Da redação do Sport Manaus, com informações – Lance! – FÁBIO LÁZARO (@FabioLazaro_) – Publicada em 03/09/2023 – 18:19 – São Paulo (SP)
Cássio e Weverton fizeram milagres que definiram a ausência de gols na partida realizada na Neo Química Arena
Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon
O Palmeiras teve mais volume, mas foi o Corinthians que criou as melhores chances de gol no empate sem gols do Dérbi realizado neste domingo (3), pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. E quando as duas equipes tiveram as mais claras chances de gols, os goleiros Cássio e Weverton brilharam e praticaram milagres que garantiram a igualdade no marcador.
O jogo também contou com expulsões no fim. Murilo do lado palmeirense, por falta seguida de forte reclamação, e Maycon no corintiano, por falta dura em Endrick.
Com o resultado, a equipe alviverde perdeu a chance de encostar mais na liderança do Brasileirão, já que o Botafogo perdeu para o Flamengo, na noite do último sábado (2). O Palestra até diminuiu para 10 a distância para os cariocas, mas poderia ter encurtado ainda mais, para oito.
Já os corintianos seguem na missão de se distanciar da zona do rebaixamento, mas pode ter a diferença para o Z4 encurtada de quatro para três pontos dependendo de uma combinação de resultados.
CINCO LANCES QUE MARCARAM A PARTIDA
> !A PIPA PROVOCATIVA! Por volta dos 16 minutos de jogo, uma pipa começou a sobrevoar a Neo Química Arena. Ela tinha o logo da ‘cachaça 51’ estampada, em provocação ao Palmeiras, que classifica a conquista da Taça Rio, em 1951, como título mundial. A partida ficou paralisada por dois minutos.
> SÃO WEVERTON: o Verdão tinha mais volume de jogo, mas não criava tantas chances frente a um Corinthians retrancado. E quem teve a oportunidade mais clara do primeiro tempo foi o Timão, quando Giuliano acionou Yuri Alberto, que deixou Maycon na cara do gol, mas parou em Weverton, que cresceu na frente do meia corintiano.
> SÃO CÁSSIO: nos acréscimos da partida, Breno Lopes perdeu um gol inacreditável. Endrick arrancou, foi derrubado por Maycon, mas antes havia soltado para John John, que serviu Breno, sozinho, na entrada da pequena área, que parou em milagre aplicado pelo goleiro corintiano.
> VERMELHO DE ALÍVIO: no lance em que Breno Lopes perdeu o gol, Endrick sofreu uma falta dura do meia Maycon. Após o desfecho da jogada e consulta do árbitro Anderson Daronco ao monitor do VAR, o corintiano recebeu cartão vermelho direto.
> VERMELHO DE RAIVA: No fim da partida, mas antes da expulsão corintiana, o zagueiro palmeirense Murilo fez falta no meio-campo e recebeu o cartão amarelo. Reclamou demais e o árbitro o expulsou com o segundo amarelo.
COMO FOI O PRIMEIRO TEMPO?
Ainda que ofensivamente o jogo tenha sido do Palmeiras, a melhor oportunidade do primeiro tempo foi do Corinthians. No fim da etapa inicial, a defesa palmeirense abriu, Giuliano achou um grande passe para Yuri Alberto, que, ao invés de invadir a área e finalizar, soltou para Maycon, que, de frente para o gol, parou em uma ótima defesa do goleiro Weverton. De resto, o Timão só saía para frente no modo ‘corre, Wesley’. Enquanto o Verdão, ainda que com mais volume, criou poucas chances claras de gol.
E A ETAPA FINAL?
O segundo teve o Corinthians começando melhor e se impondo mais. O Verdão, no entanto, foi controlando mais as partidas. No fim, o Timão aplicou uma blitz, principalmente nas bolas aéreas, mas não conseguiu em gols. E nos acréscimos, a equipe alviverde teve a melhor chance do jogo, em um contra-ataque puxado por Endrick, mas mesmo sozinho na pequena área parou em uma grande defesa do goleiro Cássio.
O QUE VEM POR AÍ
Com a pausa para as datas Fifa, Corinthians e Palmeiras terão um período sem entrar em campo. O Timão jogará somente no próximo dia 14, contra o Fortaleza, no Estado do Ceará. Inclusive, essa partida será uma prévia de uma das semifinais da Conmebol Sul-Americana que será disputada entre as duas equipes nos dias 26 de setembro e 3 de outubro. Já o Verdão jogará no dia 15, contra o Goiás, no Allianz Parque.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 0 X 0 PALMEIRAS
CAMPEONATO BRASILEIRO – 22ª RODADA
Local: Neo Química Arena, São Paulo (SP)
Data e hora: 3 de setembro de 2023, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA/RS)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA/GO) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (FIFA/CE)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-FIFA/SP)
Cartões amarelos: Lucas Veríssimo (Corinthians); Gustavo Gómez e Zé Rafael (Palmeiras)
Cartões vermelhos: Maycon (Corinthians); Maycon (Palmeiras)
CORINTHIANS
Cássio; Bruno Méndez, Lucas Veríssimo, Gil e Fábio Santos (Matheus Bidu, 23’/2T); Gabriel Moscardo (Fausto Vera, 31’/2T), Maycon e Giuliano (Ruan Oliveira, 17’/2T); Matías Rojas (Ángel Romero, 17’/2T), Yuri Alberto e Wesley (Gustavo Mosquito, 17’/2T). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha (Breno Lopes, 33’/2T), Gustavo Gómez, Murillo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino (Richard Ríos, 33’/2T) e Raphael Veiga; Mayke, Rony e Artur. Técnico: Abel Ferreira.