Da redação do Sports Manaus, com informações – Por Redação da TNT Sports –
Entidade brasileira solicita à Conmebol que clube cearense seja declarado vencedor após invasão de campo e tragédia em Santiago
Foto: Marcelo Hernandez/Getty Images
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) emitiu nota oficial nesta sexta-feira (11) lamentando a morte de dois torcedores chilenos e os episódios de violência ocorridos durante a partida entre Colo-Colo e Fortaleza, pela Libertadores, em Santiago. A entidade também solicitou à Conmebol que o Fortaleza seja declarado vencedor por 3 a 0, com base no regulamento disciplinar da competição.
O pedido foi formalizado ainda na madrugada, quando a CBF enviou documento ao Diretor de Competições da Conmebol, Fred Nantes, alegando responsabilidade do clube mandante pelos incidentes. Mais tarde, a entidade reforçou o conflito com nova comunicação, agora direcionada aos órgãos judiciais da entidade sul-americana, apresentando os artigos que sustentam o pedido de vitória para o clube brasileiro.
O confronto entre Colo-Colo e Fortaleza foi interrompido aos 20 minutos do segundo tempo, quando torcedores invadiram o gramado, arremessaram objetos e geraram tumulto generalizado. O placar estava em 0 a 0 no momento da paralisação. Sem condições de segurança, a arbitragem decidiu cancelar o jogo, e os atletas deixaram o campo rapidamente, sem registros de agressões diretas aos profissionais envolvidos na partida.A Conmebol informou que o Comitê Disciplinar analisará os acontecimentos dentro e fora do Estádio Monumental David Arellano antes de tomar uma decisão sobre o futuro da partida e eventuais punições ao Colo-Colo. A CBF reforçou seu apoio ao Fortaleza e afirmou que seguirá acompanhando o caso de perto.
Veja a nota completa da CBF:
A CBF informa também que enviou, na madrugada desta sexta-feira (11), às 2h10, ao Diretor de Competições da Conmebol, Fred Nantes, um documento salvaguardando os interesses do filiado e pedindo a vitória ao Fortaleza pelo placar de 3 a 0, em razão da responsabilidade do clube mandante, de acordo com o previsto no artigo 6, item 3, “g” e 24, item 2 do Código Disciplinar da Conmebol.
Na manhã desta sexta, às 9h15, a CBF ratificou a decisão e enviou a denúncia (em anexo) aos Órgãos Judiciais da Conmebol fundamentando o pedido para o clube cearense ser declarado vencedor da partida.