Da redação do Sports Manaus, com informações – FAF Imprensa
Junto a representantes de órgãos esportivos locais, entidade foi integrada às abordagens relacionadas à realização do Mundial
Foto: Deborah Melo/FAF
A Federação Amazonense de Futebol (FAF) participou na manhã desta segunda-feira (02/09) do Workshop Virtual para Cidades-Sede e Estádios Candidatos à Copa do Mundo Feminina 2027, realizado pela FIFA. O evento, que ocorreu de forma online, na Arena da Amazônia, reuniu representantes de diversas cidades brasileiras que disputam o direito de sediar a competição. O presidente da FAF, Ednailson Rozenha comentou sobre a importância do evento para a candidatura de Manaus.
“Participar deste workshop foi essencial para demonstrarmos à FIFA que Manaus está preparada para receber a Copa do Mundo Feminina. Temos a infraestrutura, o estádio, e o mais importante: uma paixão incomparável pelo futebol. Estamos comprometidos em garantir que este evento não apenas aconteça, mas deixe um legado duradouro para o Amazonas e para o Brasil”, destacou Rozenha.
Com duração de quatro horas, o workshop abordou uma extensa agenda, iniciando com as boas-vindas da FIFA e uma retrospectiva da Copa do Mundo Feminina FIFA 2023. Entre os temas discutidos, destacaram-se a visão geral do Brasil como anfitrião potencial, os critérios de seleção e avaliação dos locais, além de uma detalhada explanação sobre o processo de visitas de inspeção às cidades e estádios candidatos.
Outros pontos abordados incluíram os critérios essenciais para a seleção de locais, como acomodação, manutenção do campo, segurança, sustentabilidade, tecnologia, serviços técnicos e infraestrutura, ticketing e hospitalidade, transporte, e gerenciamento de estádios. Também foram discutidos os serviços às equipes, comunicação, e aspectos jurídicos, culminando com uma análise financeira, que contemplou os contratos de estádio, centro de treinamento e da cidade-sede.
O secretário da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (SEDEL), Jorge Elias, reforçou a dedicação do estado na busca por essa conquista.
“Atualmente, o Governo do Estado, por meio da FAF, tem investido significativamente no futebol feminino, como demonstrado pela participação do JC no Brasileirão Série A2 e do 3B na elite do Brasileirão. Esse investimento proporciona total estabilidade ao futebol feminino, provando que, com investimento e valorização, os resultados são alcançados. Com esse impulso, o Amazonas se posiciona cada vez mais na rota dos grandes eventos esportivos nacionais”, afirmou.
Com as informações e orientações obtidas no workshop, a FAF e seus parceiros continuam avançando na preparação da candidatura de Manaus como cidade-sede para a Copa do Mundo Feminina 2027, reforçando o compromisso com o desenvolvimento do esporte na região e a promoção da cultura amazonense no cenário global.