parte do futebol brasileiro — explicou Ednaldo.

O comitê consultivo contará com os ex-árbitros Néstor Pitana (Argentina), Nicola Rizzoli (Itália) e Sandro Meira Ricci, que atuaram nas Copas do Mundo de 2014 e 2018. A Comissão de Arbitragem da CBF, por sua vez, será coordenada por Rodrigo Cintra e terá Luiz Flávio de Oliveira, Marcelo Van Gasse, Fabrício Vilarinho, Luiz Carlos Câmara Bezerra, Eveliny Almeida e Emerson Filipino Coelho.

Seneme cai menos de três anos após assumir Comissão de Arbitragem da CBF

Durante a transmissão, anunciada apenas minutos antes pela CBF, não ficou claro como será a atuação desse novo “Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais”. Depois, a confederação explicou que o grupo terá “contato diário” com a Comissão de Arbitragem para analisar lances polêmicos da rodada. “Os três integrantes do comitê terão poder de voto, a fim de direcionar decisões da Comissão de Arbitragem”, explicou a CBF.

 

— Queria agradecer muito pelo trabalho desenvolvido pelo Wilson Seneme. Neste período de quase três anos ele fez tudo o que poderia, mas a CBF tira agora a condução da arbitragem de uma única pessoa — comentou Ednaldo Rodrigues.

O presidente da CBF também anunciou a criação da Escola Nacional de Árbitros, e declarou que a entidade irá trabalhar desde já para tornar árbitro de futebol em profissão regulamentada — ou seja, profissionalizar a atuação deles.

— Em até 24 meses queremos ter um projeto bem estruturado para que a CBF posso apresentar ao Congresso Nacional a profissionalização dos árbitros — afirmou Ednaldo.

 

Outras postagens...

João Fonseca faz história, atropela Rublev e avança no Australian Open

Paulo Rogério

Arrascaeta marca, Flamengo vence Bahia e se classifica na Copa do Brasil

Paulo Rogério

Por que Flamengo ‘segurou’ renovação de Gabigol e a exigência que dificulta negócio com Corinthians

Paulo Rogério

Leave a Comment

Este site usa cookies. Isto é necessário para que sua navegação seja mais eficiente. Não coletamos nenhum dado pessoal do seu navegador. Entendi! Leia mais...