Depois do recesso de final de ano, a equipe sub-18 que vai representar o Nacional no “Porto International Cup”, iniciou a pré-temporada para competição em Portugal, na tarde desta quinta-feira, 16/1. O treino foi realizado na Ponta Negra, com cerca de 15 atletas, do total de 30 que vão jogar na Europa, na primeira quinzena de abril. A equipe conta com o apoio das empresas Manauara Eventos Esportivos e Amazon Personal Tour.
A preparação iniciou no final de setembro do ano passado, com treinos três vezes na semana. A programação prevê o trabalho de campo às segundas, quartas e sextas-feiras, em local a ser confirmado. Já nas terças e quintas-feiras, as atividades físicas vão acontecer na Ponta Negra. A garotada ainda contará com a parceria da Academia Way Fitness.
De acordo com treinador, Luciano Manauara, o trabalho começa para valer. Segundo ele, a competição vai exigir muito dos times participantes, principalmente da equipe amazonense que vai encontrar outra realidade no futebol europeu.
– A partir de agora vamos ter três meses e meio para fazer essa preparação, tanto física, como técnica e tática. Na realidade estamos voltando, onde tivemos uma parada no final do ano, e a partir de agora estamos de volta com treinamento para nossa ida a Portugal – disse Luciano.
Graduado em educação física e especialista em treinamento desportivo, Aldemir Stone, afirmou que esse momento é importante para avaliar a garotada, pois é necessário saber em que nível se encontra a condição física de cada atleta.
– Nós estamos retornando com alguns exercícios de forma avaliativa para identificar e ter parâmetros para prescrever os exercícios para prepará-los e condicioná-los para competição. A gente consegue identificar as valências físicas, de força, potencia, velocidade e verificar se o atleta está condicionado ou não – comentou o preparador físico.
Oriundo da escolinha do Nacional, o atacante Gilmar Santos Santana, 15 anos, conhecido como Mbappé, alusivo ao craque francês, disse que mesmo de férias não ficou parado.
– Me cuidei bastante nas ferais, fazendo academia e não comi muita besteira nas festas de final de ano. É importante para gente ganhar massa até a nossa viagem a Portugal. Esse treino é fundamental para conseguirmos nossos objetivos nessa competição fora do Brasil – concluiu o jovem atleta.