SportsManaus
OUTROS ESPORTESVÔLEI

Basquete 3×3 do Amazonas fatura prata nos JUBs Praia 2023 e garante vaga para o Pan-Americano Universitário da modalidade, no México

Da redação Sports Manaus, com informações – Assessoria Faud

Atletas da Uninilton Lins disputaram a final contra a equipe de São Paulo

Foto: Divulgação/Faud

Em uma final eletrizante entre Amazonas e São Paulo, a equipe de basquete masculina 3×3 da Universidade Nilton Lins faturou nesta sexta-feira (28/04), o vice-campeonato na 12ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Praia e para consagrar ainda mais a conquista, garantiu também uma vaga no Pan-Americano Universitário da modalidade, que será realizado em junho, no México.

As disputas do dia começaram com a vitória do Amazonas nas oitavas, por 22 a 4, sobre a Bahia. Nas quartas, partida acirrada contra Alagoas, que acabou sendo derrotada por 20 a 18. Na semifinal, os amazonenses superaram a equipe do Mato Grosso do Sul por 17 a 16.

A grande final foi disputada contra a equipe de São Paulo. Apesar dos esforços do time baré, que jogou com muita garra cada minuto, não foi possível reverter o placar, que terminou em 18 a 13 para os paulistas.

Com o título de vice-campeões brasileiros universitários, veio ainda o direito a uma vaga para disputar o Pan-Americano Universitário de Basquete 3×3, que será realizado em junho de 2023, no México. Para o estudante do 1° período de Educação Física da Uninilton Lins, Victório Cestaro, de 23 anos, o sentimento é de dever cumprido.

“Nossa meta ao vir competir o JUBs Praia 2023 era conquistar uma vaga para o Pan-Americano e conseguimos alcançar nosso objetivo. Além disso, faturamos a medalha de prata nesta competição, que reúne as melhores equipes do país, então para nós é uma satisfação poder fazer parte de tudo isso”, destacou o atleta, que falou ainda sobre a disputa final contra o time paulista.

“Sabíamos que a disputa pelo ouro não seria fácil, pois iríamos enfrentar uma equipe muito forte e qualificada. Acredito que faltou um pouco de condicionamento físico, sentimos o cansaço, mas demos o nosso melhor, suprimos com o coração, com a vontade, com a raça, e ano que vem voltaremos mais fortes em busca do ouro”, afirmou.

Além de Victório, a equipe é formada pelos estudantes de Educação Física Francisco Mady e Carlos Loss, e por Vinícius Lima, que cursa Direito, todos da Uninilton Lins.

Classificação – Além do basquete, o vôlei 4×4 misto também mostrou a que veio e garantiu a classificação para disputar a final do JUBs Praia 2023.

A primeira partida, válida pelas quartas de final da competição, foi contra Roraima, que acabou derrotada por 2 sets a 0, com parciais de 21×16 e 21×15. Na semifinal, a equipe da Paraíba começou na frente ao vencer o primeiro set por 21 a 13. Em seguida, o Amazonas conseguiu se recuperar e venceu o set por 21 a 16. A vaga para a final da competição foi decidida no tie-break, com vitória dos amazonenses por 15 a 13.

Para o capitão da equipe, o estudante do 6° período de Educação Física da Uninilton Lins, Alessander Santos, 32, a final será um jogo bastante difícil. “Sabemos da qualidade da equipe adversária, mas vamos pra cima. Nosso time qualidade técnica, muita força de vontade e vamos jogar para sermos campeões da competição. Tenho certeza que daremos o nosso melhor e vamos em busca do título para o Amazonas”, ressaltou.

A disputa pelo título da competição será contra a equipe do Ceará, sendo realizada neste sábado (29/04), às 10h30, com transmissão pelos canais da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), através do link https://www.youtube.com/@CBDUTV e https://www.twitch.tv/cbdutv).

A competição – Aproximadamente 1,6 mil pessoas estão participando da 12ª edição dos JUBs Praia, representando 24 estados brasileiros, entre elas atletas, técnicos, dirigentes, árbitros, staffs, voluntários e comitê organizador.

O Amazonas possui 24 atletas, nos naipes masculino, feminino e misto, competindo em seis modalidades, são elas beach wrestling (categoria e absoluto), beach tênis, voleibol de praia, vôlei 4×4 misto, futevôlei e basquete 3×3.

 

 

 

 

Outras postagens...

Basquete 3×3: Brasil estreia com vitórias na Copa do Mundo, na Áustria

Paulo Rogério

Beth Gomes estabelece novo recorde mundial no arremesso de peso

Paulo Rogério

Paixão por correr une mais de 2,6 mil pessoas na Meia Maratona Sustentável do Amazonas

Paulo Rogério

Leave a Comment

Este site usa cookies. Isto é necessário para que sua navegação seja mais eficiente. Não coletamos nenhum dado pessoal do seu navegador. Entendi! Leia mais...