Foto: Agência Sports Manaus
Com dois gols anulados, arbitragem confusa e com domínio total em toda partida, o Manauara EC fez o dever de casa ao vencer o Retrô-PE de 2 a 0, no tempo regulamentar, mas perdeu na cobrança de penalidades de 4 a 1, se despedindo do Campeonato Brasileiro da Série D. O jogo de volta das oitavas de final, aconteceu na tarde deste sábado (17), no Estádio Ismael Benigno, a Colina. Os gols do Robô da Amazônia durante os 90 minutos foram marcados por Paulinho e Giovane (pênalti). Já nas penalidades, pelo Manauara apenas Paulinho marcou.
Jogo
Aos seus minutos, o Manauara já deixou seu cartão de recado para o Retrô. Vanilson, de frente para a meta chutou, mas o goleiro Darley defendeu no canto esquerdo e evitou o primeiro gol.
O jogo se mostrou bem movimentado, mas sem ter muitas chances de marcar de ambos os lados na finalização ao gol. O Manauara ficou fazendo pressão em cima do adversário, que jogava nos contra-ataques.
Aos 25 minutos, o Robô da Amazônia chegou com perigo e de tanto insistir conseguiu abrir o marcador. Pela esquerda, Romarinho cruza no segundo pau e Wallace completa para abrir o marcador por 1 a 0, mas foi marcado falta do jogador do Robô no lance.
Aos 28 minutos depois de consultar o VAR o árbitro da partida anulou o gol do Manauara. Aos 41 minutos o Robô perdeu uma boa chance de marcar. Pela direita, Wallace toca na área e Vanilson. Chuta com perigo a estafa da meta do Reto
Segundo tempo
Com um minuto de jogo, o Robô chegou com perigo. De frente para a meta, Vitinho bateu no canto esquerdo do goleiro Darley, que defendeu para a linha de fundo.
Aos cinco minutos, mais uma chance do Manauara. Pela direita, Wallace toca na área para Vanilson, que bateu de primeira, mas a bola bateu na zaga e saiu para a linha de fundo e não entrou.
Precisando do resultado, a pressão do Robô da Amazônia foi intensa em busca do segundo gol. Aos 23 minutos, finalmente o time amazonense balançou as redes do Azulão. Tiro de canto pela esquerda na área, Paulinho de cabeça marcou, 1 a 0.
Aos 33 minutos, o Manauara perdeu mais uma boa chance de ampliar. Em outra jogada de Wallace, que tocou para Romarinho na direita, o atacante chutou sem ângulo e fraco nas mãos do goleiro do Azulão.
Aos 44 minutos, em um lance na área, o árbitro marcou pênalti a favor do Manauara. Após muita reclamação, aos 47 minutos, Giovane bateu rasteiro no canto esquerdo sem chances. 2 a 0.
Com o empate, a decisão da vaga foi decidida na cobrança de penalidades. O Manauara sentiu o peso de decidir em casa e apenas Paulinho marcou, perdendo as cobranças de Vitinho e Pardal. Já pelo Azulão, marcaram Giva, Alex Reinaldo, Alencar e Paulo Ricardo.
Ficha técnica:
Data: 17/08/2024 – sábado
Motivo: Campeonato Brasileiro da Série D – Oitavas de final / Jogo de volta
Jogo: Manauara EC 2 (1)x0 (4) Retrô-PE
Local: Estádio Ismael Benigno, a Colina – Manaus/AM
Horário: 15h (16h de Brasília)
Renda: —
Público pagante: —
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Árbitros Assistentes: Hugo Sávio Xavier Correa (GO) e Tiago Gomes da Silva (GO)
Gols: Paulinho 23min 2ºt e Giovane 47min 2ºt pênalti (Manauara EC)
Advertências: Pardal e Giovane (Manauara EC) e Giva e Darley (Retrô-PE)
Expulsão: —
Manauara EC: Gabriel Félix, Vitinho, Diego Clemente, Paulinho, Jhonathan Moc, Norton (Giba) (Palmares), Carlinhos, Vanilson (Giovane), Pardal, Romarinho (Felipe Clemente) e Wallace (Quadrado). Técnico: Marcelo Vilar.
Retrô-PE: Darley, Guilherme Paraíba, Luisinho (Alex Reinaldo), Alencar, Richard Franco (Denilson), Mascote (Giva), Toty, Radsley (Renato Henrique), João Pedro (Leonan), Rennan Siqueira e Dankler. Técnico: Itamar Shulle.